Projeto CAP Prancha Fácil


Prancha Fácil

O Prancha Fácil é um software desenvolvido pelo AssistUFRJ - Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva da UFRJ e pode ser usado como um sistema de comunicação para crianças jovens e adultos em diferentes contextos como a casa, a escola, o hospital, um espaço cultural e muitos outros lugares.

O Prancha Fácil é muito simples e rápido de utilizar, e com ele é possível fazer pranchas para serem impressas ou utilizadas de forma dinâmica no computador, sem a necessidade de conexão à internet.

Com o Prancha Fácil, os professores, terapeutas e familiares poderão desenvolver atividades para auxiliar o processo de alfabetização; brincadeiras incluindo conceitos como cores, formas, números, entre outros; contar histórias; escolher músicas; vídeos; e muitas outras atividades para se divertir!

O Prancha Fácil permite o acesso ao programa através do mouse, tela touchscreen ou sistema de varredura, permitindo, assim, que pessoas com dificuldades motoras graves possam utilizar o software com facilidade.

As funcionalidades incluem: a biblioteca de símbolos do ARASAAC e a possibilidade de inclusão de outras imagens; gravação do próprio som e inclusão de sons pré-gravados; a inclusão de vídeos em formato mp4; mudança das cores da tela e da célula do símbolo, e muitos modelos de atividades que podem ser utilizados ou modificados facilmente.

O Prancha Fácil é um software gratuito e de código aberto. Foi concebido por três pesquisadores associados ao CRTA-AssistUFRJ,

- José Antonio Borges e Júlio Tadeu da Silveira (TecnoAssist/UFRJ - Instituto Tércio Pacitti da UFRJ)

- Miryam Pelosi (LabAssistiva/UFRJ e Depto. de Terapia Ocupacional da Fac. Medicina da UFRJ).

Seu desenvolvimento foi financiado exclusivamente com os recursos de implantação do CRTA - AssistUFRJ, provenientes do CNPq.


Download

Para baixar o software, siga as instruçoes no site http://intervox.nce.ufrj.br/pranchafacil/download.htm


Envie carta para Antonio Borges

Logotipo do NCE Gerado automaticamente pelo sistema InterCAP
Copyright (c) 2002 - Núcleo de Computação Eletrônica - Projeto DOSVOX
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fale com o Webmaster