A "RESSURREIÇÃO" DE JESUS CRISTO


"Venho de longe e trago o perfil em forma nevoenta, e, afastado, o perfil de outro ser. Isto porque, emissário de um REI DESCONHECIDO, eu o cumpro informe as instruções do além."

(Fernando Pessoa)


O poeta falou de maneira simples e indiscutível sobre a imortalidade do espírito, a pluralidade das existências, o aprendizado na erraticidade e em Deus (a Sabedoria Divina).

O Espiritismo, doutrina abençoada e consoladora, foi o primeiro a decodificar os "mistérios" das vidas sucessivas, da sobrevivência da alma e da comunicação intervivos, questões que estão amplamente provadas, no que se refere à Ciência e à Religião. Cientistas e médiuns todos os dias demonstram, de forma inequívoca, a vida após a morte pela regressão de memória, por meio de aparelhos eletrônicos, pelas comunicações mediúnicas etc.

A Bíblia, aliás como todo livro sagrado, foi escrita em linguagem simbólica, alegórica, mas à medida que vamos evoluindo, intelectual e espiritualmente, vamos aprendendo e compreendendo o Evangelho que Jesus nos deixou. Para isso, muito têm colaborado os Espíritos do Senhor, mensageiros celestiais, Anjos, almas puras e abnegadas.

Por isso, resolvi escrever sobre a Ressurreição do Cristo à luz da Ciência moderna, à luz do Espiritismo, dando, talvez, ao leitor amigo, uma interpretação um tanto livre, mas nem por isso deixando de ser espírita, amorosa.

O que é Reencarnação?

É a volta do espírito em outro corpo, numa outra existência. É a maior prova da Justiça, do Amor e da Misericórdia do Pai.

O que é Ressurreição?

É o espírito que, após a morte do corpo, retorna a esse mesmo corpo para nele viver novamente. Os judeus, à época de Jesus, confundiam Ressurreição com Reencarnação. Ora, todos sabemos que, após a desencarnação, passadas algumas horas, o corpo começa a entrar em decomposição. Assim, literalmente, Jesus não ressuscitou, e sim "ressurgiu", "reapareceu", pelo fenômeno da materialização.

Lázaro, a filha de Jairo e tantos outros apenas dormiam: alguns em grande letargia, outros em estado cataléptico.

Segundo Emmanuel, Jesus é o "Herói do Túmulo Vazio", porque na realidade seu corpo jamais foi encontrado. Ha quem diga que o corpo de Jesus era fluídico; atualmente, porém, não se faz muita distinção entre matéria e fluído, fluído e matéria. A matéria é fluídica e o fluído é material. Portanto, nosso corpo também, seguindo esta linha de raciocínio, pode ser considerado fluídico.

Há na Índia, e também entre os tibetanos, pessoas altamente espiritualizadas que conseguem desmaterializar e rematerializar seus corpos. Jesus, espírito mais puro que encarnou em nosso planeta, poderia perfeitamente, por sua luminosidade, ter usado este processo tranquilamente tantas vezes quanto o desejasse ou fosse necessário. Para mim foi o que aconteceu, pois a Ressurreição, com este significado que até hoje tem, seria, é e será sempre impossível.

Uberto Holden achava que Jesus estava um plano superior a nós. Eu diria muitos planos. Por isso, seu corpo teria muito mais fluidez, muito mais leveza. Aprendemos no Livro dos Espíritos que quanto mais puras as almas mais leves e mais perfeitos são os corpos que as abrigam.

Jesus jamais desejou derrogar as leis da natureza. É certo, porém, que, mediante o exposto, ele tinha um corpo aparentemente igual ao nosso, mas não aferrado ao caráter biológico, nem às doenças a que estamos sujeitos por nossas imperfeições.


Clara Luz


VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL