UM POUCO SOBRE O 9



Por que sobre o 9 se todos os números têm sua importância, da mesma forma que as letras na decifração de mistérios, na vida de todos e de cada um diante do Universo?

Eu me fiz esta pergunta quando senti uma enorme vontade de escrever sobre este número, sobre este algarismo, e felizmente a resposta não se fez tardar dentro de mim. Assim, sei que resolvi escrever sobre ele por ter nascido no mês 9. Nascido? Com certeza que não; renascido, certamente sim.

Sei que temos, ao longo do tempo, muitos renascimentos, mas como apenas me lembro deste, dia, mês e ano, é sobre este queescreverei.

A Grande novena se formou pela evolução dos três Mundos: Divino, Natural e Intelectual do Arquétipo trinitário, Osiris, Ísis, Horos ( essência, substância, vida).

Para os platônicos de Alexandria, a trindade se subdividia por três, formando os 9 princípios.

Na seita filosófica mais antiga da Índia, encontram-se os 9 princípios universais.

Na iniciação Órfica, foram admitidos três ternos de princípios:

I. A Noite, O Céu e O Tempo;
II. O Éter, A Luz, Os Astros;
III. O Sol, A Lua, A Natureza.

Estes princípios constituíam os 9 aspectos simbólicos do Universo. O 9, segundo Parmênides, diz respeito às coisas absolutas. O três repetido três vezes, consta de muitos ritos de feitiçaria e de magia. Três é o número da inovação e o seu quadrado (9) é o número da universalidade. Uróboro, a serpente que morde a própria calda (imagem do retorno do múltiplo ao uno), assemelha-se à representação gráfica do número "9" em muitos alfabetos (Persa, Armênio, Egípcio, Hierático, Tibetano, entre outros).

O 9 no tarot: prudência, meditação, reflexão (o ermitão). A mãe espera o bebê durante 9 meses, 9 luas! O tempo para uma existência entrar no Mundo! 9 meses! NOVE! Novena: 9 dias ou 9 noites para pedir, louvar e/ou agradecer. 9 é o número completo da análise total; é o símbolo da multiplicidade, retornando à unidade; portanto, o número da solidariedade cósmica, o número da redenção.

Os Egípcios diziam ser o 9 a montanha do sol. Jesus expirou na nona hora. Vishinu reencarnou 9 vezes. Na mitologia dos Mayas, a Deusa Nove é a Deusa da Lua Cheia. Para eles, este número é tão importante na magia quanto na medicina. No Panteon Asteca, há 9 divindades noturnas condenadas pelo Deus dos infernos. Para este povo, o 9 simboliza as coisas terrestres e noturnas. Ele é tão terrível quanto o treze é para os ocidentais. Noite, morte, falta de sorte, eis o 9. Para a maioria das cosmogonias indígenas, há 9 mundos subterrâneos. Toth, a serpente que rege o nono dia, rege igualmente o décimo terceiro. Para o esoterismo islâmico, descer os 9 degraus sem cair, significa ter dominado os 9 sentidos. É também o número que corresponde às 9 aberturas do homem, porconseguinte, às suas vias de comunicação com o mundo.

Um rei Asteca construíu um templo com 9 andares como os 9 Céus ou como as 9 Etapas que a alma deveria percorrer para conseguir o repouso eterno. Na mitologia centro-americana, o 9 simboliza os 9 céus sobre os quais gravita o sol. Por outro lado, como já foi dito, o 9 é o número Sagrado da Deusa Lua. Nos escritos Homéricos, o 9 tem um valor ritual. Latona sofreu 9 noites e 9 dias as dores do parto. Durante 9 dias, Deméter andou pelo mundo procurando sua filha Perséfones. Zeus teve em 9 noites de amor, 9 musas. Os Anjos estão classificados em 9 categorias, divididas em três tríades (o máximo da perfeição relativa, pois a absoluta só Deus a possui).

Assim, o 9 representa o coroamento dos esforços, o término de uma criação, sendo por isso a medida das buscas proveitosas. Os Magos e antigos Feiticeiros consideram-no também como indicador das estações, podendo inclusive medí-las, determiná-las.

9 são os nós dos bambus Tauístas. Este número é a base da maior parte das cerimônias Tauístas do templo dos Han. O Tao-Te-King tem 81 capítulos, ou seja, 9 multiplicado por 9 e para completar, 8 mais 1, soma 9.

O Trono Imperial Chinês tem 9 degraus e 9 portas que o separam do mundo exterior, porque o Microcosmo é feito à semelhança do Céu. Aos 9 Céus, opõem-se as 9 Fontes que são as Moradas dos Mortos. O Céu Chinês tem 9 planícies e 9.999 cantos. Os Céus Budistas também são 9. 9 foram as regiões de onde os 9 pastores trouxeram o metal para a fundição dos 9 caldeirões. 9 noites e 9 dias é o tempo que separa o Céu da Terra e esta do Inferno.

Sendo o 9 o último número da série dos algarismos, significa um fim e um recomeço como bem o compreenderam as diversas culturas. Embora ainda reste muito a dizer sobre o 9, deixamos o complemento para os numerólogos, ou para outros Magos, Feiticeiros... Creio ter dito o suficiente, acrescentando apenas que, para Danti e Beatriz, 9 é o número do Céu e do amor. O amor dos dois ficou universalmente conhecido. O amor dos dois é real porque é amor. O amor é real, imortal...


Clara Luz


VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL