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"SOCIEDADE CULTURAL AMIGOS DO CENTRO BRAILLE DE BLUMENAU"



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"AJUDE-ME A NÃO PRECISAR DA SUA AJUDA"




Apresentação.




O Bebê/Criança com cegueira ou baixa visão


A ocorrência da deficiência no nascimento ou nos primeiros anos, coloca o bebê no grupo de crianças de risco, e no caso de não ter acesso à orientação e tratamento necessários, no período de 0 a 3 anos, poderá ter o desenvolvimento e o crescimento seriamente prejudicados em seus aspectos intelectual, neuromotor, psicológico e social, deixando seqüelas irreversíveis que afetarão a fase escolar e a vida futura.


Para esse grupo, há necessidade de uma equipe de profissionais que, através de um programa especializado de ESTIMULAÇÃO PRECOCE, trata o bebê e a família proporcionando condições para que o seu desenvolvimento global evolua o mais próximo possível dos padrões de desenvolvimento de um bebê normal.

A criança cega ou com baixa visão na fase pré-escolar


Na faixa de 4 a 7 anos, a criança que é portadora de cegueira ou baixa visão necessita de programas especiais de REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA com o objetivo de oferecer condições para o desenvolvimento de habilidades básicas que lhes permitam a integração no sistema escolar com os requisitos necessários para adaptação e progresso na aprendizagem. Neste programa, o tratamento da família deve ser também intensificado no sentido de estender ao lar e à comunidade, a orientação e o tratamento que amplia oportunidades de desenvolvimento para a criança.

A criança cega ou com baixa visão na fase escolar


Na fase escolar, o deficiente visual necessita de serviços de EDUCAÇÃO ESPECIAL complementares que lhe ofereçam condições para ajustamento e progresso em situações de aprendizagem escolar. Os programas complementares devem incluir desenvolvimento de habilidades em áreas específicas, tais como:


Orientação e Mobilidade;

Atividades da Vida diária;

Aprendizagem de Códigos Braille Especiais ou Utilização de lentes e auxílios ópticos especiais, no caso de baixa visão;

Orientação psicológica e vocacional, não esquecendo que a brincadeira contribui significativamente para o desenvolvimento motor e cognitivo da criança, portanto, brinque, estimule sua criança a criar brincadeiras e alternativas para desenvolvê-las, enfim, proporcione a ela viver esta fase tão rica de sua existência, pois esta servirá de alicerce para sua construção enquanto sujeito.





Este texto foi enviado por DAIANI DOMINGOS, estudante de PEDAGOGIA em Florianópoles, SC...

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"Não generalize aspectos positivos ou negativos de uma pessoa cega que você conheça, estendendo-os a outros cegos. Não se esqueça de que a natureza dotou a todos os seres de diferenças individuais mais ou menos acentuadas e de os preconceitos se originam na generalização de qualidades, positivas ou negativas, consideradas particularmente.






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