História de São Luís - Resumo

A capital maranhense, lembrada hoje pelo enorme casario de arquitetura francesa, no início abrigava apenas ocas de madeira e palha e uma paisagem quase intocada. Aqui, ficava a aldeia de Upaon-Açu, onde os índios tupinambás - entre 200 e 600, segundo cronistas franceses - viviam da agricultura de subsistência (pequenas plantações de mandioca e batata-doce) e das ofertas da natureza, caçando, pescando e coletando frutas.

Nos arredores da atual cidade de São Luís, habitava a etnia indígena dos potiguaras.

Antes mesmo da chegada dos franceses, o lugar onde hoje está localizada a cidade de São Luís já era densamente habitado por povos indígenas.

Atualmente, pesquisadores estão a procura de objetos arqueológicos provavelmente enterrados no Sambaqui do Bacanga, localizado no Parque Estadual do Bacanga. Os pesquisadores criaram trincheiras a procura de vestígios de novos artefatos que poderiam pertencer a populações pré-históricas.

Educação

A capital maranhense possui uma grande quantidade de escolas públicas e particulares, universidades e faculdades, além de institutos federais. Dados de 2008 do Instituto Brasileior de Geografia e Estatística monstram que a cidade de São Luís possui 47.493 escolas de ensino fundamental, 40.093 escolas pré-escolas e 13.393 instituições de ensino médio. As principais instituições de ensino sediadas em São Luís são a Universidade Federal do Maranhão, a Universidade Estadual do Maranhão a Universidade Virtual do Maranhão e o Instituto Federal do Maranhão , além de importantes instituições particulares de ensino superior, como o Centro Universitário do Maranhão, a Faculdade São Luís a Faculdade Atenas Maranhense (FAMA), a Faculdade Santa Terezinha (CEST), a Faculdade do Maranhão (FACAM), o Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESEMA), a Universidade Vale do Acaraú (UVA-IDEM), o Centro Universit´rio UNISEB COC e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Fonte: Wikipédia