CAP - Maringá "Uma realidade desde 2001"

"Sonho que se sonha sozinho é só um sonho, sonho que se sonha junto é realidade".

  Principal
  Atividades
  CAP e PEM
  AMACAP e PMM

 

Termo de Cooperação CAP/ PEM


Cooperados:

CAP – Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual
PEM – Penitenciária Estadual de Maringá

Justificativa:

O CAP-Maringá em sua proposta de oferecer subsídios aos sistemas de ensino, implementando a oferta de material em Braille e adaptados para os educandos com deficiência visual inseridos no ensino regular, tem buscado formas de atender a grande demanda de materiais didáticos, literários e outros.
A prioridade do Núcleo de Produção Braille tem sido o livro didático, já que é instrumento imprescindível para o processo de inclusão do aluno com deficiência visual. No entanto o processo educativo envolve outros tipos de leitura e outros materiais. adaptados necessários ao desenvolvimento acadêmico do educando com deficiência visual.
Sabemos que a concretização dos ideais e metas do projeto CAP ainda estão longe de se efetivar devido a falta de recursos e a diversidade dos aspectos que envolvem o atendimento educacional das pessoas com deficiência visual.
Buscando atender aos objetivos e as diretrizes estabelecidas na Política Nacional de Educação Especial no que se refere ao atendimento das necessidades educativas especiais das pessoas com deficiência visual em sua dimensão não só educativa, mas também sócio-cultural é que propomos o Termo de Cooperação CAP / PEM, envolvendo os seguintes trabalhos:

  • digitação de livros paradidáticos e literaturas em geral;

  • gravação de livros falados;

  • confecção de matrizes em relevo.

Sendo o Termo firmado entre dois órgãos governamentais , SEED/DEPEM, ficou acordado que os internos ficariam dispensados do recebimento das horas trabalhadas e seriam beneficiados pela remissão de pena por dia/hora trabalhados.

Objetivos:

  • Atender, através da digitação de livros paradidáticos e literaturas em geral, a demanda de materiais necessários aos educandos com deficiência visual;

  • Garantir aos educandos cegos o acesso a materiais em relevo necessários ao seu atendimento educacional;

  • Envolver outras parcelas da sociedade nas questões referentes a deficiência visual através de ações em parceria.