GATO PRETO


A vida de um gato preto é, com certeza, muito mais difícil do que a vida de um mendigo ou de um operário que precisa enfrentar um trem todas as manhãs, porque o pobre gato, ao longo dos tempos, foi e continua associado à má sorte na maioria das culturas.

Se na Grã-Bretanha ele traz sorte, em determinada parte da Inglaterra, ele "joga nos dois times".

Para os que o possuem, ele é a sorte; para quem o encontra acidentalmente no caminho, tragédia à vista! Em alguns países, as mulheres de pescadores têm, obrigatoriamente, este animal, porque acreditam que ele pode livrá-las dos desastres, dos males; assim, como seus maridos que sempre voltarão da pesca sãos e salvos.

O rei Carlos I, da Inglaterra, tinha um gato preto que era seu talismã. Sua crença era tão forte que o monarca o tinha sob forte esquema de segurança noite e dia! Perdê-lo?! Nem pensar! Coincidência... No dia seguinte à morte do seu bichano, o rei foi preso por seus opositores.

Os primeiros colonos americanos acreditavam que uma sopa feita com gato preto era eficaz na cura da tuberculose, mas ninguém se atrevia a fazê-la com medo da maldição que a morte deste bicho tão polêmico poderia causar a quem o matasse. No século XVI, os italianos acreditavam firmemente que quando um bichano negro se deitava na cama de um homem doente, era sinal de que este iria morrer. Pensavam também que um gato preto jamais permaneceria em casa de uma pessoa agonizante, ou morta. Se um cortejo fúnebre cruzasse com um gato preto em seu tragéto, era sinal evidente de que, em breve, outro membro desta família morreria.

Há uma lenda nórdica que diz ter a deusa Freya, deusa do amor e da fertilidade, uma carruagem puxada por dois lindos e reluzentes gatos pretos, possuídos pelo gênio malígno ou demônio. Depois como recompensa pelos serviços prestados, eles teriam sido transformados em bruxas disfarçadas. Estas bruxas, estes gatos, se renovam através dos milênios, e assim será enquanto existir o mal no mundo físico.

O gato é muito importante na e para a bruxaria, feitiçaria e nos mistérios. Gato angorá! A doçura cheia de malícia! Gato malhado: a sedução, intenções ocultas... mas a culpa recai apenas nos pobres gatos pretos.

Gato preto! Sexta-feira 13! Uma associação perfeita! Pessoas-gato: pessoas amorosas, fiéis à casa, ao dono. Pessoas-gato: as que se deixam mimar, amar sem retribuir. Pessoas-gato! Manhosas, charmosas, falsas...

Dizem os bruxos sofisticados que quem ama os gatos é maravilhoso por osmose. O gato é um dos animais mais magnéticos, mágicos ("O Gato de Botas") e mais ternos! ("O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá".

Gatos! Gatos... "Meu namorado é um gato!" "A minha namorada é uma gata!" O que representa o gato para os modernos paqueradores? Sei que o assunto é "gato preto"; todavia, porque não tenho preconceitos, resolvi falar um pouquinho, um pouquinho só dos outros gatos dentro e fora do esoterismo, na literatura, na modernidade, na vida... Afinal, o gato preto será ou não será? É ou não é? Sim; é muito mais que nossa dualidade, porque é a própria autenticidade.

Todos temos um anjo e um gato preto também. Amém!


Clara Luz


VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL