Obs: Se a música estiver incomodando, tecle ESC





"SOCIEDADE CULTURAL AMIGOS DO CENTRO BRAILLE DE BLUMENAU"



A C B B



"AJUDE-ME A NÃO PRECISAR DA SUA AJUDA"



Apresentação...


Regimento Interno da A C B B

CAPÍTULO Primeiro

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES


Art. 1.º - Este Regimento Interno estabelece normas gerais de trabalho necessárias ao funcionamento e administração da Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau, doravante denominada simplesmente de A C B B e regula-se pelas disposições legais e decisões tomadas pelos órgãos que a compõem, de acordo com o seu Estatuto, visando garantir a coerência, a integridade e a objetividade das suas ações..
Parágrafo Único - Todos os membros filiados à A C B B terão acesso ao Estatuto Social e ao Regimento Interno.

Art. 2.º - A A C B B funcionará em instalações provisórias, à Rua XV de Novembro, n° 161 - Centro - Blumenau (SC).

Art. 3.º - A A C B B é uma associação civil sem fins lucrativos qualificada como "Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP", de acordo com a Lei

Nº 9.790, de 23 de março de 1999.

CAPÍTULO Segundo

DAS ATRIBUIÇÕES REGIMENTAIS

Art. 4.º - A Diretoria, através de seu presidente, poderá expedir comunicados e baixar resoluções internas para regular processos e procedimentos. Esses documentos são de uso exclusivo da A C B B, sendo vedada sua divulgação externa, exceto se autorizada pela Assembléia;

Art. 5º - Todas as Resoluções deverão ser numeradas em ordem cronológica de aprovação, padronizadamente elaboradas e arquivadas em pastas ou documentos próprios.

Parágrafo Único - Qualquer sócio poderá ter acesso a qualquer Comunicado ou Resolução, seu correspondente registro de análise ou discussão.

CAPÍTULO Terceiro

DA ADMISSÃO E DESLIGAMENTO DE SÓCIOS

Seção I
DOS SÓCIOS EFETIVOS

Art. 6º - Para associar-se na categoria de sócio efetivo, o interessado (pessoa física ou jurídica), deverá ter sua proposta de ingresso encaminhada e subscrita por, no mínimo, um sócio efetivo em pleno gozo de seus direitos sociais, exceto os que assinaram os atos constitutivos da A C B B.
Parágrafo Único - O sócio efetivo proponente formalizará a proposta de admissão do candidato, protocolando na Secretaria da A C B B os seguintes documentos:
I - ficha de identificação do candidato fornecida pela Diretoria da A C B B;
II - carta de apresentação do candidato, com justificativa assinada pelo sócio responsável pela sua indicação.

Seção II
DOS SÓCIOS COLABORADORES, HONORÁRIOS E BENEMÉRITOS

Art. 7º - A admissão de novos sócios, nas categorias Colaboradores, Honorários e Beneméritos será decidida pela Diretoria, mediante encaminhamento de proposta de indicação formal com justificativa, formulada por sócio efetivo e subscrita por um ou mais diretores.
Seção III
DA HOMOLOGAÇÃO DE CANDIDATO A SÓCIO

Art. 8º - Cabe à Diretoria decidir sobre o ingresso de candidato, em qualquer categoria, examinando as justificativas formalizadas pelo sócio proponente e os critérios previstos no artigo 6° e seus parágrafos dos Estatutos.
Parágrafo 1º - A homologação de candidato a sócio proposto para qualquer categoria se dará em reunião da Diretoria.
Parágrafo 2º - Não cabe recurso no caso de reprovação de candidato proposto.

Art. 9º - A representação da pessoa jurídica (empresa ou entidade) admitida na A C B B se fará por meio de pessoa física especialmente designada, mediante instrumento específico, encaminhado a Diretoria da A C B B.
Parágrafo Único - As empresas ou entidades poderão substituir seus representantes a qualquer tempo, justificadamente à Diretoria da Sociedade.

Art. 10 - Cumpridas as formalidades, o sócio admitido adquire todos os direitos e assume todos os deveres e obrigações decorrentes da legislação vigente, dos Estatutos, deste Regimento Interno e das deliberações dos órgãos administrativos da A C B B.

Art. 11 - A eventual solicitação de desligamento do quadro social deverá ser feita por escrito, em ofício endereçado ao Presidente da Sociedade.


Seção IV
DA EXCLUSÃO DE SÓCIOS

Art. 12 - Nos casos previstos no artigo 10 dos Estatutos, para apurar os fatos, a Diretoria nomeará uma Comissão Especial, que tomará por escrito as informações e depoimentos prestados pelas pessoas envolvidas, encaminhando relatório para apreciação da Diretoria que decidirá pelas medidas cabíveis, para garantir os interesses da sociedade, zelar pelo bom nome da entidade e pela salvaguarda de seu patrimônio.
Parágrafo Único - Fica assegurado ao sócio atingido por medida disciplinar imposta pela Diretoria, ampla defesa e o contraditório, nos termos do parágrafo único do Art. 10 dos Estatutos.

CAPÍTULO Quarto

DO PROCESSO ELEITORAL

Art. 13 - Somente poderão concorrer às eleições para os cargos do Conselho Consultivo, do Conselho Fiscal e da Diretoria, os candidatos que tenham sido admitidos no quadro associativo da A C B B há pelo menos 06 (seis) meses, exceto para a primeira eleição da sociedade, cujos nomes deverão ter sido homologados até a última reunião realizada pela Diretoria.
Parágrafo Único - Para realizar o processo eleitoral, a Assembléia Geral deverá indicar dois nomes para presidente e secretário, que assumirão os trabalhos até a posse dos novos diretores e conselheiros.
Seção I
DAS CHAPAS CONCORRENTES

Art. 14 - As inscrições das chapas concorrentes aos Conselhos Consultivo e Fiscal e Diretoria realizar-se-ão na sede da A C B B no prazo de até 02 (dois) dias antes da realização da Assembléia Geral, no horário de expediente, mediante a entrega de documento emitido em duas vias que serão protocoladas pela Diretoria da A C B B.
Parágrafo Primeiro - Para a primeira eleição da Sociedade, os candidatos poderão se inscrever até 30 (trinta) minutos antes de iniciar o processo eleitoral, procedendo a inscrição por escrito ou verbalmente ao secretário.
Parágrafo Segundo - Um mesmo sócio não poderá subscrever pedido de registro de mais de uma chapa ou nome, e ninguém pode se candidatar em mais de um Conselho.

Art. 15 - Na composição de chapas para a eleição da Diretoria, dar-se-á preferência para que, até cinqüenta por cento (50%) de seus membros sejam pessoas cegas ou deficientes visuais.

Art. 16 - Nas eleições para os cargos de Diretoria, os candidatos serão apresentados por chapas contendo os seus nomes, designadamente para cada cargo e para os Conselhos Consultivo e Fiscal, os candidatos serão apresentados individualmente.

Art. 17 - No caso da desistência de um dos candidatos que compõem a chapa, a inscrição da mesma será automaticamente cancelada.
Seção II
DA APURAÇÃO E PROCLAMAÇÃO DOS ELEITOS

Art. 18 - Não será considerada a eventual renúncia de qualquer candidato, antes da apuração, porém, se eleito, renunciar após a mesma, será considerado vago o respectivo cargo, para efeito de preenchimento.

Art. 19 - O sufrágio é direto e o voto é secreto utilizando-se uma cédula única, mas, em caso de inscrição de uma única chapa será adotado o sistema de aclamação.

Art. 20 - Será proclamada vencedora a chapa da Diretoria e os candidatos dos Conselhos Consultivo e Fiscal que alcançarem a maioria simples dos votos dos sócios presentes na Assembléia.
Seção III
DA PRORROGAÇÃO DOS MANDATOS

Art. 21 - Não se efetivando nas épocas devidas à eleição de sucessores, por motivo de força maior justificadamente à Assembléia Geral, os prazos dos mandatos dos diretores, conselheiros consultivos e conselheiros fiscais em exercício consideram-se automaticamente prorrogados pelo tempo necessário até que se efetive a sucessão, nunca além de 90 (noventa) dias.

CAPÍTULO Quinto

DAS DEMAIS COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES

Art. 22 - Observadas as disposições estatutárias pertinentes aos membros da Diretoria, compete ainda:

I - ao Secretário:
a) - secretariar e lavrar as atas das reuniões da Diretoria e das Assembléias Gerais responsabilizando-se pelos livros, documentos e arquivos referentes a A C B B;
b) - auxiliar o Presidente no desempenho de suas funções;
c) - desempenhar as atribuições específicas que lhe forem determinadas pelo Presidente e pelo Regimento Interno da A C B B;
d)- desempenhar as atividades administrativas relativas à guarda e controle de materiais de consumo e permanente e dos registros do patrimônio da sociedade.

II - ao Tesoureiro:
a) a elaboração da proposta orçamentária e de trabalho da A C B B;
b) o recebimento, pagamento, guarda e movimentação de numerário e demais valores da A C B B;
c) a assinatura em conjunto com o presidente de documentos onerosos da A C B B;
d) auxiliar o Presidente no desempenho de suas funções;
e) desempenhar as atribuições específicas que lhe forem determinadas pelo Presidente e pelo Regimento Interno da A C B B.

CAPÍTULO SEXTO

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 23 - A Diretoria poderá definir, "ad referendum" do Conselho Consultivo e da Assembléia Geral, qualquer norma não prevista neste Regimento Interno, desde que não conflite com a Lei ou com os Estatutos.

Art. 24 - Todos os sócios Fundadores serão cientificados por escrito do presente regimento e terão prazo de 10 (dez) dias para se manifestarem a respeito, devendo assinar a competente ficha de adesão.
Parágrafo Único - A não manifestação após o prazo previsto acima, entender-se-á como desistência do sócio, ocasionando exclusão do seu nome do quadro social.

Art. 25 - Este Regimento entra em vigor na data de sua aprovação.

Blumenau, 30 de junho de 2004



O Próximo Link Levará Você há Conhecer Páginas de Entidades que Prestam Serviços à Pessoas com Deficiência Visual... Como Também Paginas de Pessoas cegas com Informações Sobre à cegueira, Músicas, Livros e Programas...


Links Diversos...




À cegueira é uma barreira a ser quebrada, você, AGENTE, da sociedade, tem um papel fundamental neste processo de INCLUSÃO saiba como visitando Sits e artigos que estamos reunindo no link.


Cegueira as Claras!




Blumenau, está entre as cidades do estado de Santa Catarina com uma das melhores qualidades de vida. Uma cidade com 155 anos de história e enpreedorismo...
Conheça blumenau e seu povo entrando em:



Prefeitura Municipal de Blumenau.




CONHEÇA A FUNDAÇÃO CULTURAL DE BLUMENAU...


 FCb


Conheça o Centro Braille D Blumenau, Que, Com o Seu Projeto de Impressão de Livros Nos dois Sistemas, (ALFABETO BRAILLE E ALFABETO LATINO), Inovou a Impressão de Livros Para Pessoas CEGAS....


CENTRO BRAILLE




Conheça a Rádio da Comunidade Dos-Vox.



clicando aqui:


Rádio DosVox


OBS.... NÃO PODE OUVIR POR QUE NÃO TEM O REAL PLAYER?????FAÇA O DOWNLOAD DO PROGRAMA CLICANDO AQUI:


REAL PLAYER...




MANDE SUAS SUJESTÕES PARA O E-mail da Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau....

amigosdocentrobraile@terra.com.br





"Não generalize aspectos positivos ou negativos de uma pessoa cega que você conheça, estendendo-os a outros cegos. Não se esqueça de que a natureza dotou a todos os seres de diferenças individuais mais ou menos acentuadas e de os preconceitos se originam na generalização de qualidades, positivas ou negativas, consideradas particularmente.








Voltar à página principal!