JOGOS E BRINQUEDOS ADAPTADOS: OBJETIVOS



Alfa Braille



Formado por retângulos com círculos vazados, cada peça representa uma "cela" Braille em tamanho ampliado, cujas peças circulares deverão ser encaixadas nas posições desejadas, formando letras e outros símbolos do Alfabeto Braille.As peças podem acompanhar um suporte para apoio. Desenvolve: aprendizado da escrita e da leitura Braille; noção de espaço e lateralidade; compreensão da posição de cada ponto dentro da "cela" Braille; concentração e atenção.

Material Dourado


Formado por 611 peças, de 2,00 cm X 2,00 cm, com relevo que permite a identificação pelo tato. As peças são divididas da seguinte forma: 500 cubinhos, para representar unidade; 100 barras, para representar dezena; 10 placas, para representar centena; e 1 cubo, para representar milhar. Desenvolve: raciocínio lógico; noção de quantidade; compreensão de unidade, dezena, centena e milhar; aprendizado das operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação, divisão, entre outros.

Bingo de Figuras Geométricas



Formado por cartelas com diferentes figuras geométricas em relevo e cores em contraste, bem como peças avulsas para serem sorteadas no "Bingo". Desenvolve: aprendizado das figuras geométricas; noção de diferença e semelhança, competição, concentração e atenção.

Lousa magnética



Consiste numa lousa revestida com metal, na qual são colocados pontos magnetizados para a representação da letra em Braille. Desenvolve: aprendizado da escrita e da leitura Braille; noção de espaço; identificação dos pontos; e percepção tátil.

Dominó adaptado



Consiste num dominó com marcas em relevo e em tamanho grande e, cores em contraste. Desenvolve: noção de quantidade; semelhanças e diferenças; espaço; competição; concentração e atenção.

Dados Braille



Consiste em vários dados, cujas laterais são marcadas com as letras em Braille. Acompanha fichas com palavras para identificá-las a partir da letra obtida ao jogar os dados, individualmente ou em grupo. Desenvolve: aprendizado da leitura Braille; noção de diferenças e semelhanças; atenção e concentração; percepção tátil.

Mapa do Brasil



Consiste num mapa em quebra-cabeça cujos estados são desmembrados um a um e para cada região admite-se uma textura e uma cor diferente. O mapa é de madeira e em tamanho grande, podendo trabalhar seus estados separadamente; contém legenda em Braille. Desenvolve: aprendizado da geografia política do Brasil e suas regiões; raciocínio lógico; identificação de diferenças e semelhanças; atenção; e percepção tátil.

Reconhecimento tátil



O jogo do reconhecimento consiste em figuras (em relevo) contendo informações sobre o objeto que podem ser identificadas, reconhecidas e interpretadas pelo tato. Formado por 6 peças, sendo uma completa e, as demais, contendo algumas falhas e que, a partir delas, a criança precisa associá-las e estabelecer uma relação de semelhanças e diferenças (O que falta na figura?) Desenvolve: percepção tátil; classificação e seriação do objeto; relação de diferenças e semelhanças; noção de espaço ; atenção; e construção de conceitos.

Dupla face: jogo do reconhecimento



Formado por 86 peças para representar as diferentes combinações necessárias para a escrita do alfabeto Braille, numerais, sinais de pontuação, letras especiais, simbologia matemática, entre outros. Consiste em fichas retangulares, contendo em uma das faces a grafia das letras em tinta e, na outra, a sua representação pelo Sistema Braille, todas elas em relevo, permitindo que o deficiente visual estabeleça uma relação entre o Braille e seu significado. Desenvolve: aprendizado da escrita e da leitura Braille, reconhecimento e identificação de sinais variados na escrita comum; percepção tátil; noção de espaço; e localização dos pontos, bem como sua distribuição para cada sinal desejado.

Dado numérico



Consiste num dado, cujas faces contêm, em relevo, os numerais em tinta, suas respectivas representações em Braille e figuras geométricas indicando quantidade e possibilitando estabelecer uma relação entre os três elementos de cada lado do cubo. Desenvolve: aprendizado dos numerais em tinta e em Braille; raciocínio lógico; percepção tátil; noção de quantidade; interpretação e identificação de figuras geométricas; relação entre números e suas representações.

Dado alfabético



Consiste num cubo, contendo em cada lado um alfa braille para a representação da letra em Braille e um espaço destinado ao encaixe da mesma letra, correspondente em tinta. As letras em tinta, todas em relevo, podem ser facilmente substituídas por novas letras, e assim, escrevê-la no alfa braille. Desenvolve: aprendizado da leitura e escrita de letras, associando-as ao alfabeto Braille; percepção tátil; criatividade e desenvolvimento das operações mentais; noção de espaço; controle dos movimentos das mãos; compreensão das representações de letra e reelaboração do seu significado no sistema Braille.

Braillete adaptada



Consiste numa caixa, cuja tampa possui "celas" Braille recortadas e na qual deve-se encaixar pinos para a escrita de letras e pequenas palavras em Braille. Desenvolve: aprendizado da leitura e da escrita em Braille; noção de espaço e distribuição dos pinos; percepção tátil; atenção e controle nos movimentos da mão; composição e decomposição de palavras.

Letra/número Braille



Semelhante ao jogo do reconhecimento, o letra braille é formado por retângulos, em que uma de suas faces contêm as letras em tinta (em relevo) e, na outra, um alfa braille fixado, com círculos vazados para a representação da letra em Braille. Possui 40 peças, sendo elas: alfabeto simples, incluindo ç; numerais; "cela" braille; sinal de maiúsculo; sinal de número. Desenvolve: aprendizado da escrita e da leitura em braille, bem como sua relação com a grafia em tinta; compreensão dos espaços preenchidos e sua localização; noção de espaço; percepção tátil; concentração e atenção.

Jogo da velha



Consiste num tabuleiro dividido em 9 partes e cujas peças deverão ser encaixadas a fim de construir uma coluna, na vertical, na horizontal ou na diagonal. Possui 10 peças para serem divididas entre dois jogadores, sendo que deverão aparecer em formatos diferentes para cada componente do jogo. Desenvolve: raciocínio lógico; noção de espaço e de regras; concentração e atenção; percepção tátil; elaboração de estratégias; trabalho em equipe e competição.

Tangram



Formado por 7 peças planas, representando figuras geométrica, cuja união resulta num quadrado. Desenvolve: concentração e obediência de regras; habilidade e sensibilidade; identificação das 7 formas geométricas; percepção tátil; criatividade e reconstrução de figuras; relações entre os elementos de uma figura; composição e decomposição de figuras; exploração do conceito de área.

Blocos Lógicos



Composto por 48 peças contendo 4 diferentes figuras geométricas (quadrado, retângulo, triângulo e círculo), em 3 cores (vermelho, azul e amarelo), nos tamanhos pequeno e grande e em duas espessuras,fino e grosso. Desenvolve: aprendizado das figuras geométricas; seriação e classificação; percepção tátil; noção de diferenças e semelhanças; raciocínio lógico.

Jogo da memória



Formada por 16 peças, dando origem a 8 duplas, cujas semelhanças deverão ser descobertas e fixadas no tabuleiro. Desenvolve: percepção tátil; noção de espaço e regras; composição e decomposição das semelhanças; concentração e atenção.

Quebra-cabeça



Composto por um tabuleiro de metal, no qual deverá ser encaixadas as peças magnetizadas para formar uma mão (direita e esquerda). Desenvolve: aprendizado das partes da mão, localização e nome dos dedos; noção de espaço; percepção tátil; construção e reconstrução do objeto; concentração e atenção.

DosvoxClique Aqui para Acessar o Projeto DOSVOX

Orkut Clique Aqui para Acessar meu PERFIL no Orkut

E-mail Clique aqui e envie um e-mail para Luciane



anjo
Página Anterior

Página em Construção...