Considerando que, através da leitura, as pessoas podem adquirir
os conhecimentos básicos e o aperfeiçoamento que as
capacitam a tornar-se membros integrantes da sociedade...
Público Alvo:
- Alunos deficientes visuais dos CAEDVs e Ensino
Regular atendidos nos NREs sob a jurisdição do CAP-Maringá.
Justificativa
A leitura exerce
papel fundamental para o desenvolvimento global do indivíduo,
qualificando o leitor para assumir um posicionamento correto e
consciente perante o mundo que o cerca.
A dificuldade que
os nossos alunos, principalmente os deficientes visuais, têm em
relação à leitura, interpretação de textos e dificuldades em
interpretar gravuras em relevo, ocasiona dificuldade de assimilação e
compreensão em todas as disciplinas. O estímulo à leitura tem como
objetivo a formação de leitores competentes, capazes de ler e
compreender qualquer tipo de texto com competência e só assim exercer
a plena cidadania.
Muitos alunos
lêem, mas não conseguem compreender o que leram, apenas decodificam os
signos da língua, ou seja, são alfabetizados funcionais. Conseguem ler
pequenos textos, mas à medida que se deparam com textos que apresentam
alguma complexidade, as dificuldades de interpretação e compreensão
aparecem.
Segundo pesquisadores, a literatura
infantil pode
contribuir na formação de leitores, e se nas séries iniciais do Ensino
Fundamental, os alunos forem estimulados a ler, o hábito e o gosto
pela leitura podem ser desenvolvidos, auxiliando o aluno na
assimilação e compreensão em todas as disciplinas.
Por este motivo é
que se propõe um trabalho voltado ao incentivo da leitura, através da
literatura infantil, para os alunos deficientes visuais que freqüentam
o Ensino Fundamental.
Objetivo geral
-
Motivar os professores da Educação Especial e Ensino
Fundamental para assumirem práticas pedagógicas voltadas ao incentivo
da leitura literária em sala de aula.
Objetivos específicos
-
Incentivar professores do Ensino Fundamental e Educação
Especial a adotarem práticas pedagógicas que motivem a leitura de
alunos deficientes visuais;
-
Favorecer o acesso a livros de literatura infantil ampliado, em
Braille e com gravuras em relevo para alunos com baixa visão e cegos;
-
Dar apoio pedagógico a professores que atuam na Educação
Especial;
-
Desenvolver habilidades táteis para a compreensão de desenhos
em relevo;
-
Incentivar os professores do Ensino Fundamental e Educação
Especial a adotar o livro de literatura infantil como instrumento
diário em sala de aula.
Metodologia
Serão solicitados livros de literatura infantil a
editoras, escolas estaduais e municipais que poderão ser ampliados
transcritos para Braille e as gravuras reproduzidas em relevo.
Os professores que trabalham na educação especial
participarão de oficinas onde serão adaptados e confeccionados os
livros a serem utilizados em sala de aula por alunos “videntes”, com
baixa visão e cegos.
Os livros adaptados ficarão a disposição do CAP para que
possam fazer parte de um acervo e facilitar um intercâmbio entre as
várias escolas, fazendo com que o maior número possível de alunos
possam fazer uso do material.
Cronograma de
atividades
Maio – Aquisição
de livros de literatura infantil através de solicitações a editoras e
escolas.
Junho – Oficinas
com professores da educação especial para confecção do material.
A partir do mês de
junho, dar suporte pedagógico a professores que atuam na educação
Especial sobre a importância da leitura, bem como, favorecer a troca
entre as escolas, para que os livros adaptados circulem,
proporcionando a leitura para um maior número possível de alunos.
BIibliografia
EVANGELISTA,
Aracy A. M. e outros. A escolarização da leitura literária – O
jogo do Livro Infantil e Juvenil. Belo Horizonte: Autêntica,
2003.
FREIRE, Paulo.
A importância do ato de ler – em três artigos que se complementam.
São Paulo: Cortez, 2003.
MOLINA, Olga,
Ler para aprender Desenvolvimento de habilidades de estudo. São
Paulo: EPU, 1992.
SOLÉ, Isabel,
Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
ZILBERMAN, Regina.
Guia de Leitura para alunos de 1º e 2º graus. São Paulo:
Cortez, 1989.
__________, A
Leitura e o Ensino da Literatura. 2. ed., São Paulo: Contexto,
1991.
__________, A
Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global Editora, 2003.
Parâmetros
Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa / Secretaria de Educação
Fundamental. 2. ed., Brasília: 2000.