CAP - Maringá "Uma realidade desde 2001"

"Sonho que se sonha sozinho é só um sonho, sonho que se sonha junto é realidade".

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A Importância da Assinatura para Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual

"Muitas vezes uma pessoa cega, por não saber assinar o seu próprio nome e usar a digital, é confundida ou passa a imagem de pessoa analfabeta..."

Curso de Informática para Instrutores - Programa Dosvox

O computador é, ao mesmo tempo, uma ferramenta e um instrumento de mediação. ...

Educação Especial: Especificidades do Atendimento ao Deficiente Visual

Partindo do pressuposto que todo o indivíduo tem direito ao acesso e permanência na escola, à apropriação do saber sistematizado...

Metodologia do Uso do Sorobã

O sorobã que é um recurso didático para facilitar a aprendizagem do cálculo e é até hoje bastante utilizado pelos japoneses. ...

Sistema Braille

Considerando que, através da leitura, as pessoas podem adquirir os conhecimentos básicos e o aperfeiçoamento que as capacitam a tornar-se membros integrantes da sociedade...

 

Projeto: Literatura Infantil: A hora e a vez do “Era uma vez ...”  através da leitura e do desenho em relevo

 

Público Alvo:

- Alunos deficientes  visuais dos CAEDVs e Ensino Regular atendidos nos NREs sob a jurisdição do CAP-Maringá.

 

 

     Justificativa

 

A leitura exerce papel fundamental para o desenvolvimento global do indivíduo, qualificando o leitor para assumir um posicionamento correto e consciente perante o mundo que o cerca.

A dificuldade que os nossos alunos, principalmente os deficientes visuais,  têm em relação à leitura,  interpretação de textos e dificuldades em interpretar gravuras em relevo, ocasiona dificuldade de assimilação e compreensão em todas as disciplinas. O estímulo à leitura tem como objetivo a formação de leitores competentes, capazes de ler e compreender qualquer tipo de texto com competência e só assim exercer a plena cidadania.

Muitos alunos lêem, mas não conseguem compreender o que leram, apenas decodificam os signos da língua, ou seja, são alfabetizados funcionais. Conseguem ler pequenos textos, mas à medida que se deparam com textos que apresentam alguma complexidade, as dificuldades de interpretação e compreensão aparecem.

                    Segundo pesquisadores, a literatura infantil pode contribuir na formação de leitores, e se nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os alunos forem estimulados a ler, o hábito e o gosto pela leitura podem ser desenvolvidos, auxiliando o aluno na assimilação e compreensão em todas as disciplinas.

Por este motivo é que se propõe um trabalho voltado ao  incentivo da leitura, através da literatura infantil, para os alunos deficientes visuais que freqüentam o Ensino Fundamental.

 

 

 

 

 

                     Objetivo geral

 

-          Motivar os professores da Educação Especial e Ensino Fundamental para assumirem práticas pedagógicas voltadas ao incentivo da leitura literária em sala de aula.

 

 

                      Objetivos específicos

 

-          Incentivar professores do Ensino Fundamental e Educação Especial a adotarem práticas pedagógicas que motivem a leitura de alunos deficientes visuais;

-          Favorecer o acesso a livros de literatura infantil ampliado, em Braille e com gravuras em relevo para alunos com baixa visão e cegos;

-          Dar apoio pedagógico a professores que atuam na Educação Especial;

-          Desenvolver habilidades táteis para a compreensão de desenhos em relevo;

-          Incentivar os professores do Ensino Fundamental e  Educação Especial a adotar o livro de literatura infantil como instrumento diário em sala de aula.

 

 

                      Metodologia

 

            Serão solicitados livros de literatura infantil a editoras, escolas estaduais e municipais que poderão ser ampliados transcritos para Braille e as gravuras reproduzidas em relevo.

            Os professores que trabalham na educação especial participarão de oficinas onde serão adaptados e confeccionados os livros a serem utilizados em sala de aula por alunos “videntes”, com baixa visão e cegos.

            Os livros adaptados ficarão a disposição do CAP para que possam fazer parte de um acervo e facilitar um  intercâmbio entre as várias escolas, fazendo com que o maior número possível de alunos possam fazer uso do material.

 

 

                       Cronograma de atividades

 

Maio – Aquisição de livros de literatura infantil através de solicitações a editoras e escolas.

Junho – Oficinas com professores da educação especial para confecção do material.

A partir do mês de junho, dar suporte pedagógico a professores que atuam na educação Especial sobre a importância da leitura, bem como, favorecer a troca entre as escolas, para que os livros adaptados circulem, proporcionando a leitura para um maior número possível de alunos.

  

BIibliografia

 

EVANGELISTA, Aracy  A. M. e outros. A escolarização da leitura literária – O jogo do Livro Infantil e Juvenil. Belo Horizonte:  Autêntica, 2003.

 

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler – em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez, 2003.

 

MOLINA, Olga, Ler para aprender Desenvolvimento de habilidades de estudo. São Paulo: EPU, 1992.

 

SOLÉ, Isabel, Estratégias de leitura. Porto Alegre:  ArtMed, 1998.

 

ZILBERMAN, Regina. Guia de Leitura para alunos de 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1989.

__________, A Leitura e o Ensino da Literatura. 2. ed., São Paulo: Contexto, 1991.

__________, A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global Editora, 2003.

 

Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. 2. ed., Brasília:  2000.