LEITORES DE TELA



Os portadores de deficiência visual podem utilizar o computador, tanto para a realização de trabalhos em texto e planilha, como para a navegação pela internet. O computador também é de grande importância para a transcrição de textos em tinta para o Braille, sendo que esses textos podem ser lidos no próprio computador ou impressos em Braille, através de uma impressora especial.

Para utilizar o computador, os deficientes visuais têm os recursos de softwares leitores de tela que, junto com sintetizadores de voz, "lêem" o conteúdo da tela de um computador. Alguns dos melhores e mais populares leitores de tela com voz sintetizada em português são:

Jaws Adaptado do site
http://www.tiflotecnia.com/jaws.html O Jaws®, for Windows® é um produto da Freedom Scientific, sendo considerado o melhor leitor de tela do Mundo, sendo utilizado por mais de 50.000 pessoas em vários países. Este leitor de telas trabalha em ambiente Windows, sendo um dos que permite trabalhar em Windows 95, 98, ME, NT e 2000. O Jaws, após a instalação, que também é falada, possibilita o uso da grande maioria dos aplicativos existentes para o ambiente Windows. As suas características principais são:
Apoio por voz durante a instalação; - Apesar de possuir sintetizador de software próprio, Eloquency, pode também usar outros sintetizadores de software ou externos; - Síntese de voz em várias línguas, incluindo o português do Brasil; - Indicação das janelas ativadas, do tipo de controle e suas características; - Leitura, integral, dos menus, com indicação da existência de submenus; - Fala as letras e palavras digitadas, estando adaptado ao teclado português; - A leitura pode ser feita por letra, palavra, linha, parágrafo ou a totalidade do texto; - A leitura dos textos é possível em qualquer área de texto editável; - Fornece indicação da fonte, tipo, estilo e tamanho da letra que está a ser utilizada; - Permite trabalhar com Correio Eletrônico e navegar na Internet, como se estivesse num processador de texto; - Permite o controle do mouse, para as operações que não o dispensem; - Permite o rastreamento do rato, isto é, lê o que está por debaixo do rato. - Possui uma ajuda de teclado, que fala as funções de cada tecla. - Em qualquer ponto de uma aplicação, pode ter ajuda sobre as seqüências de teclas, da aplicação e do Jaws, que pode usar; - Possui ajuda sensível ao contexto, que pode dar informações sobre o controle em foco ou sobre o aplicativo em execução; - Possibilidade de etiquetagem de gráficos; - Dicionários, geral ou específicos, que permitem controlar a maneira como as palavras, ou expressões, são pronunciadas; - As definições de configuração podem ser ajustadas para a generalidade das aplicações, ou apenas para aplicações específicas.

Virtual Vision Virtual Vision 2.0 é o programa desenvolvido pela empresa brasileira Micropower® que permite aos deficientes visuais utilizar o ambiente Windows , seus aplicativos Office, e navegar pela Internet com o Internet Explorer. O Virtual Vision 2.0 utiliza o DeltaTalk, a tecnologia de síntese de voz, também desenvolvida pela MicroPower®, garantindo a qualidade do áudio com o melhor sintetizador de voz em português do mundo.
Principais características: - Funciona em programas para Windows 95 e/ou 98, seus aplicativos Office 95 e/ou 97, e navegar pela Internet com o Internet Explorer 3.02 e/ou 5.0, programas de email, programas de OCR, etc; - Pronuncia as palavras digitadas letra por letra, palavra por palavra, linha por linha, parágrafo por parágrafo ou todo o texto continuamente; - Permite o rastreamento do mouse, em outras palavras, fala o que está em baixo do cursor do mouse em movimento (pode-se ligar e desligar esta opção); - Preço acessível e suporte no Brasil, evitando-se assim a importação de soluções que não atendem às necessidades dos deficientes visuais do Brasil e que custam muito caro; - Pronuncia detalhes sobre os controles do windows, tais como: tipo de controle, estado, etc (pode-se ligar e desligar esta opção); - Melhor sintetizador de voz em português do mundo (qualidade de áudio superior ao Juno e ao DOSVOX); - Possui um módulo de treinamento falado e um panorama do ambiente Windows 95; - Permite a fácil localização do cursor na tela através de teclas de atalho; - Totalmente auto-instalável Permite a operação do sistema/aplicativos via teclado ou mouse; - Permite a leitura de páginas da Internet citando, inclusive, os links para outras páginas; - Pronuncia detalhes sobre a fonte de texto (nome, tamanho, cor, estilo, etc.); - Pronuncia as mensagens emitidas pelos aplicativos; - Não requer nenhum outro equipamento adicional (dispensa o sintetizador externo); Fonte: Site da Micropower
- Distribuído gratuitamente pelo Grupo Bradesco. Tel.: 0800 701 0237

DosVox O Sistema Operacional Dosvox foi desenvolvido no Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o objetivo de ajudar os deficientes visuais a usar o computador.
O Dosvox é um sistema de aplicativos ou programas, que roda em modo DOS, e permite que o usuário execute tarefas como edição e leitura de textos, use ferramentas como calculadora e agenda com o recurso de voz sintetizada e tenha momentos de lazer com os diversos jogos que acompanham o programa. O programa fala através de um sintetizador de som de baixo custo.
O projeto foi criado utilizando tecnologia totalmente nacional. Tanto o software quanto o hardware são projetos originais, de complexidade baixa, e adequados às necessidades e dificuldades financeiras do Brasil, tendo, assim, um grande impacto social pelo benefício que ele traz aos deficientes visuais, abrindo novas perspectivas de trabalho e de comunicação. Dentre os fatores que provocaram o sucesso do projeto DosVox no Brasil estão:
- custo muito baixo - o sistema foi industrializado e hoje é vendido por menos de 100 dólares; - a tecnologia de produção é muito simples, e viável para as indústrias nacionais; - o sistema fala e lê em português; - o diálogo homem-máquina é feito de forma simples, removendo-se ao máximo os jargões do "computês"; - o sistema obedece às restrições e características da maioria das pessoas cegas leigas; - o sistema utiliza padrões internacionais de computação, e assim, o DOSVOX pode ser lido e pode ler dados e textos gerados por programas e sistemas de uso comum em informática. Fontes: Glauco Cerejo (via internet)


DosvoxClique Aqui para Acessar o Projeto DOSVOX

Orkut Clique Aqui para Acessar meu PERFIL no Orkut

E-mail Clique aqui e envie um e-mail para Luciane



anjo
Página Anterior

Página em Construção...