ORIGEM DA MANDIOCA



Não existe apenas uma lenda para explicar o surgimento da Mandioca, más a mais conhecida é sobre uma menina índia que tinha o nome de Mani. Ela era neta de um grande Cacique numa Tribo muito antiga.

Num dia a Filha do Cacique apareceu grávida. Seu pai logo lhe perguntou quem era o pai do seu filho, pois queria puni-lo devido ao costume de as mulheres casarem virgens. Mas a filha do Cacique lhe afirmava que era virgem, más o Cacique não acreditou na sua conversa, pensando então em matá-la no outro dia. Porém, ao dormir, sonhou com um homem branco que lhe falou para não matar a sua filha, pois ela estava falando a verdade.

Após os nove meses nasceu uma menina muito bonita,mas havia algo estranho: ela não era igual as outras crianças da Tribo, pois era branca, o que causou muito espanto na Aldeia e em todas as Tribos da Região. A pequena menina ganhou o nome de Mani e era muito desenvolvida para a sua idade; com menos de um ano já andava e falava, más não chegou a completar um ano de vida porque veio a falecer. Enterraram-na num jardim, e todos os dias os índios da Aldeia iam visitá-la e choravam sobre a sepultura, regando a terra, até que cresceu uma planta que nenhum índio conhecia. Resolveram cavar para ver que planta era aquela. Tiraram-na da terra e, ao examinar sua raiz, perceberam que após a casca ela era branca igual a índia Mani; então logo pensaram que era o Corpo de Mani. E por ser linda e forte, a planta lhes serviu de alimento principal a partir daquele dia.

Mandioca: alimento sagrado. Mani+oca (local, casa), virou mandioca.


VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL