SonoraMat 1.0

Acessibilidade para Matemática

Atualizado em: 7 de junho de 2019, às 12:12


Como funciona o Sonoramat?

O processo de tradução de uma expressão matemática em texto corrido deve se dar de maneira a tornar a sua leitura a mais compreensível possível para o leitor. No entanto, uma simples transformação um-a-um dos símbolos matemáticos em palavras do Português não é suficiente para abrigar as nuances de sentido dadas por uma expressão desse tipo. Desse modo, o processo de tradução deve ser realizado em várias sub-etapas, tendo como objetivo a geração de uma leitura mais adequada e livre de ambiguidades. Observe o esquema a seguir, ilustrando esse processo:

Esquema do processo de tradução

O programa receberá um texto contendo uma expressão matemática escrita em AsciiMath explicitada entre os sinais delimitadores ( ` ).

Em um primeiro momento, realiza-se o processo de análise léxica, que tem como objetivo decompor a expressão em uma lista de tokens, unidades léxicas categorizadas que são reconhecidas pelo programa.

Essa lista será utilizada no processo de análise sintática, onde estes tokens serão transformados em componentes de uma forma intermediária (nós), indicando quais relações (tipo, aninhamento, subexpressões) estão presentes entre as diferentes partes da expressão.

Essa informação será importantíssima no processo de tradução propriamente dito, onde a lista de nós será transformada em uma cadeia de caracteres no formato voicexml. Durante esse momento, serão adicionadas pausas e outras características prosódicas ao texto, o que por sua vez permitirá uma leitura mais adequada das expressões.

Após todo esse processo, essa cadeira de caracteres poderá ser enfim lida pelo sintetizador de voz escolhido.

Os três processos precisarão extrair e adicionar informações a uma tabela de símbolos, um dicionário contendo as correspondências (“traduções”) entre símbolos matemáticos, tokens e texto em português.
No caso de alguns tipos de simbologia matemática ou expressões cuja leitura exige algumas especificidades na fala, tais como frações, funções, potências e raízes, ocorre uma tradução de forma diferenciada, garantindo a naturalidade e evitando a ambiguidade na leitura.