O Sistema Braille traz muitos questionamentos, sobretudo entre os profissionais da educação que "desconhecem" esse tipo de grafia. Quando alguma situação nova nos convida para o "desafio" da educação inclusiva, sentimos uma grande necessidade de ampliar nossas "visões" para enxergar além do que está escrito, desenhado, pintado no papel. é o desafio de transformar o que é visualmente persebido naquilo que possa ser compreendido por um simples toque, por um som, por um cheiro ou sabor diferente.
Entramos no mágico "universo" de quem não vê, mas aprende compreender as informações, conhecer os objetos, desenvolver habilidades, executar as tarefas... a partir dos sinais e sensações recebidas e interpretadas pelos outros sentidos.
Assim como cada "ser" desenvolve seu próprio mecanismo de adaptação, desde que o meio forneça-lhes condições favoráveis, o professor tem a missão de acompanhar o seu aluno, com ou sem deficiência, oferecendo-lhe suporte adequado. Tratar o aluno com deficiência diferente dos demais ou, apenas sua presença física em sala de aula, não garante a inclusão.
Construí este espaço para que os profissionais da educação possam conhecer um pouco mais desta realidade, compreender os pontos "braille", acessar alguma teoria sobre o assunto e, assim tornar-se multiplicadores destas valiosas informações.
Caso tenham dúvidas, posso exclarecê-las. Entrem em contato comigo por e-mail.