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Termo de Cooperação CAP/ PEM
Cooperados:
CAP – Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento
às Pessoas com Deficiência Visual
PEM – Penitenciária Estadual de Maringá
Justificativa:
O CAP-Maringá em sua proposta de oferecer subsídios
aos sistemas de ensino, implementando a oferta de material em Braille
e adaptados para os educandos com deficiência visual inseridos
no ensino regular, tem buscado formas de atender a grande demanda
de materiais didáticos, literários e outros.
A prioridade do Núcleo de Produção Braille tem
sido o livro didático, já que é instrumento imprescindível
para o processo de inclusão do aluno com deficiência
visual. No entanto o processo educativo envolve outros tipos de leitura
e outros materiais. adaptados necessários ao desenvolvimento
acadêmico do educando com deficiência visual.
Sabemos que a concretização dos ideais e metas do projeto
CAP ainda estão longe de se efetivar devido a falta de recursos
e a diversidade dos aspectos que envolvem o atendimento educacional
das pessoas com deficiência visual.
Buscando atender aos objetivos e as diretrizes estabelecidas na Política
Nacional de Educação Especial no que se refere ao atendimento
das necessidades educativas especiais das pessoas com deficiência
visual em sua dimensão não só educativa, mas
também sócio-cultural é que propomos o Termo
de Cooperação CAP / PEM, envolvendo os seguintes trabalhos:
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digitação de livros paradidáticos e literaturas
em geral;
-
gravação de livros falados;
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confecção de matrizes em relevo.
Sendo o Termo firmado entre dois órgãos governamentais
, SEED/DEPEM, ficou acordado que os internos ficariam dispensados
do recebimento das horas trabalhadas e seriam beneficiados pela remissão
de pena por dia/hora trabalhados.
Objetivos:
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Atender, através da digitação de livros paradidáticos
e literaturas em geral, a demanda de materiais necessários
aos educandos com deficiência visual;
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Garantir aos educandos cegos o acesso a materiais em relevo necessários
ao seu atendimento educacional;
-
Envolver outras parcelas da sociedade nas questões referentes
a deficiência visual através de ações em
parceria.
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