Aula 1 Música é uma combinação de sons. Som é um fenômeno acústico produzido pelas vibrações dos corpos sonoros. Corpos sonoros são aqueles que produzem sons quando batidos, por exemplo: um copo de vidro, uma corda esticada de violão, um sino, etc. Altura é o grau de entoação do som, como por exemplo pode ser grave, médio e agudo. Duração do som é o tempo em que ele permanece soando. Intensidade do som é o grau de força empregada na sua percussão, isto é, no seu toque. Exemplo: forte e fraco. Timbre é o atributo especial de cada som. É pelo timbre que se conhece quando o som é de um violão ou de um piano ou flauta, etc. Melodia é uma combinação de sons sucessivos, isto é, seguidos. Harmonia é uma combinação de sons simultâneos, isto é, produzidos ao mesmo tempo. Ritmo é o movimento ordenado de duração e intensidade. As notas são sete: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. Os nomes das sete notas vão sempre se repetindo do grave para o agudo. As notas musicais podem ter várias durações as quais são chamadas de valores. Os valores das notas mais usadas na escrita musical moderna são sete. Semibreve -- é a maior duração, vale quatro quartos de tempo. Mínima -- vale dois quartos da semibreve, a metade desta. Semínima -- vale um quarto da semibreve. É a metade da mínima. Colcheia -- vale um oitavo da semibreve. É a metade da semínima. Semicolcheia -- vale um dezesseis avos da semibreve. ]é a metade da colcheia. Fusa -- vale um trinta e dois avos da semibreve. É a metade da semicolcheia. Semifusa -- vale sessenta e quatro avos da semibreve. É a metade da fusa. Sendo assim, uma Semibreve vale: 2 Mínimas ou 4 Semínimas ou 8 Colcheias ou 16 Semicolcheias ou 32 Fusas ou 64 Semifusas Uma Mínima vale: 2 Semínimas ou 4 Colcheias ou 8 Semicolcheias ou 16 Fusas ou 32 Semifusas Uma Semínima vale: 2 Colcheias ou 4 Semicolcheias ou 8 Fusas ou 16 Semifusas Uma Colcheia vale: 2 Semicolcheias ou 4 Fusas ou 8 Semifusas Uma Semicolcheia vale: 2 Fusas ou 4 Semifusas Uma Fusa vale: 2 Semifusas Além dos valores já mencionados, existem mais dois, que são raramente usados: a Breve -- indicado pelos sinais @c colocado entre duas Semibreves, ou pelo sinal yk (pontos 1 - 3) colocado após a semibreve. A Breve vale o dobro da Semibreve. O outro valor raramente usado é a Quartifusa -- que vale a metade da fusa. --------------------------- Questionário 1 O que é música? 2 O que é som? 3 O que é altura do som? 4 O que é duração do som? 5 O que é intensidade do som? 6 O que é timbre do som? 7 O que é melodia? 8 O que é harmonia? 9 O que é ritmo? 10 Quais são as notas musicais? 11 Dê os nomes dos valores musicais. 12 Uma semibreve vale quantas mínimas? 13 Uma mínima vale quantas colcheias? 14 Uma semínima vale quantas semicolcheias? 15 Uma colcheia vale quantas fusas? 16 Quatro semínimas valem uma '''''' 17 Duas colcheias valem uma ''''''' 18 Oito colcheias valem duas '''''' 19 Dezesseis semicolcheias valem duas '''''' 20 Dezesseis semicolcheias valem quatro ''''''

Aula 2 Iniciaremos o estudo do sistema musical braille pelas notas em colcheias, isto é, do quarto ao décimo sinal da primeira linha. Os sinais das colcheias são considerados os sinais básicos porque a partir deles se formam os outros. As notas em colcheias são formadas com os quatro pontos superiores do retângulo braille, ou seja: pontos 1 2 4 5 Dó -- d (pontos 1 4 5) Ré -- e (pontos 1 5) Mi -- f (pontos 1 2 4) Fá -- g (pontos 1 2 4 5) Sol - h (pontos 1 2 5) Lá -- i (pontos 2 4) Si -- j (pontos 2 4 5) As notas em mínimas são representadas com os mesmos sinais das colcheias acrescentando o ponto 3 Exemplo: nopqrst As notas em semínimas são representadas com os mesmos sinais da colcheia, acrescentando o ponto 6 Exemplo: ôùàïüõw As notas em semibreve são representadas com os mesmos sinais da colcheia, acrescentando os pontos 3 e 6 Exemplo: yzçéáèú Com atenção leia todas as notas apresentadas nesses quatro valores e procure decorá-las. Na música, o silêncio é muito importante e é chamado de pausa. As pausas musicais são representadas por sinais que indicam a duração do silêncio. Os nomes e os valores de duração das pausas são os mesmos das notas musicais. As pausas mais usadas são sete: Pausa da semibreve ---- m Pausa da mínima ------- u Pausa da semínima ----- v Pausa da colcheia ----- x Pausa da semicolcheia - m Pausa da fusa --------- u Pausa da semifusa ----- v Agora apresentaremos um quadro com todas as notas, pausas e seus respectivos valores, na ordem decrescente de duração, isto é, da semibreve que tem o maior valor até a semifusa que tem o menor valor. Valores Notas Pausas semibreves ------ y z ç é á è ú -- m mínimas --------- n o p q r s t -- u semínimas ------- ô ù à ï ü õ w -- v colcheias ------- d e f g h i j -- x semicolcheias --- y z ç é á è ú -- m fusas ----------- n o p q r s t -- u semifusas ------- ô ù à ï ü õ w -- v Como podemos notar, os sinais das semibreves, representam também as semicolcheias; os sinais das mínimas representam também as fusas; os sinais das semínimas representam também as semifusas. Entretanto, não devemos nos preocupar com a semelhança dos valores. Futuramente aprenderemos a identificar os valores representados com sinais iguais. --------------------------- Questionário 1 Quais são os sinais considerados básicos na formação das notas musicais em braille? 2 Qual o ponto que colocado na colcheia forma a mínima? 3 Qual o ponto que colocado na colcheia, forma a semínima? 4 Quais os pontos que colocados na colcheia formam a semibreve? 5 O que é pausa musical? 6 Quais são as pausas? 7 Escreva em semibreves ou em semicolcheias as seguintes notas musicais: Dó Mi Sol Si Ré Fá Lá 8 Escreva em mínimas ou em fusas as seguintes notas musicais: Ré Fá Dó Lá Mi Sol Si 9 Escreva em semínimas ou semifusas as notas musicais: Dó Mi Sol Si Ré Fá Lá 10 Escreva em colcheias as notas musicais: Ré Fá Lá Dó Mi Sol Si 11 Escreva os nomes das seguintes notas musicais: o q s n p r s 12 Escreva os nomes das seguintes notas musicais: d g e h j f i 13 Escreva os nomes e os valores das seguintes notas musicais: y r à j o õ é d ç r t e q è ô g

Aula 3 Ligadura de prolongação, também chamada de valores é um sinal que se coloca entre duas notas de alturas iguais, para somar as suas durações. Essa ligadura soma os valores de dois dós, dois rés, dois mis, e assim por diante. A Ligadura de Valores é indicada em braille pelo sinal; ^c (pontos 4, 1 e 4) Ex.: w^cjdùô^c n^cd^cy O si semínima deve ser sustentado até completar a duração do si colcheia; o dó semínima deve ser sustentado até completar a duração do dó mínima, o qual deve ser sustentado até completar a duração do dó colcheia que também deve ser sustentado até completar a duração do dó semicolcheia. Outra forma de aumentar o valor de uma nota é o Ponto de Aumento, que é indicado pelo ponto 3 e colocado após a nota ou pausa para aumentar a metade do seu valor. Por exemplo: um dó mínima com o ponto de aumento vale a mesma coisa que um dó mínima ligado pela ligadura de valores a um dó semínima. A nota sem ponto de aumento chama-se Valor Simples e se subdivide em duas notas menores. Isto se chama Subdivisão Binária. Por exemplo: uma mínima simples se subdivide em duas semínimas; uma semínima simples se subdivide em duas colcheias; e assim por diante. A nota pontuada chama-se Valor Composto e se subdivide em três notas menores. Isto se chama subdivisão ternária. Por exemplo: uma mínima pontuada se subdivide em três semínimas; uma semínima pontuada se subdivide em três colcheias; e assim por diante. O ponto de aumento pode ser duplo, isto é, uma nota pode ter dois pontos de aumento, um depois do outro. Já sabemos que o primeiro ponto aumenta a metade do valor da nota e o segundo ponto aumenta mais a metade do valor do primeiro: n'' uma mínima com dois pontos de aumento é igual a uma mínima, uma semínima e uma colcheia, ligadas entre si pelas ligaduras de valores. Ex.: n''( n^cô^cd ô''( ô^cd^cy O duplo ponto de aumento também pode ser usado nas pausas. Fermata é um sinal que se coloca depois da nota, para fazer com que ela seja sustentada por um tempo de duração que corresponde mais ou menos ao dobro do seu valor. A Fermata é indicada pelo sinal êl colocado após a nota. Os valores das notas podem ser diminuídos por um sinal que se chama Ponto de Diminuição. O Ponto de Diminuição é colocado antes da nota e serve para diminuí-la na metade do seu valor, sendo que a outra metade é substituída por pausa. Por exemplo: um dó semínima precedido pelo ponto de diminuição é igual a um dó colcheia e uma pausa de colcheia. O ponto de diminuição é indicado em braille pelo sinal { antes da nota. É também chamado de Staccato, palavra italiana que quer dizer: destacado, picado. ------------- Questionário 1 O que é Ligadura de Prolongação? 2 Com que pontos braille é formado o sinal da Ligadura de Prolongação ou de Valores? 3 Nas notas musicais que seguem, procure aquelas que tem nomes iguais e coloque entre elas uma ligadura de prolongação: ôààü á riijd ùexxdô rhgï ffeeôv 4 Para que serve o Ponto de Aumento? 5 Qual o ponto em braille que representa o Ponto de Aumento? 6 Uma mínima pontuada vale quantas semínimas? 7 Uma semínima pontuada vale quantas colcheias? 8 Um dó mínima pontuado é igual a um dó mínima ligado pela ligadura de prolongação a um outro dó de que valor? 9 Um sol semínima pontuado é igual a um sol semínima ligado a um sol de que valor? 10 Como se chama a nota sem o ponto de aumento? 11 Como se chama a nota pontuada? 12 O que é subdivisão binária? 13 O que é subdivisão ternária? 14 Uma mínima com o duplo ponto de aumento vale quantas colcheias? 15 Uma pausa de semibreve pontuada vale quantas mínimas? 16 Uma pausa de semibreve com o duplo ponto de aumento vale quantas semínimas? 17 Qual é o sinal braille que representa a Fermata? Para que ela serve? 18 Quais são os pontos em braille que compõem o sinal do Ponto de Diminuição? 19 Um sol semínima com o ponto de diminuição é igual a um sol colcheia e mais uma pausa de que valor? 20 Qual é o outro nome dado ao Ponto de Diminuição?

Aula 4 A partitura musical é dividida em grupos de notas e pausas que se chamam compassos. Em braille, os compassos são separados uns dos outros por um espaço em branco. O compasso por sua vez é dividido em tempos. Há compassos com dois, três, quatro, ou mais tempos. Quando tocamos um instrumento musical, os tempos dos compassos são contados por meio de números. Por exemplo, os compassos de dois tempos são contados assim: um, dois, um dois. O compasso de três tempos; um, dois, três, um, dois, três e assim por diante. Entretanto, a leitura de uma partitura musical pode ser feita na forma de solfejo. Solfejo é a maneira de se ler ou cantar as notas musicais juntamente com a marcação dos tempos. Os alunos de visão normal, praticam o solfejo marcando os tempos com movimentos de uma das mãos, para baixo, para os lados e para cima. Os Deficientes Visuais, deve marcar os tempos com leves batidas com a mão que não está sendo usada para a leitura braille. Simultaneamente com as batidas dos tempos, devemos pronunciar os nomes das notas. Nas pausas devemos indicar os tempos falando o número de tempos que ela abrange. Os tempos de uma nota longa devem ser acentuadas com a voz. Um dó mínima com dois tempos deve ser solfejado assim: dó-ó Um ré semibreve deve ser solfejado assim: ré-é-é-é, e assim por diante. Os tempos não são executados todos com a mesma intensidade; els podem ser fortes quando mais acentuados e fracos quando menos acentuados. Na partitura musical, os compassos são representados com algarismos colocados na parte superior e inferior do retângulo braille. Esses números são chamados de fórmulas de compassos. A Fórmula #d. que se lê quatro por quatro é quaternária porque os seus compassos têm quatro tempos e são: o primeiro tempo forte, o segundo fraco, o terceiro meio forte e o quatro fraco. Essa Fórmula quase sempre é representada também pelo sinal ]c A Fórmula #c. que se lê três por quatro é ternária porque os seus compassos têm três tempos e são solfejados com o primeiro tempo forte, o segundo e o terceiro fracos. A Fórmula #b. que se lê dois por quatro é binária porque os seus compassos têm dois tempos e são solfejados com o primeiro tempo forte e o segundo fraco. A fórmula #b; que se lê dois por dois é binária e seus compassos têm dois tempos. Essa fórmula pode também ser representada em braille pelo sinal _c O compasso pode ser simples e composto. Simples, quando cada tempo leva um valor simples, isto é, sem o ponto de aumento. Composto, quando cada tempo leva um valor composto, isto é, valor pontuado. Exemplo: #b. ôà O dó semínima no primeiro tempo é forte e o mi semínima no segundo tempo é fraco. Cada tempo também pode ser subdividido em parte forte e parte fraca. Exemplo: #b. defg Nesse compasso, o primeiro tempo tem o dó colcheia e o ré colcheia fraco, o segundo tempo tem o mi colcheia forte e o fá colcheia fraco. O exemplo a seguir mostrará um compasso composto que se lê seis por oito. Exemplo: #f{ ô'ï' O dó semínima pontuado no primeiro tempo é forte e o fá semínima pontuado no segundo tempo é fraco. Os tempos desse compasso podem ser subdivididos em três partes cada um. Exemplo: #f{ defghi Na subdivisão dos dois tempos desse compasso, o primeiro tempo tem o dó colcheia forte, o ré e o mi fracos. O segundo tempo tem o fá colcheia forte, o sol e o lá fraco. ------------------------- Questionário 1 O que são compassos? 2 O que são tempos? 3 Com que números são contados os compassos de quatro tempo? 4 O que é solfejo? 5 O que é tempo forte? 6 O que é tempo fraco? 7 O que é fórmula de compasso? 8 Quais os tempos fortes e os tempos fracos do compasso quaternário? 9 Qual o tempo forte e os tempos fracos no compasso ternário? 10 Qual o tempo forte e fraco no compasso binário? 11 A fómula #b; é binária, ternária ou quaternária? 12 O que é compasso simples? 13 O que é compasso composto? 14 Escreva os nomes das notas fortes e fracas nos compassos seguintes: #b. àü ïõ üw nêk 15 Escreva os nomes das notas fortes e fracas nos compassos seguintes: #c. ôàü ùïõ àüw õn 16 Escreva os nomes das notas fortes e fracas nos compassos seguintes: #b. defg üà efgh õï fhje ôv

Aula 5 Numa partitura musical a indicação do compasso deve ser colocada no início do texto musical, ou na frente de um trecho musical. Quando a indicação do compasso se encontra dentro do texto musical, ela deve estar entre espaços vazios. Agora estudaremos a razão das fórmulas de compassos. Nos compassos simples, os números superiores indicam a quantidade dos valores e dos tempos. São os seguintes: 2 3 4 5 7 Os números inferiores indicam a quantidade dos valores, tanto nos compassos simples como nos compostos. Esses números são os seguintes: 1 representa a semibreve 2 representa a mínima 4 representa a semínima 8 representa a colcheia 16 representa a semicolcheia 32 representa a fusa 64 representa a semifusa Exemplos de alguns compassos simples: #b; indica duas mínimas #c. indica três semínimas #d{ indica quatro colcheias Unidade de tempo é o valor simples ou pontuado que vale um tempo do compasso. Unidade de compasso é o valor simples ou pontuado que vale todo o compasso. Exemplos: #b; Compasso binário, unidade de tempo: 1 mínima. Subdivisão de tempo: 2 semínimas ou 4 colcheias ou 8 semicolcheias, etc: Unidade de Compasso: 1 semibreve, valendo dois tempos no compasso todo. #c. -- Compasso ternário. Unidade de tempo: 1 semínima. Subdivisão de tempo: 2 colcheias, ou 4 semicolcheias, etc. Unidade de compasso : 1 mínima pontuada, valendo três tempos, no compasso todo. #d{ -- Compasso quaternário. Unidade de tempo 1 colcheia. Subdivisão de tempo: 2 semicolcheias, 4 fusas, etc. Unidade de compasso 1 mínima, valendo quatro tempos, no compasso todo. Fórmulas dos compassos simples -- após cada fórmula, estão três ou quatro compassos: no primeiro está a unidade de compasso: no segundo estão as unidades de tempo; no terceiro e no no quarto estão as subdivisões dos tempos. Atenção: no compasso quaternário de #d; o sinal yk indica a Breve, valendo o dobro da semibreve. Binários: #b; y nn ôôôô dddddddd #b. n ôô dddd yyyyyyyy #b{ ô dd yyyy nnnnnnnn Ternários: #c; y' nnn ôôôôôô #c. n' ôôô dddddd #c{ ô' ddd yyyyyy Quaternários: #d; yk nnnn ôôôôôôôô #d. y ôôôô dddddddd #d{ n dddd yyyyyyyy --------------------- Questionário 1 O que indicam os números superiores nos compassos simples? 2 Quais são os números superiores dos compassos simples? 3 O que indicam os números inferiores nos compassos simples? 4 Quais são os números inferiores dos compassos simples? 5 Que valor representa o número 8 ? 6 O número 2 que valor representa? 7 Que número representa a semibreve? 8 Que número representa a semínima? 9 O que é unidade de tempo? 10 O que é unidade de compasso? 11 Qual é a unidade de tempo do compasso #b. ? 12 Qual é a unidade de tempo do compasso #c. ? 13 Qual é a unidade de compasso do compasso #d. ? 14 Qual a unidade de compasso de #c. ? 15 Quais os compassos simples mais usados?

Aula 6 Nas Fórmulas dos Compassos Compostos, os números superiores indicam a quantidade dos valores que entram na composição de cada compasso. São os seguintes: 6 9 12 15 21 Estes números não indicam a quantidade de tempos de cada compasso, porém devemos dividi-los por 3 para acharmos o valor correto, por exemplo: 6 dividido por 3 é 2, portanto o compasso tem 2 tempos; 9 dividido por 3 é igual a 3, portanto o compasso tem 3 tempos; 12 dividido por 3 é igual a 4, portanto o compasso tem 4 tempos; 15 dividido por 3 é igual a 5 que tem 5 tempos, e 21 dividido por 3 é igual a 7 que fica compasso setenário. Os números inferiores nas fórmulas dos compassos compostos indicam a qualidade dos valores e são os seguintes: #. #{ #,! Agora mostraremos as fórmulas de compassos compostos mais usados. Após cada fórmula dos compassos binários compostos, estão três compassos os quais indicam o seguinte: no primeiro está a unidade de compasso; no segundo estão as unidades de tempo; no terceiro estão as subdivisões dos tempos. Binários: #f. y' n'n' ôôôôôô #f{ n' ô'ô' dddddd #f,! ô' d'd' yyyyyy Ternários: #i. n'n'n' ôôôôôôôôô #i{ ô'ô'ô' ddddddddd #i,! d'd'd' yyyyyyyyy

Quaternários: #ab. yk' n'n'n'n' ôôôôôôôôôôôô #ab{ y' ô'ô'ô'ô' dddddddddddd #ab,! n' d'd'd'd' yyyyyyyyyyyy Os Compassos de 5 e 7 tempos raramente são empregados nas composições musicais. ---------------------------- Questionário 1 Quais são os números superiores dos compassos compostos? 2 Os números superiores das fórmulas dos compassos compostos não indicam a quantidade de tempos; o que é preciso fazer com esses números para saber a quantidade dos tempos? 3 Quais são os números inferiores das fórmulas dos compassos compostos? 4 O que indica os números inferiores das fórmulas dos compassos compostos? 5 Escreva somente as fórmulas dos compassos compostos mais usados. 6 Indique o compasso onde aparecem as unidades de tempos: #f{ dfhgeg à'ù' dfhgfe n' 7 Indique o compasso onde aparecem as subdivisões dos tempos: #i{ defüiüg à'r' ù'p' n'^cô' 8 Indique o compasso onde aparece a unidade de compasso: #f{ ô'à' hgfefe n'

Aula 7 Sabemos que em braille as notas musicais são representadas pelos mesmos sinais das letras. Por esse motivo as palavras ou letras isoladas que aparecem dentro do texto musical são precedentes ao sinal de palavra. O sinal de palavra, também chamado de prefixo literário é representado pelo sinal ã Andamento de uma música é o grau de velocidade em que ela é executada. Os vários andamentos são indicados tradicionalmente por palavras italianas colocadas no início da música ou dentro do texto musical. Os andamentos são distribuídos desde o mais lento até o mais rápido: Andamentos Vagarosos, Andamentos Moderados, Andamentos Rápidos. Andamentos Vagarosos: Grave e Lento: indicam um movimento vagaroso. Largo e Adagio: menos vagaroso que o lento. Larguetto: pouco mais rápido que o lento. Andamentos Moderados: Moderato e Andante: indicam movimento calmo. Andantino: mais movimentado que o andante. Allegretto: um pouco apressado. Andamentos Rápidos Allegro: movimento apressado. Vivace: mais vivo que o Allegro Presto: rapidamente. A esses Andamentos podem ser acrescentas outras palavras que regulam a velocidade deles, como por exemplo: assai ----------- muito con moto -------- com movimento ma non troppo --- mas não muito meno ------------ menos moito ----------- muito mosso ----------- movimento piú ------------- mais poco ------------ pouco Exemplos: Andante con moto; quer dizer que é Andante, mas com movimento. Allegro ma non troppo; quer dizer que é allegro o movimento, mas não muito. Outras palavras podem ser acrescentadas aos andamentos e que exprimem o caráter e a expressão da música, exemplo: Affetuoso ---- com afeto Con anima ---- com alma Grazioso ----- com graça Scherzando --- brincando Exemplo: Andante grazioso, Allegro con anima,Allegreto scherzando. No meio da partitura musical aparecem outras palavras que modificam o andamento estabelecido, diminuindo ou aumentando a velocidade. Essas palavras também são italianas e geralmente aparecem abreviadas. Em braille, elas são precedidas do sinal de palavras. Exemplos de algumas palavras que diminuem a velocidade: allargando --- ãallarg' rallentando -- ãrall' ritardando --- ãritard' ritenudo ----- ãrit' Palavras que aumentam a velocidade: accelerando -- ãaccel' affretando --- ãaffret' stringendo --- ãstring' Metrônomo é um aparelho que serve para indicar com exatidão absoluta o andamento da música. É uma máquina semelhante a de um relódio. A cada batida deste, se faz corresponder, geralmente, um tempo do compasso. A velocidade é graduada por uma tabela numérica que vai de 40 a 208 A indicação metronômica aparece junto da fórmula de compasso, antes do início do texto musical, e são anotadas da seguinte maneira: n(60 -- quer dizer: 1 mínima igual 60, isto é, 60 mínimas por minuto. d(132 -- quer dizer: 1 colcheia igual a 132, isto é, 132 colcheias por minuto. p'(120 -- quer dizer, 1 semínima pontuada igual a 120, isto é, 120 semínimas pontuadas por minuto. As indicações do metrônomo podem ser invertidas assim: 96)n -- quer dizer: 96 mínimas por minuto; e assim por diante. O metrônomo foi inventado pelo alemão Maezel. ------------------------ Questionário 1 Qual a utilidade do sinal de palavra dentro do texto musical braille? 2 O que é andamento de uma música? 3 Quais são os Andamentos Vagarosos? 4 Quais os Andamentos Moderados? 5 Quais os Andamentos Rápidos? 6 O que quer dizer a expressão italiana "ma non troppo? 7 Como se traduz a expressão italiana "con anima"? 8 Como se traduz a expressão italiana "con moto"? 9 O que significa a palavra italiana abreviada ãrall'? 10 O que significa a palavra italiana abreviada ãaccel'? 11 Para que serve o metrônomo? 12 O que quer dizer #gb(ô 13 O que quer dizer ô(144 14 Como deve ser anotado: 60 mínimas por minuto? 15 Como deve ser anotado: 40 semínimas por minuto?

Aula 8 Síncope é quando uma nota se prolonga do tempo fraco para o tempo forte ou da parte fraca para a parte forte do tempo. Exemplo: #d. ôoà güõwd Essa fórmula de compasso é quaternária, portanto o dó semínima pertence ao primeiro tempo que é forte, o ré mínima vai do segundo tempo que é fraco até o terceiro tempo que é meio forte e aí houve a síncope, e o mi semínima está no quarto tempo que é fraco. No segundo compasso, temos o fá colcheia que está na primeira parte (forte) do primeiro tempo. O sol semínima se prolonga da segunda parte (fraca) no primeiro tempo até a primeira parte (forte) do segundo tempo, e aí acontece outra síncope. O lá semínima se prolonga da segunda parte (fraca) do segundo tempo até a primeira parte (forte) do terceiro tempo e aí está outra síncope. O si semínima se prolonga da segunda parte (fraca) do terceiro tempo até a primeira parte (forte) do quarto tempo, e aí está mais outra síncope. O dó colcheia pertence à segunda parte (fraca) do quarto tempo. Leia algumas vezes o exemplo anterior, refletindo sobre as síncopes encontradas. Contratempo é quando uma nota está no tempo fraco, sendo que o tempo forte anterior está preenchido por uma pausa. Contratempo, também é quando uma nota está na parte fraca de um tempo, sendo que a parte forte desse tempo está preenchida por uma pausa. Exemplo: #d. vôvù xfghxijd xjxixhxg Analisemos os compassos: a fórmula de compasso é quatro por quatro, portanto os compassos são quaternários. No primeiro compasso temos uma pausa de semínima no primeiro tempo (forte), um dó semínima no segundo tempo (fraco), uma pausa de semínima no terceiro tempo (meio forte), um ré semínima no quarto tempo (fraco). No segundo compasso temos: pausa de colcheia na primeira parte (forte) do primeiro tempo, mi colcheia na segunda parte (fraca) do primeiro tempo, pausa de colcheia na primeira parte (forte) do terceiro tempo e lá colcheia na segunda parte (fraca) do terceiro tempo. No terceiro compasso as notas si, lá, sol e fá colcheias, estão nas partes fracas de todos os tempos, enquanto que as partes fortes estão preenchidas pelas pausas de colcheias. Leia com atenção o exemplo, refletindo sobre todos os contratempos. ------------------------- Questionário 1 O que é Síncope? 2 Indique as Síncopes dos compassos: #d. ôàüà iüïàe y 3 O que é contra tempo? 4 Indique os contra tempos dos compassos: #d. rvà nvà üihïxh fxgxxfxe ôvu

Aula 9 Faz-se o nome de grupo irregulares ou quiálteras, quando três notas entram no lugar onde normalmente caberiam duas. Por exemplo: uma semínima de um tempo vale por duas colcheias, porém, no lugar dessas duas colcheias podem aparecer três, as quais devem ser executadas um pouquinho mais depressa. Também é grupo irregular ou quiálteras, quando duas notas entram no lugar onde normalmente caberiam três. Por exemplo: uma semínima pontuada vale por três colcheias, porém no lugar dessas três colcheias podem aparecer duas, as quais devem ser executadas um pouco mais devagar. Além de duas e três notas, há quiálteras com quatro, cinco, seis, sete e até com maior número de notas. Relação dos sinais das quiálteras de acordo com o número de notas que elas abrangem. _;' -- grupo irregular de duas notas, também chamado de duas quiálteras. _:' -- grupo irregular de três notas, também chamado de tercina. ;y -- esse sinal também indica a tercina e é mais usado do que o seu correspondente anterior. _.' -- grupo irregular de quatro notas ou quiáltera de quatro. _?' -- grupo irregular de cinco notas ou quiáltera de cinco. _!' -- grupo irregular de seis notas ou quiáltera de seis ou sestina. _(' -- grupo irregular de sete notas ou quiáltera de sete... Alguns exemplos: 1 #d. dfügeô ;defê;gfeô 2 #f{ defü' _;'dfü' No primeiro compasso do exemplo 1 o primeiro e o terceiro tempo têm duas colcheias cada, enquanto que no segundo compasso, o sinal da tercina indica que o primeiro e o terceiro tempo possuem três colcheias cada, as quais deverão ser executadas um pouquinho mais depressa, para não haver atraso na duração dos tempos. No primeiro compasso do exemplo 2, no primeiro tempo há três colcheias, enquanto que no segundo compasso, o sinal do grupo irregular de duas notas indica que no primeiro tempo há apenas duas colcheias, as quais devem ser executadas um pouco mais devagar do que as três do primeiro compasso. A seguir, alguns exemplos, para que sejam comparados os compassos sem grupos irregulares com aquelas que os possuem. #d. dfügeô ;defü;gfeô #f{ defü' _;'dfü' #c. ôàü r' _;'ôà r' #c. fgáèáéà fg_?'áèáéçù #b. áèáéfd _!'áèáéçzfd ------------------ Questionário 1 O que são quiálteras? 2 Qual o sinal indicativo de duas quiálteras? 3 Quais os sinais indicativos de quiáltera de três? 4 Quais os sinais de grupos irregu lares de quatro, cinco, seis e sete notas? 5 Tercina são três notas no lugar de duas; tercina também são três notas no lugar de quatro? 6 Três notas colocadas no lugar de duas, devem ser executadas mais depressa ou mais devagar? 7 Três notas colocadas no lugar de quatro, devem ser executadas mais depressa ou mais devagar?

Aula 10 As notas musicais podem ser executadas de várias maneiras: ligadas entre si, não muito ligadas, pouco acentuadas, muito acentuadas, destacadas,etc. A essas maneiras de se executar as notas dá-se o nome de Articulações. As Articulações são as seguintes: ligadura, destacado ou staccato, staccato doce, staccatíssimo, tenuta, smorzando, martelato, sforzando. Ligadura -- indica a execução unida de duas ou mais notas; é representada pelo sinal c colocada entre as notas. Ex.: #d. dcecàcùô Numa sucessão de mais de quatro notas ligadas entre si, a ligadura deve ser duplicada depois da primeira nota e colocada uma só vez antes da última; assim todas as notas ficam ligadas e não será necessário se colocar todas as ligaduras entre si. Ex.: #d. eccdjijhicj Destacado -- indica que a nota deve ser executada apenas a metade de sua duração, sendo que a outra metade é uma pausa. Por exemplo: uma semínima com o destacado, fica valendo uma colcheia e uma pausa de colcheia, e assim por diante. O destacado é representado pelo sinal { colocado antes da nota. Exemplo: #d. {d{e{fxù{ô Na execução deste exemplo, cada colcheia vale por uma semicolcheia e uma pausa de semicolcheia. O dó semínima vale por um dó colcheia e uma pausa de colcheia. Numa sucessão de mais de três notas, o destacado deve ser duplicado antes da primeira nota e colocado uma só vez antes da última. Exemplo: #d. {{defjijd{e O Destacado é conhecido também pelo nome de Staccato. Destacado Doce -- indica que as notas devem ser executadas suavemente separadas umas das outras. É representado pelo staccato antes da nota e pela ligadura depois dela. Exemplo: #d. {dc{ec{fxùô Esse sinal deve também ser duplicados quando aparecem numa seqüência de mais de três notas. Exemplo: #d. {{eccdefgefc{d Staccatíssimo -- também é um termo de língua italiana e indica que a nota deve ser executada mais curta do que a nota com o destacado. É representado pelo sinal `{ colocado antes da nota. Exemplo: #d. `{d`{e`{fxù`{ô Numa sucessão de mais de quatro notas, o staccatíssimo deve ser duplicado antes da primeira nota e colocado uma só vez antes da última. Tenuta -- indica que a nota deve ser executada com uma leve sustentação e intensidade. É representada pelo sinal _{ colocado antes da nota. Se duplica da mesma maneira que as outras. Smorzando -- indica que a nota deve ser executada com maior acentuação do que a nota com tenuta. É representada pelo sinal ]{ colocado antes da nota, e também se duplica da mesma forma já aprendida. Martelato -- Indica que a nota deve ser executada rudemente, curta e seca. É representado pelo sinal \{ colocado antes da nota. Também na mesma maneira aprendida anteriormente de se duplicar. Sforzando -- indica que a nota deve ser executada com muita acentuação. É representada pelas letras sfz precedidas do sinal de palavras, e colocadas antes da nota. Exemplo: ãsfz ------------- Questionário 1 O que são articulações? 2 Qual o sinal indicativo da ligadura? 3 Para que serve a ligadura? 4 Descreva a maneira de se abreviar a escrita quando um número muito grande de notas são ligadas entre si. 5 O que é destacado e qual o seu sinal indicativo? 6 O destacado também pode ser duplo? 7 Qual o nome italiano dado ao Destacado? 8 Existe diferença entre o destacado e o ponto de diminuição? 9 O que é destacado doce e qual o seu sinal indicativo? 10 O que é tenuta e qual seu sinal indicativo? 11 O que é smorzando e qual o seu sinal? 12 O que é martelato e qual o seu sinal? 13 O que é sforzando e qual o seu sinal indicativo? 14 O que representam os seguintes sinais? ãsfz yc \{y {y ]{ {yc `{y _{

Aula 11 Intervalo é a distância que existe entre duas notas de sons diferentes, por exemplo; entre dó e ré, entre ré e fá, entre fá e si, etc. Quando duas notas diferentes são executadas sucessivamente, isto é, uma depois da outra, dizemos que o intervalo entre elas é melódico. Quando duas notas diferentes são executadas simultaneamente, isto é, as duas ao mesmo tempo, o intervalo entre elas é harmônico. Os intervalos ainda recebem outros nomes, conforme o número de notas que abrangem. De segunda, quando o intervalo abrange duas notas, de dó a ré, de terça quando abrange três notas, de dó a mi, de quinta quando abrange cinco notas, de dó a sol e assim sucessivamente. Se considerarmos todas as notas da música de acordo com o teclado do piano, as oitavas vão se repetindo sempre do dó a si, desde as notas mais graves até as mais agudas. Quando as notas vão do grave para o agudo, dizemos que elas estão crescendo (subindo) e quando as notas vão do agudo para o grave, dizemos que elas estão decrescendo (descendo). O intervalo não deve ser considerado apenas começando da nota dó, ele pode começar de qualquer outra nota. Além disso, o intervalo pode subir ou descer, isto é, pode ir do grave para o agudo ou do agudo para o grave. O intervalo quando sobe é chamado de ascendente, e quando desce é chamado de descendente. Por exemplo; o intervalo entre mi e sol abrange as três notas, mi fá e sol, e é um intervalo de terça ascendente. O intervalo entre fá e ré, abrange três notas, fá mi e ré é um intervalo de terça descendente. O intervalo entre si e mi, abrange as cinco notas, si, lá, sol, fá, mi, é um intervalo de quinta descendente. -------------------------- Questionário 1 O que é intervalo? 2 Quando o intervalo é melódico? 3 Quando o intervalo é harmônico? 4 Quantas notas abrange o intervalo de segunda? 5 Quantas nota abrange o intervalo de sétima? 6 Quando se diz que as notas estão subindo? 7 Quando se diz que as notas estão descendo? 8 O que é intervalo ascendente? 9 O que é intervalo descendente? 10 Identifique os seguintes intervalos ascendentes: dó ré, ré sol, fá lá, ré si, dó lá. 11 Identifique os seguintes intervalos descendentes: dó si, lá ré, si mi, lá fá, dó ré. 12 Dê exemplos dos intervalos seguintes, partindo de qualquer nota: segunda ascendente, terça desc., quarta asc., sexta asc., oitava desc., e sétima ascendente. 13 Quais as notas abrangidas pelos intervalos ascendentes que seguem: df eh fj gj fh ei ej di 14 Quais as notas abrangidas pelos intevalos descendentes que seguem: di jg ie he ig jf je df

Aula 12 A altura das notas, desde a mais grave até a mais aguda, é indicada pelos sinais das oitavas. Os sinais das oitavas são sete e correspondem exatamente as sete oitavas do teclado do piano. O piano serve de base para os sinais das oitavas em braille, porque é o instrumento musical que possue num único teclado, todas as notas desde as mais graves até as mais agudas. Cada uma das sete oitavas do piano abrange as sete notas que conhecemos: dó ré mi fá sol lá si. Na tabela a seguir encontraremos a nota dó semínima depois de cada sinal da oitava, para não esquecermos que o dó é o início de cada oitava. Primeira oitava --- ^ô Segunda oitava --- @ô Terceira oitava --- _ô Quarta oitava --- ~ô Quinta oitava --- ]ô Sexta oitava --- \ô Sétima oitava --- `ô Observação: Na quarta oitava onde colocamos o ponto 5 antes da nota, é chamado de dó 3 ou dó central, por estar no centro do piano. Na maioria dos pianos, existem ainda um lá e um si abaixo do dó da primeira oitava e um dó acima do si da sétima oitava. Os sinais das oitavas das notas graves (lá si), é o de primeira oitava colocado duas vezes antes dessas notas e o sinal da oitava do dó mais agudo do teclado é o de sétima oitava colocado duas vezes antes dessa nota. A seguir a relação das oitavas com os sinais respctivos e suas notas. Abaixo da #,a oitava ----- ^^õw Primeira oitava ---------- ^ôùàïüõw Segunda oitava ----------- @ôùàïüõw Terceira oitava ---------- _ôùàïüõw Quarta oitava ------------ ~ôùàïüõw Quinta oitava ------------ ]ôùàïüõw Sexta oitava ------------- \ôùàïüõw Sétima oitava ------------ `ôùàïüõw Acima da #(a oitava ------ ``ô As partituras musicais em braille ficariam muito mais extensas do que já são se fossem colocados sinais de oitavas antes de cada nota, porém isso não acontece, devido as normas estabelecidas para a colocação dos sinais das oitavas. 1 -- Quando duas notas estão distantes uma da outra por intervalos de segunda ou terça, a segunda nota não deve levar sinal da oitava mesmo que não pertença a mesma oitava. Exemplo: ~wôwù ôwôõ ïüïõ üïüà on 2 -- Quando duas nota estão distantes uma da outra por intervalos de quarta e quinta, a segunda nota deve levar o sinal da oitava somente quando estiver fora da oitava a que pertence a sua anterior. Exemplo: ~ôùùõ àwï]ô ~ü]ù~õ]à ùàn 3 -- Quando duas notas estão distantes uma da outra por intervalos de sexta ou maior que este, a segunda nota deve levar o sinal da oitava, esteja ela dentro ou fora da oitava a que pertence. Exemplo: ~ô~õù~w à]ô~ï]ù ~ü]à~õ]ï ~w]üàô Observação: Nenhum sinal deve ser colocado entre o sinal da oitava e a sua respectiva nota. A nota inicial de uma partitura musical ou de uma de suas divisões, deve estar precedidas do sinal de oitava. Claves: Clave de Sol na 2ª linha ãíl Clave de Fá na 4ª linha ã#l Clave de Dó na 3ª linha ãól Clave de Sol na 1ª linha ãí^l Clave de Fá na 3ª linha ãó_l Clave de Dó na 1ª linha ãóal Clave de Dó na 2ª linha ãó@l Clave de Dó na 4ª linha ãó~l ------------------------------- Questionário 1 Em braille, como se indica a altura das notas? 2 Quais são as sete notas que formam uma oitava? 3 Qual o sinal indicativo da segunda oitava? 4 Qual o sinal indicativo da quarta oitava? 5 Qual o sinal indicativo da sexta oitava? 6 Qual o sinal indicativo da terceira oitava? 7 Qual o sinal indicativo da quinta oitava? 8 Qual o sinal indicativo da sétima oitava? 9 Uma partitura musical pode ser iniciada sem o sinal da oitava? 10 Copie os trechos musicais que vem a seguir, eliminando os sinais das oitavas que julgar desnecessária. ~d~e~d~f ~f~h~i~f ~g~j~h~f ~e~i~e~d ~d~g~e~h ~f~i~g~j ~h]d~i]e ]f]d~h]e ]d~g~j~f ~h~e~g_j ~f_i~e_j _i_h_h~d ~d~i~e~j ~f]d~g]e ]f~h]e~g ]d~f~j~e ~i~d~h_j ~g_i~f_h ~e_i~e_j ~d]d~h~d -----------------------------------

Aula 13 Em determinadas seqüências de notas em semicolcheias, fusas ou semifusas, pode ser adotada uma maneira especial de escrita, que torna a leitura da música braille mais fácil. Essa maneira de escrita chama-se Agrupamento de Valores. A primeira nota de cada tempo é escrita com o sinal representando o seu valor real, enquanto que as outras notas são escritas em colcheias, apesar de não serem colcheias. Ex: #d. ]yefgágfgágfgágfe Neste compasso, todas as notas são semicolcheias, embora três delas em cada tempo estejam anotadas com os sinais das colcheias. O primeiro valor de um agrupamento pode ser uma pausa, porém, se a mesma estiver em outra parte do tempo, o agrupamento não poderá ser feito. Ex: #b. m]dfemhge yçmáémçz O agrupamento pode ser feito numa seqüência de notas em quiálteras. Ex: #d. ;;~áihéfeçghèhg]ôv O agrupamento de valores não pode ser empregado quando o grupo de valores iguais for seguido de colcheias verdadeiras, dentro do mesmo compasso. Ex: #d. ~yçáèhgçáézdf Neste compasso, o primeiro tempo é formado por quatro semicolcheias e não podem ser agrupadas porque o segundo tempo é composto de colcheias verdadeiras, o mesmo acontecendo com o terceiro e quarto tempo. Hífen Musical Serve para cortar o compasso no final de uma linha, para que o seu restante continue na linha seguinte. O Hífen Musical é representado pelo ponto 5 colocado após o último sinal do final da linha. Não se deve dividir um tempo ao meio quando da passagem de uma parte do compasso para outra linha. O Hífen Musical pode cortar o compasso no meio da linha para a colocação de palavras ou para a mudança da fórmula de compasso. Nestes casos, deve haver um espaço depois do Hífen Musical e um outro espaço depois da palavra ou fórmula de compasso. Barra Dupla O final de uma música é determinado pela Barra Dupla Final. Sua representação em braille é feita pelo sinal êk. Os finais das partes de uma música são determinados pelas Barras Duplas Parciais. Sua representação em braille é feita pelo sinal êk'. Depois das Barras Duplas, a primeira nota deve levar o seu respectivo sinal de oitava. Exemplo longo, com os elementos musicais estudados. Procure perceber quando as notas estão subindo ou descendo e quando mudam de oitavas. #d. ~yfegçhgeôvêlêk' ~ygehçigjá]di]eú]fdg zhfiéjh\dúgif~ áegd ç~je~iy~hjgèfhjéheédf_j nuêlêk' ..................................... Questionário 1 O que é agrupamento de valores? 2 Faça o agrupamento de valores nos seguintes compassos: #b. ~yçáçzáéz yzçéáèúy ~ôvêk #c. ~nopqrstnúzúáézçé p'êk #b. m~çáçèáéç mzézáéçz yzçéfe ôvêk 3 O que é Hífen musical? 4 Quando é usado o Hífen Musical? 5 Para que serve a Barra Dupla Final? 6 Para que serve a Barra Dupla Parcial?

Aula 14 Uma música inteira ou uma parte dela pode ser executada com pouca intensidade sonora, isto é, bem baixinho ou com muita intensidade sonora. Essas formas de execução têm o nome de dinâmica. Na música, o som com muita intensidade é chamado de forte e com pouca intensidade é chamado de piano. A Dinâmica Musical é representada por palavras inteiras, palavras abreviadas e por simples letras. Em braille, toda expressão de dinâmica é precedida do sinal de palavras. As expressões de dinâmica aqui apresentadas são todas de origem italiana e aparecem entre parênteses. Partindo da menor para a maior intensidade sonora, as expressões de dinâmica são as seguintes: ãpp -- quer dizer (pianíssimo), e determina um toque muito leve. ãp -- (piano) determina um toque apena leve. ãmp -- (mezzo piano) determina um toque meio leve. ãmf -- (mezzo forte), determina um toque meio forte. ãf -- (forte), determina um toque forte. ãff -- (fortíssimo, determina um toque muito forte. Um trecho musical pode sofrer um aumento ou diminuição gradativos de intensidade sonora os quais são indicados pelo sinais ãc e ãd que querem dizer respectivamente: crescendo e diminuindo. Para que o músico saiba exatamente onde terminam o crescendo e o diminuindo, existem os sinais ã: e ã. que indicam respectivamente o final do crescendo e o final do diminuindo. Exemplo: #d. ãc]defgãd]hgih ãc]çzçáã:]èáéçãd]çzèúã.]yúáè As expressões de dinâmica com palavras abreviadas são as seguintes: ãaum' -- (aumentando) ãcresc' ou ãcr' -- (crescendo) ãrinf' -- (rinforzando), que indica aumento gradativo na sonoridade. ãdim' -- (diminuindo) ãdecresc' -- (decrescendo) ãsmorz' -- (smorzando), que indicam diminuição gradativa na sonoridade. ãmorendo, ãcalando, ãsmorzando, que indicam: calando-se morrendo, extinguindo-se, tanto na intensidade sonora quanto no andamento. Não devemos esquecer, que a primeira nota que aparecer após qualquer uma das expressões de dinâmica, deve estar com o seu respectivo sinal da oitava. ----------------------------- Questionário 1 Na música o que quer dizer a palavra forte? 2 E a palavra piano? 3 O que é Dinâmica na música? 4 Qual o sinal que deve anteceder as letras ou palavras nas indicações de dinâmica? 5 Qual a letra que determina um toque apenas leve? 6 Qual a letra que determina um toque forte? 7 O que determina as letra ãpp e ãff? 8 Quais os sinais indicativos do crescendo, diminuindo e dos finais dos mesmos? 9 Qual o sinal que deve preceder a nota quando ela está depois de uma expressão de Dinâmica?

Aula 15 Semitom é o menor intervalo existente entre duas notas, isto é, quando não já nenhuma outra entre elas. Por exemplo: entre Mi e Fá o intervalo é de um semitom, porque não há nenhuma nota no meio delas. Entre si e dó o intervalo é de um semitom porque também não há nenhuma nota entre elas. Dois Semitons seguidos formando o intervalo de um tom. Por exemplo o intervalo entre Dó e Ré de um tom, porque entre elas há uma nota alterada que se chama Dó Sustenido. Sinais de alteração, também chamados de acidentes, são colocados antes das notas e servem para alterar-lhes os sons. Os Acidentes são os seguintes: Sustenido---------------------- ì Dobrado sustenido ------------- ìì Bemol ------------------------- ê Dobrado bemol ----------------- êê Bequadro ---------------------- â Dobrado bequadro -------------- ââ O sustenido eleva a nota na distância de um semitom. Ex: ~dìdeìefgìghìhiìijdêk Neste exemplo, a distância entre as notas é de um semitom. Todo acidente é colocado antes da nota, porém, na leitura ele é falado depois da nota. O bemol abaixa a nota na distância de um semitom. Ex: ]djêjiêihêhgfêfeêedêk O dobrado sustenido eleva a nota na distância de um tom. Ex: ~dììd O dó dobrado sustenido tem o mesmo som do ré, por isso que a distância é de um tom. O dobrado bemol abaixa a nota na distância de um tom. Ex: ~jêêj O si dobrado bemol tem o mesmo som de lá. O Bequadro serve para anular o efeito do sustenido e do bemol, fazendo a nota voltar a ser natural. Ex: ~dìdeâd Este exemplo se lê dó, dó sustenido, ré e dó bequadro. O dobrado bemol anula os acidentes dobrados. O bequadro sustenido âì e o bequadro bemol âê anulam meio tom dos acidentes dobrados. A seguir, o exemplo de uma seqüência de notas naturais e alteradas, na distância de um semitom entre elas. ~dìdeìefgìghìhiìijdêk' ~djêjiêihêhgfêfeêedêk' Para se evitar uma possível confusão, o ponto três serve como ponto de separação entre alguns sinais, como por exemplo, entre o sinal de dinâmica e o acidente. Ex: #d. ãf'ì~no ãp'ê~onêk Existe uma determinada ordem na colocação dos sinais que aparecem antes da nota, como demonstra o exemplo a seguir. #c. ãc'{ì~qrêk ------------------------------------------ Questionário 1 O que é semitom? 2 O que é tom? 3 O que são acidentes? 4 A que distância o sustenido eleva a nota? 5 A que distância o bemol abaixa a nota? 6 Qual é o sinal do sustenido? 7 Qual é o sinal do bemol? 8 A que distância o dobrado sustenido eleva a nota? 9 A que distância o dobrado bemol abaixa a nota? 10 Para que serve o bequadro? 11 Qual é o sinal do bequadro? 12 Os acidentes são colocados antes ou depois das notas? 13 Para que serve o ponto de separação? 14 Seguindo do grave para o agudo, indique o número de tons e semitons existentes entre as seguintes notas que estão entre espaços: ~de df dg dh d~i ~d~j ~d]d 15 Seguindo do agudo para o grave, indique o número de tons e semitons existentes entre as seguinte notas que estão entre espaços: ]dj di d~h ]d~g ]d~f ]d~e ]d~d

Aula 16 Chama-se semitom cromático a distância entre duas notas de nomes iguais. Ex: ~ôìô ùìù àìà ïêï õêõ üêü ]ôêôêk O mi sustenido tem a mesma altura do fá natural; e fá bemol tem a mesma altura do mi natural; o si sustenido tem a mesma altura do dó natural; o dó bemol tem a mesma altura do si natural. Chama-se semitom diatônico a distância entre duas notas de nomes diferentes. Ex: ~ôêù üêõ ïà ]ôw ìõw ìüõêk Chamam-se notas enarmônicas as que têm a mesma altura, porém os nomes são diferentes. Ex: ì~ôêù êàìù ìàï õììü õêêwêk No piano, as notas enarmônicas são tocadas na mesma tecla e no violão violão elas são tocadas na mesma casa. Escala é nome que se dá a uma série de notas sucessivas, separadas por tons e semitons. A escala pode ser ascendente ou descendente. Exemplo de escala ascendente: ~ y z ç é á è ó yêk Exemplo de escala descendente: ]y ú è á é ç z yêk A escala pode ser diatônica ou cromática. Diatônica, quando as notas se sucedem por tons e semitons. Ex. escala diatônica ~y z ç é á è ú yêk' ~á è ú y z ç ìé áêk' ~z ç ìé á è ú ìz zêk' ~z ç ìy á è ú ìy zêk Se observarmos, nos exemplos acima, cada escala diatônica possui 2 tons, 1 semitom, 3 tons e termina com 1 semitom. A primeira nota da escala é que dá o nome a ela. A escala de Dó começa com anota Dó; a escala de Sol começa com a nota Sol, A escala de Mi começa com a nota Mi e assim por diante. A escala mais usada na música ocidental é a de sete notas, que podem ir se repetindo, ascendente ou descendentemente, passando por várias oitavas. As notas das escalas diatônicas também são chamadas de graus. A primeira nota é o primeiro grau, a segunda nota é o segundo grau, a terceira nota é o terceiro grau, e assim por diante, até o sétimo grau. O oitavo grau já é o primeiro grau da repetição da escala, uma oitava acima. As notas de uma escala diatônica, ainda recebem outros nomes os quais devemos decorá-los muito bem. Exemplos: #,o grau: tônica #;o grau: sobre-tônica #:o grau: mediante #.o grau: sub-dominante #?o grau: dominante #!o grau: sobre-dominante #(o grau: sensível O #{o grau é a repetição da tônica, uma oitava acima. Escala cromática é aquela cujas notas se sucedem somente por semitons. Exemplo: Escala cromática Ascendente: ~y ìy z ìz m é ìé á ìá è ìè ú yêk Escala cromática descendente: ~y ú êú è êè á êá é ç êç z êz yêk ------------------ Questionário 1 O que é semitom cromático? 2 O que é semitom diatônico? 3 O que são notas enarmônicas? 4 O que é escala? 5 O que é escala ascendente? 6 O que é escala descendente? 7 Como se chama a escala cujos sons se sucedem por tons e semitons? 8 Como se chama a escala cujos sons se sucedem somente por semitons? 9 O que são graus de uma escala? 10 Quais são os outros nomes dados aos sete graus de uma escala diatônica?

Aula 17 Tetracorde é uma palavra de origem grega que significa "série de quatro sons iguais. A escala diatônica é dividida em dois tetracordes. Por exemplo na escala de Dó Maior, as quatros primeiras notas formam o #,o tetracorde: Dó Ré Mi Fá. As outras quatro notas formam o #;o tetracorde: Sol Lá Si Dó. Cada tetracorde é composto de dois tons e um semitom. Exemplo: Primeiro tetracorde: de Dó a Ré, há um tom; de Ré a Mi, há um tom; de Mi a Fá, há um semitom Segundo tetracorde: de Sol a Lá, há um tom; de Lá a Si, há um tom; de Si a Dó, há um semitom. Entre um Tetracorde e outro, existe o intervalo de um tom, que é justamente o espaço entre o Fá e o Sol. A escala pode ser feita de dois modos, o modo Maior e o modo menor. A escala de modo Maior é formada por 2 tons, 1 semitom, 3 tons e 1 semitom. A escala diatônica de Dó Maior é considerada escala natural, porque não possui nenhum acidente, isto é, nenhum sustenido ou bemol e por esse motivo é escolhida para ser a escala padrão. Entretanto, nas outras escalas já vão surgindo os acidentes. Os sustenidos que aparecem nas escalas, obedecem a uma determinada ordem. O #,o sustenido altera a nota Fá, o #;o sustenido altera a nota Dó, o #:o sustenido altera a nota Sol, o #.o sustenido altera a nota Ré, o #?o sustenido altera a nota Lá, o #!o sustenido altera a nota Mi, e o #(o sustenido altera a nota Si. Portando, os sustenidos que vão surgindo nas escalas são: Fá, Dó, Sol, Ré, Lá, Mi, Si. Esta relação deve ser muito bem decorada. A ordem das escalas constituídas com sustenidos obedece a uma seqüência de quintas ascendentes. A escala de Dó Maior não possui nenhum sustenido, depois dela vem a escala de Sol Maior 1 sustenido (fá); depois a escala de Ré Maior com 2 sustenidos (fá, dó); a escala de Lá Maior com 3 sustenidos (fá, dó, sol); e assim por diante. Nos exemplos a seguir, primeiramente encontraremos o nome da escala, depois a quantidade de sustenidos e antes das notas, a armadura da clave. Armadura da clave é o nome que se dá ao número de acidentes os quais determinam as notas alteradas, dentro da escala, de acordo com aquela relação, que foi pedida para decorar. Dó Maior (sem acidentes) ~defghijd djihgfedêk Sol Maior, 1 sustenido ì ~hijdefgh hgfedjihêk Ré maior, 2 sustenidos ìì ~efghijde edjihgfeêk Lá Maior, 3 sustenidos ììì ~ijdefghi ihgfedjiêk Mi Maior, 4 sustenidos 4ì ~fghijdef fedjihgfêk Si Maior, 5 sustenidos 5ì _jdefghij jihgfedjêk Fá Sustenido Maior, 6 sustenidos 6ì ~ghijdefg gfedjihgêk Dó Sustenido Maior, 7 sustenidos 7ì ~defghijd djihgfedêk Os sustenidos são os mesmos, tanto nas escalas ascendentes quanto nas descendentes. Os bemóis que surgem nas escalas, também obedecem a uma determinada ordem. O #,o bemol altera a nota Si O #;o bemol altera a nota Mi O #:o bemol altera a nota Lá O #.o bemol altera a nota Ré O #?o bemol altera a nota Sol O #!o bemol altera a nota Dó O #(o bemol altera a nota Fá Assim os bemóis que vão surgindo nas escalas são: Si, Mi, Lá, Ré, Sol, Dó, Fá. Esta relação que é o inverso da outra com sustenidos também deve ser bem decorada. A ordem das escalas constituídas com bemóis obedece a uma seqüência de quintas descendentes. A escala diatônica de Dó Maior não possui nenhum bemol, depois dela vem a de Fá Maior com 1 bemol (si), depois a escala de Si bemol Maior com 2 bemóis (si e mi), depois escala de Mi bemol Maior com 3 bemóis (si, mi e lá), e assim por diante. Agora apresentaremos o nome da escala, depois a quantidade de bemóis e antes da nota a armadura de clave. Dó Maior (sem acidentes) ~defghijd djihgfedêk Fá Maior (1 bemol) ê ~ghijdefg gfedjihgêk Si bemol Maior (2 bemóis) êê _jdefghij jihgfedjêk Mi bemol Maior (3 bemóis) êêê ~fghijdef fedjihgfêk Lá bemol Maior (4 bemóis) 4ê ~ijdefghi ihgfedjiêk Ré bemol Maior (5 bemóis) 5ê ~efghijde edjihgfeêk Sol bemol Maior (6 bemóis) 6ê ~hijdefgh hgfedjihêk Dó bemol Maior (7 bmóis) 7ê ~defghijd djihgfedêk Os bemóis são os mesmos, tanto nas escalas ascendentes quanto nas escalas descendentes. --------------------- Questionário 1 O que é tetracorde? 2 Em quantos tetracordes está dividida a escala diatônica? 3 De quantos tons e semitons é constituída a escala diatônica Maior? 4 Qual a relação dos sustenidos que aparecem alterando as notas das escalas diatônicas? 5 A escala de Dó Maior possui algum acidente? 6 A escala de Lá Maior possui 3 sustenidos; quais são? 7 A escala de Mi Maior possui 4 sustenidos; quais são? 8 Qual o nome da escala maior que tem 5 sustenidos? 9 Quais são os sustenidos da escala de Si Maior? 10 O que é armadura de clave? 11 Faça a escala de Ré Maior, colocando antes das notas e não na armadura de clave. 12 Faça a escala de Mi Maior colocando os sustenidos antes das notas. 13 Qual á a relação dos bemóis que aparecem alterando as notas das escalas diatônicas? 14 A escala de Fá Maior possui 1 bemol, qual é? 15 A escala de Mi bemol Maior possui 3 bemóis; quais são? 16 Quais são os bemóis da escala de Ré bemol Maior?

Aula 18 Nesta aula trataremos dos intervalos, é bom dar uma lida na aula 11 para relembrarmos o assunto. Além da oitava, o intervalo pode continuar assim: intervalo de nona, de décima, décima primeira, décima segunda, etc. Na verdade, o intervalo de nona é o de oitava mais um de segunda; o intervalo de décima é o de oitava mais uma terça; e assim por diante. Exemplos: ~ô]ô -- intervalo de oitava, ~ô]ù -- intervalo de nona, ~ô]à -- intervalo de décima, ~ô]ï -- intervalo de décima primeira, ~ô]ü -- intervalo de décima segunda. Até a oitava, o intervalo é considerado simples e de nona em diante, o intervalo é considerado composto. Entre duas notas da mesma altura não há intervalo; quando isso acontece, dizemos que elas estão em uníssono, que quer dizer "um som". O intervalo é melódico quando as notas são sucessivas e é harmônico quando as notas são simultâneas. Em braille, os intervalos harmônicos são representados por uma série de sinais que indicam a distância exata entre as suas notas. Os sinais dos intervalos são: segunda ------ yí terça ------ yó quarta ------ y# quinta ------ y* sexta ------ y" sétima ------ y: oitava ------ y} nona ------ yí décima ------ yó décima primeira y# décima segunda y* etc. Os intervalos harmônicos, a primeira nota é escrita na sua forma real, enquanto que a outra é representada pelo sinal de intervalo. Nas lições, os intervalos serão sempre considerados do grave para o agudo. Exemplos: ~dí ãdó e ãré simultâneos. ~dó ãdó e ãmi simultâneos. ~f* ãmi e ãsi simultâneos. ~e} ãré e ãsi simultâneos. Os sinais dos intervalos representam as notas e por esse motivo podem ser precedidos pelos acidentes. Exemplos: ~fìó ãmi e ãsol sustenido ~fâó ãmi e ãsol natural ~fê* ãmi e ãsi bemol Quando um intervalo harmônico ultrapassa a oitava, a segunda deve levar o seu respectivo sinal de oitava. Exemplo: ~d]í ãdó da #.a oitava e ré da #?a oitava. ~f\} ãmi da #.a oitava e dó da #!a #!a oitava. Numa seqüência de intervalos harmônicos iguais, o sinal de intervalo deverá ser duplicado após a primeira nota e colocado uma só vez antes da última. Exemplo: #d. ~dóóefedefg áóêk Todas as notas neste exemplo, devem ser tocadas com as respectivas terças acima. Um grupo de mais de duas notas simultâneas é chamado de acorde. A primeira nota de um acorde é escrita na sua forma real, enquanto que as outras são representas pelos sinais dos intervalos. Exemplos: ~dó*}- Este exemplo, é constituído das nota dó da #.a oitava, mi, sol, lá e dó da #?a oitava. ~d*-ó Este exemplo, é constituído das notas, dó da #.a oitava, e sol da #.a oitava, dó da #?a oitava e mi da #?a oitava. A ligadura de acorde funciona para os intervalos harmônicos, da mesma forma como a ligadura de prolongação funciona para as nota sucessivas. A ligadura de acorde é representada pelo sinal: ]c #d. ~çó}]c pó}uêk As notas do segundo compasso deste exemplo não devem ser percutidas e sim sustentadas por dois tempos, como continuação do primeiro compasso. Os dedos da mão direita e da mão esquerda são representados por uma série de sinais chamada dedilhado. O dedilhado mostra quais dedos que devem ser usados para tocar as notas. O dedilhado é empregado após a nota ou o sinal de intervalo que a represente. O dedilhado é o seguinte: Primeiro dedo (polegar) ---- ya Segundo dedo (indicador) --- yb Terceiro dedo (médio) ----- yl Quarto dedo (anular) ------ y, Quinto dedo (mínimo) ------ yk Na música para violão, o dedilhado da mão direita é diferente destes apresentados. Exemplo de um trecho musical para ser executado pela mão direita em instrumento de teclado. Atenção, os intervalos dos acordes devem ser lidos do agudo para o grave. #c. ~àaüb]ôk t', ôkóólw,bõla ü,bàlaï,; r'kól ôaàbül s',ól}a t',ób#a n'k#b}a]c ô#}vvêk Devemos notar que o terceiro e quarto compassos, onde aparece a seqüência de terças, cada nota leva dois sinais de dedos, o primeiro é para a nota real e o segundo é para a terça abaixo da nota. -------------------------------- Questionário 1 Quais os intervalos que vão além da oitava? 2 Qual é o limite do intervalo simples? 3 Onde comçam os intervalos compostos? 4 O que é intervalo melódico? 5 O que é intervalo harmônico? 6 Seguindo do grave para o agudo, leia os exemplos que seguem, indicando o nome dos intervalos e as notas que eles representam: ~dí dó dì# d* dê} d: d- dê]ó d]# 7 Para que serve a duplicação do sinal de intervalo? 8 Seguindo do grave par o agudo, indique as notas que formam os seguintes acordes: ~dó* eó# fó} e#} d*ê: d#} eó#: dó*- 9 O que é acorde? 10 Que diferença existe entre a ligadura de prolongação para as notas sucessivas e a ligadura de acordes para as notas simultâneas? 11 Qual é a diferença existente entre os dois compassos do exemplo a seguir? #b. ~ôó*]côó* nó* 12 Neste exemplo indique as diferenças existentes entre eles: #c. ~o#}]cù#} o'#} 13 O que é dedilhado? 14 Indique os dedos colocados nas seguintes notas: ~daebflgahbilj,dk~hlfbda _dke,flgbhailjbda_hbf'dk

Aula 19 Pela quantidade de tons e semitons que possuem, os intervalos podem ser maiores, menores, aumentados, diminutos e justos. A tabela a seguir, apresenta intervalos onde todos partem da nota Dó da quarta oitava (Dó 3 ou Dó Central), onde são considerados do grave para o agudo. As espécies dos intervalos são indicadas por letras, as quais devemos aprender. M. -- quer dizer Maior. m. -- quer dizer menor. A. -- quer dizer Aumentada. J. -- quer dizer Justa. Aqui está a referida tabela: ~de ---- #;a ]m. #a tom. ~dêe ---- #;a m. #a semitom ~dìe ---- #;a ]a. #a tom e #a semitom ~dêêe --- #;a ]d. ]uníssono ~df ---- #:a ]m. #b tons. ~dêf ---- #:a m. #a tom e #a semitom. ~dìf ---- #:a ]a. #b tons e #a semitom. ~dêêf --- #:a ]d. #a tom. ~dìg ---- #.a ]a. #c tons. ~dêg ---- #.a ]d. #b tons. ~dg ---- #.a ]j. #b tons e #a semitom. ~dìh ---- #?a ]a. #d tons. ~dêh ---- #?a ]d. #c tons. ~dh ---- #?a ]j. #c tons e #a semitom. ~d~i ---- #!a ]m. #d tons e #a semitom. ~dê~i --- #!a m. #d tons. ~dì~i --- #!a ]a. #e tons. ~dêê~i -- #!a ]d. #c tons e #a semitom. ~d~j ---- #(a ]m. #e tons e #a semitom ~dê~j --- #(a m. #e tons. ~dì~j --- #(a ]a. #f tons. ~dêê --- #(a ]d. #d tons e #a semitom. ~dê]d -- #{a ]d. #e tons e #a semitom. ~dì]d -- #{a ]a. #f tons e #a semitom. ~d]d --- #{a ]j. #f tons. As mesmas qualificações dos intervalos melódicos da tabela anterior, podem ser encontradas nos intervalos harmônicos, como por exemplo: ~dí ---- #;a ]maior. ~dêó ---- #:a menor. ~dì# ---- #.a ]aumentada. etc. Inversão dos intervalos é o transporte da nota grave para uma oitava acima ou o transporte da nota aguda para uma oitava abaixo. Exemplos: Segunda torna-se sétima, Terceira torna-se sexta, Quarta torna-se quinta, Quinta torna-se quarta, Sexta torna-se terceira, Sétima torna-se segunda. ~de -- invertida fica: ]d~e ~df -- invertida fica: ]d~f ~dg -- invertida fica: ]d~g Devemos notar que, o intervalo de segunda ascendente, ficou intervalo de sétima descendente. O intervalo de terça ascendente, ficou intervalo de sexta descendente. O intervalo de quarta ascendente, ficou intervalo de quinta descendente, e assim por diante. ................................. Questionário 1 Pela quantidade de tons e semitons, como podem ser os intervalos? 2 Quais os intervalos existentes entre duas notas separadas entre si por um tom? 3 Quais os intervalos existentes entre duas notas separadas entre si por um tom e um semitom? 4 Quais os intervalos existentes entre duas notas separadas entre si por dois tons? 5 Quais os intervalos existentes entre duas notas separadas entre si por dois tons e um semitom? 6 Quais os intervalos existentes entre duas notas separadas entre si por três tons? 7 Quais os intervalos existentes entre duas notas separadas entre si por três tons e um semitom? 8 Quais os intervalos existentes entre duas notas separadas entre si por quatro tons? 9 Quais intervalos existentes entre duas notas separadas entre si por cinco tons? 10 Quais intervalos existentes entre duas notas separadas entre si por quatro tons e um semitom? 11 Entre duas notas separadas entre si por cinco tons e um semitom quais intervalos existentes? 12 Entre duas notas separadas entre si por seis tons, quais intervalos existentes? 13 Quais os intervalos existentes entre duas notas separadas entre si por seis tons e um semitom? 14 Indique as espécies dos seguintes intervalos harmônicos, considerando-os do grave para o agudo: ~dí dó d# d* d} d: d- dêó dì# dì* dê} dê: dì} 15 O que é inversão de intervalos? 16 Inverta os seguintes intervalos: ]fh ~f]d ]eh ~ei ]dh ~d~j

Aula 20 Toda escala maior tem uma relativa menor. O primeiro grau (tônica) da escala menor está no sexto grau da sua relativa maior. Exemplo: o sexto grau da escala de dó maior é a nota lá, portanto a sua relativa é a escala de lá menor. As escalas menores podem ser feitas e três maneiras; escala menor natural, escala menor harmônica e escala menor melódica. Modelo da escala menor de Lá Menor: A escala menor natural tem 2 semitons; o primeiro entre o #;o e #:o graus e o segundo entre o #?o e #!o graus,tanto ascendente como descendente. Exemplo: ~ijdefghi ihgfedjiêk O #,o semitom está entre o si e o dó. O segundo semitom está entre o mi e o fá. A escala menor harmônica tem 3 semitons, o primeiro, entre o #;o e #:o graus, o segundo entre o #?o e #!o graus e o terceiro entre o #(o e #{o graus. Esta escala possui ainda um intervalo de segunda aumentada que está entre o #!o e #(o graus, tanto ascendente como descendente. Exemplo: ~ijdefgìhi iìhgfedjiêk O #,o semitom está entre o si e o dó. O #;o está entre o mi e o fá. O #:o semitom está entre o sol sustenido e o lá. O intervalo de #;a aumentada está entre o fá e o sol sustenido. A escala menor melódica tem 4 semitons; o #,o entre o #;o e #:o graus, o #;o entre o #;o e #:o graus, o segundo entre o #(o e #{o graus, quando ascendente. Quando descendente, o #:o semitom está entre o #!o e #?o graus e o quarto, entre o #:o e #;o graus. Exemplo: ~ijdefìgìhi iâhâgfedjiêk O #,o semitom (subindo) está entre o si e o dó. O #;o semitom (subindo), está entre o sol sustenido e o lá. O #;o semitom (descendo) está entre o fá e o mi. O #.o semitom (descendo), está entre o dó e o si. A ordem das escalas menores constituídas com sustenidos obedece uma seqüência de quintas ascendentes. Exemplo: A escala de lá menor não possui nenhum sustenido; depois dela vem a escala de mi menor com 1 sustenido (fá) depois a escala de si menor com #b sustenidos (fá dó); a seguir a escala de fá sustenido menor com 3 sustenidos (fá, dó e sol) e assim por diante. Nos exemplos a seguir, primeiramente encontraremos o nome da escala, depois a quantidade de sustenidos e antes das notas musicais, a armadura da clave. Os acidentes que aparecem durante as escalas menores são chamadas acidentes ocorrentes, porque não são fixados pela armadura da clave. Lá menor (sem acidente na clave) Natural: ~ijdefghi ihgfedjiêk Harmônico: ~ijdefgìhi iìhgfedjiêk Melódico: ~ijdeifìgìhi iâhâgfedjiêk Mi menor (1 sustenido) Natural: ì ~fghijdef fedjihgfêk Harmônico: ì ~fghijdìef fìedjihgfêk Melódico: ì ~fghijìdìef fâeâdjihgfêk Si menor (2 sustenidos) Natural: ìì _jdefghij jihgfedjêk Harmônico: ìì _jdefghìij jìihgfedjêk Melódico: ìì _jdefgìhìij jâiâhgfediêk Fá sustenido menor (3 sustenidos) Natural: ììì ~ghijdefg gfedjihgêk Harmônica: ììì ~ghijdeìfg gìfedjihgêk Melódica: ììì ghijdìeìfg gâfâedjihgêk Dó sustenido menor (4 sustenidos) Natural: 4ì Harmônica: Melódica: Sol sustenido menor, (5 sustenidos). Natural: Harmônica: Melódica: Ré sustenido menor, 6 sustenidos. Natural: Harmônica: Melódica: Lá sustenido menor, 7 sustenidos. Natural: Harmônica: Melódica. A ordem das escalas menores constituídas com bemóis obedece a uma seqüência de quintas descendentes. A escala de Lá menor não possui nenhum bemol, depois dela vem a escala de Ré menor com 1 bemol (si) depois a escala de Si bemol menor com 2 bemóis (si, mi) depois a escala de Mi bemol menor com 3 bemóis (si, mi, lá) e assim por diante. Lá menor (sem acidente na clave) natural: ~ijdefgìei iìhgfedijêk harmônica: ~ijdefgìhi iìhgfedjiêk melódica: ~ijdefìgìhi iâhâgfedjiêk Ré menor, 1 bemol ê natural: ê ~efghijde edjihgfeêk harmônica: ê ~efghiâjìde eâdêjihgfeêk melódica: ê ~efghiâjìde eâdêjihgfeêk Sol menor, 2 bemóis êê natural: êê _hijdefgh hgfedjihêk harmônica: êê _hijdefìgh hìgfedjihêk melódica: êê _hijdeâfìgh hâgêfedjihêk Dó menor, 3 bemóis êêê natural: êêê ~defghijd djihgfedêk harmônica: êêê ~defghiâjd dâjihgfedêk melódica: êêê ~defghâiâjd dêjêihgfedêk Fá menor, 4 bemóis 4ê natural: 4ê ~ghijdefg gfedjihgêk harmônica: 4ê ~ghijdeâfg gâfedjihgêk melódica: 4ê ~ghijdâeâfg gêfêedjihgêk Si menor, 5 bemóis 5ê natural: 5ê _jdefghij jihgfedjêk harmônica: 5ê _jdefghâij jâihgfedjêk melódica: 5ê _jdefgâhâij jêiêhgfedjêk Mi bemol menor, 6 bemóis 6ê natural: 6ê ~fghijdef fedjihgfêk harmônica: 6ê ~fghijdâef fâedjihgfêk melódica: 6ê ~fghijâdâef fêeêdjihgfêk Lá bemol menor, 7 bemóis 7ê natural: 7ê _ijdefghi ihgfedjiêk harmônica: 7ê _ijdefgâhi iâhgfedjiêk melódica: 7ê _ijdefâgâhi iêhêgfedjêk ------------------------------------ Questionário 1 Qual é a escala menor relativa da escala Sol Maior? 2 Qual é a escala menor relativa da escala de Lá Maior? 3 Qual é a escala menor relativa de Fá Maior? 4 Quais as maneiras de serem feitas as escalas menores? 5 Solfeje a escala de Mi menor natural: fìghijdef Onde estão os dois semitons? 6 Solfeje a escala de Si menor harmônica: _jìdefìghìij jìihìgfeìdj Onde estão os três semitons? E a segunda aumentada? 7 Solfeje a escala de Ré menor melódica: ~efghiâjìde eâdêjihgfe Onde estão os quatro semitons? 8 Pela ordem, quais são as escalas constituídas com sustenidos? Escreva somente os nomes delas. 9 Quais são as escalas constituídas com bemóis? 10 Escreva a escala de Fá sustenido menor natural, sem a armadura da clave, porém, colocando os sustenidos antes das notas que devem ser alteradas. 11 Agora a escala de Mi menor harmônica, colocando os sustenidos antes das notas que devem ser alteradas. 12 Agora a escala de Sol menor melódica, sem a armadura da clave, porém colocando os bemóis antes das notas que devem ser alteradas.

Aula 21 Quando em um compasso, duas ou mais partes encerrando valores diferentes, são executadas simultâneamente, em braille, essas partes são escritas uma após a outra e separadas entre si pelo sinal chamado Em-acorde. Ele é representado pelo sinal êã Exemplo: #d. ]yêã~àùàï ~úêã~rq ]yêã~çêk Neste exemplo, no primeiro compasso, o dó semibreve é executado simultaneamente com as quatro semínimas. No segundo compasso, o si semibreve é executado simultaneamente com as duas mínimas. No terceiro compasso, as duas semibreves são executadas ao mesmo tempo. Nesse compasso, em lugar do Em-acorde, pode ser empregado o sinal de intervalo, do agudo para o grave, ]y}êk O Em-acorde pode ser parcial, quando apenas uma fração do compasso é dividida em partes simultâneas com valores diferentes. Neste caso, emprega-se o sinal de separação, para separar a parte inteira da parte subdividida do compasso. O Em-acorde parcial é representado pelo sinal é~,é ê(pontos 5 e 2(ã A separação é representada pelo sinal é]ké ê( pontos 4,6 e 1,3 (ã Nos exemplos que seguem, os intervalos devem ser lidos do agudo para o grave. #d. ~üóõ}w}]k~ij~,~ï ]n~,~fefg]k~ïóõó ~áóêk No primeiro compasso acima, somente o quarto tempo é que está subdividido, sendo que as duas colcheias devem ser tocadas simultaneamente com o fá semínima. No segundo compasso, o primeiro e o segundo tempos estão subdivididos sendo que o dó mínima deve ser executado simultaneamente com as quatro colcheias. As melodias podem conter pequenos trechos chamados Frases Musicais. São determinadas por uma ligadura chamada ligadura de fraseado. O início da ligadura de fraseado é indicado pelo sinal \b ê(pontos 5,6 e 1,2 (ã colocado antes da primeira nota \bé e o final desse ligado é indicado pelo sinal é@; pontos 4,5 e 2,3 colocados após a última nota. Ex. #b. \b~üij ôef ïfe àd@;xêk Quando uma nota é ao mesmo tempo a última de um fraseado e a primeira do fraseado seguinte, ela é precedida pelos sinais: \b@;é #d. \b_yefgáijdzfegúdji \b@;hjejh~ege jhgeô@;vêk Dentro de uma ligadura de fraseado podem aparecer ligaduras de expressão. #b. \b~ycefcgácijcd zccyúzcô@;êk Na música em tinta, muitas vezes a nota aparece com dois valores diferentes, isto é, um maior e outro menor, isto quer dizer que enquanto ela fica sustentada pelo valor maior, a mesma nota se junta as outras pelo seu valor menor. Em braille a nota é escrita no seu valor menor e o sinal de nota dupla determina o tempo que ela deve durar no seu valor maior. É necessário decorar os sinais de notas duplas, depois entenderá com os exemplos abaixo. Nota dupla em semibreve ..... é_' nota dupla em mínima ........ é_k Nota dupla em semínima ...... é_a Nota dupla em colcheia ...... é_b Nota dupla em semicolcheia .. é_l Nota dupla em fusa .......... é_, O sinal de nota dupla é colocado depois da nota. Ex. #b. ~d_kfhfêk Neste exemplo, o dó colcheia tem também o valor de mínima, portanto deve ficar preso durante o compasso todo. Os sinais de notas duplas podem ser seguidos do ponto de aumento. Procure analisar os outros exemplos a seguir, os quais apresentam os sinais de notas duplas de outros valores. #d. ~á_kfdfyfdfè_agdgú_ageg ]y_'~hfeçdfgáihgáfh]d z_a'~igiéi]f_b~i~]é_b'~ie]eç_b~h]e_bj ôóvuêk .................... Questionário 1 Para que serve o sinal de Em-acorde? 2 Qual é o sinal indicativo do Em-acorde? 3 Tente conseguir compor alguns compassos, empregando o Em-acorde. 4 Para que serve o Em-acorde Parcial? 5 Quais os sinais que representam o Em-acorde parcial e a separação? 6 Como devem ser executados os compassos seguintes? #d. ~áêã~qo ~áóêk 7 Como devem ser executados os compassos seguintes: #d. ~r]k~r~,~ïù ~áóêk 8 Para que servem os sinais do fraseado musical? 9 Quais os sinais indicativos da ligadura do fraseado? 10 Na frase musical, onde são colocados o início e o final da ligadura do fraseado? 11 Para que serve o sinal \b@;é ? 12 Qual é o sinal indicativo de nota dupla em colcheia? 13 Qual é o sinal indicativo do nota dupla em semibreve? 14 Qual é o sinal indicativo de nota dupla em semínima 15 Qual é o sinal indicativo de nota dupla em mínimas? 16 Primeiro leia o compasso todo e depois responda as questões: #d. ~d_kfghi_agfg Além de ser uma colcheia, o Dó deve ficar preso por quantos tempos? Além de ser uma colcheia, o Lá deve ficar preso por quanto tempo?

Aula 22 Abreviações musicais são recursos empregados para facilitar a escrita. As abreviações mais usadas são: ritornello (barra de repetição), terminações, segno, sinal de repetição, repetição com números, compasso de espera. As barras de repetição, também chamadas de ritornello, são usadas para evitar que se escreva duas vezes o mesmo trecho musical: em braille indica-se com dois sinais entre os quais fica compreendido o trecho a ser repetido. Sinal para o início --- ê( Sinal para o final ---- ê; Exemplo: ìì #d. ê(~rt o'~r ]pqü o'j]f n'i]e t'gh w'iwi s]oê; ]o^cedji ruêk Quando um trecho musical está escrito com duas terminações, executa-se até o final do ritornello, colocado no final da primeira terminação. Ao se repetir o trecho, pula-se o compasso da primeira passando-se imediatamente para o compasso da segunda terminação. As terminações são indicadas pelos sinais: #, -- quer dizer: primeira vez. #; -- quer dizer: segunda vez. Ex: ì #d. ~rt o'~ü ]pïü o'j]f n'i]e t'gh w'iw'i #,]o^cedjiê; #;~ruêk O sinal ó também chamado de {segno}, indica o lugar que se deve retornar para a repetição do trecho musical. O final do trecho afetado pelo {segno} é indicado pelo sinal â colocado no fim do último compasso do referido trecho. A chamada para a volta ao segno é indicada pelo sinal ó precedido pelo ponto #e e seguido pelo número de compassos que devem ser repetidos, assim: ~ó#ac Ex: #b. ó ~üõ wô àù ôõ õjd ~üih ïfg r õw ìôù ïà ùâô wihâ ]ôji ]ùdj ]r ~ó#ac ~õjd ùfe nêk Neste exemplo, a chamada ~ó#ac determina a repetição do trecho de treze compassos que está entre o sinal ó e o sinal â continuando a execução, após essa chamada. O Sinal de repetição ( serve para reduzir o espaço escrito e facilitar a leitura. O sinal de repetição pode ser empregado na repetição de partes de compassos e na repetição de compassos inteiros. Nos exemplos que seguem, você irá encontrar na linha superior, a forma de escrita e linha inferior, a forma de execução. Os intervalos devem ser considerados do agudo para o grave. Grafia ---- #d. ~ôó*((( Execução -- #d. ~ôó*ôó*ôó*ôó* Grafia ---- #d. ~yfhf((zhge Execução -- #d. ~yfhfyfhfyfhfzhge Grafia ---- #d. ~yefgágfg(ágfe Execução -- #d. ~yefgágfgágfgágfe Grafia ---- #d. ~yfhfzhge( Execução -- #d. ~yfhfzhgeyfhfzhge Grafia ---- #d. ;~dfh;egh;fh]d( Execução -- #d. ;~dfh;egh;fh]d;~fh]d Nos exemplos que seguem, os intervalos devem ser lidos do grave para o agudo. Grafia ---- #c. _ôü#}( ( Execução -- #c. _ôü#}ü#} ôü#}ü#} Grafia ---- #c. _ôr#} ( ( Execução -- #c. _ôr#} ôr#} ôr#} Para mais de duas repetições, emprega o número correspondente às mesmas. Ex: Grafia ---- #c. _ôr#} (#c Execução -- #c. _ôr#} ôr#} ôr#} ôr#} Quando dois ou mais compassos de um trecho musical devem ser repetidos, um número colocado entre espaços indica quantos dos últimos compassos entrarão nessa repetição. Ex: #b. grafia -- ]r p ôù àï p o #d ]nêk execução -- ]r p ôù àï p o ôù àü p o nêk Quando um determinado número de compassos de um trecho musical deve ser repetido, emprega-se a forma de repetição com números. Por exemplo: #h#e quer dizer "de oito, cinco" isto significa que se deve voltar oito compassos, na ordem regressiva, executar os cinco primeiros, saltar os três seguintes e continuar a execução do nono em diante. Ex: grafia: #b. ~ü]d'y ô'x ~ü]e'ú ô'x ~ü]d'ç ïf'z ôj'y ù'x #h#e ]üf'y õ]e'ç execução: #b. ~ü]d'y ô'x ~ü]e'ú ô'x ~ü]d'ç ïf'z ôj'y ù'ì ~ü]d'y ô'x ~ü]e'ú ô'x ~ü]d'ç üf'y õ]e'ç ô'xêk Devemos ler muitas vezes os exemplos, comparando cuidadosamente toda a grafia com a sua respectiva execução. O Número de compassos a serem repetidos pode variar. Exemplo: #d#b #h#b #h#f #ab#h etc. A espera de compassos, isto é, o compasso em silêncio, é representada pela pausa de semibreve, entre espaços. A indicação de espera de mais de três compassos, é feita com um número seguido imediatamente de uma só pausa. Ex. m -- #a compasso de espera mm -- #b compassos de espera mmm -- #c compassos de espera 4 -- 4 compassos de espera 10 -- 10 compassos de espera Esta representação serve para indicar a espera de qualquer espécie de compasso, seja de #ba #c, #d, #e ou mais tempos. --------------------------------------------- Questionário 1 O que são abreviações musicais? 2 Qual é o início do ritornello? 3 Qual é o sinal do ritornello? 4 Para que servem os sinais da primeira vez e de segunda vez? 5 Para que serve o sinal ó ? 6 Para que serve o sinal éâ ? 7 Para que serve a indicação ~ó ? 8 Para que serve o sinal de repetição? 9 Copie os compassos seguintes, fazendo uso do sinal de repetições: #d. ~yfhfzghgçhfhçhfh #d. ~áijdzdjdzdjdzdji #d. ~ájejájejájejè]edi #d. ~èdfdúedjèdfdúedj #d. ~ôùà ôùà ùàq ùàq pr pr pr #b. ~ôüàü ôüàü ôüàü ôüàü 10 O que quer dizer as indicações #d#b #h#d ?

Aula 23 Ornamento é uma nota ou grupo de notas que se juntam a uma nota principal para dar-lhe maior realce, ou simplesmente para ornamentá-la. As notas do ornamento são executadas rapidamente e o valor delas é tirado da nota principal. O sinal que representa o ornamento é colocado antes da nota principal. Nos exemplos que seguem, encontraremos na linha superior, a forma de representação do ornamento e na linha inferior a sua forma de execução. Os ornamentos mais comuns são: Apogiatura, Mordente, Grupeto, Trinado, Arpejo Glissando A Apogiatura pode ser Breve e Longa. A Breve é quando uma nota de valor menor precede rapidamente a nota principal: é indicada pelo sinal ?é Exemplo: Grafia -- #c. ~ô?fù?gàêk Execução -- #c. ~d''pe'~qàêk Quando um grupo contém mais de três apogiaturas Breves, o sinal ?é é duplicado da primeira apogiatura e colocado uma só vez antes da última. Exemplo: #d. ~r??ìéáèúy?zàdxêk A apogiatura é Longa quando precede a nota principal, tirando metade ou dois terços do valor desta: é indicado pelo sinal ~?é Exemplo: Grafia -- #b. ~?~do ~?gàôêk Execução -- #b. ~ôù gfôêk O Mordente pode ser superior ou inferior ou inferior. O Mordente Superior é indicado pelo sinal ~!é O Mordente inferior é indicado pelo sinal ~!lé O Mordente superior é interpretado com duas notas rápidas e sucessivas, precedendo a nota principal, sendo que a segunda é um grau acima da primeira. Exemplo: Grafia -- #b. ~!]ôàêk Execução -- #b. ]nod'àêk O Mordente inferior é interpretado com a segunda nota abaixo da primeira. Exemplo: Grafia -- #b. ~!l]ôàêk Execução -- #b. ]ntd'àêk O Grupeto é indicado por um sinal que precede a nota ou o intervalo que a representa, e é executado com quatro notas rápidas. O grupeto se apresenta sob diversas formas, das quais daremos apenas duas: O grupeto sobre a nota é representado pelo sinal `.é O grupeto entre as notas é representado pelo sinal .é Exemplo de grupeto sobre a nota: Grafia -- #b. `.]ôàêk Execução -- #b. ]zyúyàêk Exemplo de grupeto entre as notas: Grafia -- #c. \]nàêk Execução -- #c. ]ô'ontnàêk Trinado é a repetição rápida e alternado de suas notas vizinhas, uma das quais é a principal. O Trinado é representado pelo sinal !é colocado antes da nota ou do intervalo que a representa. A duração do Trinado é a mesma da nota principal. Exemplo: Grafia -- #c. !~r' Execução -- #c. ~áihiáihiáihi Arpejo é a execução sucessiva das notas de um acorde. É representado pelo sinal ãk colocado antes do acorde. Exemplo: (do grave para o agudo) Grafia -- #b. ãk~nó*- Execução --#b. ~yçá]y^cô Glissando é a passagem de uma nota para a outra, percorrendo o dedo sobre as notas intermediárias. Nos instrumentos de teclado o dedo desliza as teclas nos instrumentos de cordas, como o violino, o violão, etc. O dedo desliza sobre a corda. O Glissando é representado pelo sinal é^aé colocado entre a nota inicial e a nota final. Exemplo: Grafia -- #b. ~ô^a]ô Execução -- #b. ~yzçéáèúô ----------------------------------- Questionário 1 O que é ornamento? 2 Quais os nomes dos ornamentos mais usados? 3 Qual é o sinal indicativo da apogiatura Breve? 4 Qual é o sinal indicativo da apogiatura Longa? 5 Qual é o sinal indicativo do Mordente Superior? 6 Qual é o sinal indicativo do Mordene Inferior? 7 Qual é o sinal indicativo do Grupeto sobre a nota? 8 Qual é o sinal indicativo do Grupeto entre as notas? 9 Qual é o sinal indicativo do trinado? 10 Qual é o sinal indicativo do Arpejo? 11 Qual o sinal indicativo do Glissando? 12 Leia com atenção o trecho musical a seguir, tente copiá-lo escrevendo as realizações dos ornamentos, de acordo com os exemplos encontrados na lição 23 #c. ]à?gàù !n' ô?eôw !s' xfijde à~!lôà ï~!lôï !p' xfhgfg ~!àùv xegfef ~!ùôv .nà ~ww^a~à ~õôà ãk~s'ó*-êk

Aula 24 Em geral, toda melodia se desenvolve utilizando as notas de alguma escala maior ou menor. A tonalidade recebe o nome da escala que lhe serve de base. Por exemplo: a escala, que serve de base a construção de uma música ou de um trecho musical é a de Mi Maior, dizemos que a tonalidade dessa música ou do trecho musical é a de Mi Maior. Nas lições das escalas é na armadura da clave que está determinada a tonalidade da obra musical. Tabela das armaduras de Clave, os nomes dos acidentes fixos e os nomes das tonalidades. Primeiro as tonalidades com sustenidos e depois com bemóis. Ausência de Acidentes -- Dó Maior ou Lá menor. ì (fá) -- Sol Maior ou mi menor ìì (fá, dó) -- Ré Maior ou si menor ììì (fá, dó, sol) -- Lá Maior ou Fá ì menor #dì (fá, dó, sol, ré) -- Mi Maior ou Do ì menor #eì (fá, dó, sol, ré, lá) -- Si maior ou Sol ì menor #fì (fá, dó, sol, ré, lá, mi)-- Fá ì maior ou Ré ì menor) #gì (fá, dó, sol, ré, lá, mi, si. ê (si) -- Fá Maior ou Ré menor êê (si, mi) -- Si ê Maior ou Sol menor êêê (si, mi, lá) -- Mi ê Maior ou dó menor #dê (si, mi, lá, ré) -- Lá ê Maior ou fá menor) #eê (si, mi, lá, ré, sol) -- Ré ê Maior ou si ê menor #fê (si, mi, lá, ré, sol, dó) -- Sol ê Maior ou Mi ê menor #gê (si, mi, lá, ré, sol, dó, fá) -- Dó ê maior ou lá ê menor Na armadura de clave, os acidentes que determinam a tonalidade são colocados junto à fórmula de compasso e após a indicação do andamento da música. Ex: Alegro #dê #b. O termo tonalidade pode ser substituído pela palavra tom. Ex: Tal música está no tom de ré menor. Uma obra musical pode ter duas ou mais partes com tonalidades diferentes daquela apresentada na armadura da clave; neste caso, a indicação da nova tonalidade deve estar entre espaços e precedendo a parte afetada por ela. -------------------------- Questionário 1 Onde se encontra indicada a tonalidade ou o tom de uma partitura musical? 2 Quantos acidentes há na armadura da clave de uma música em dó maior? 3 Quantos e quais os acidentes que entram na clave de uma música em lá Maior? 4 Quantos e quais os acidentes que entram na clave de uma música em fá sustenido maior? 5 Quantos e quais os acidentes que entram na clave de uma música em Si Maior? 6 Quantos e quais os acidentes que entram na clave de uma música em Mi menor? 7 Qual é o tom de uma música com um si bemol na clave? 8 Qual é o tom de uma clave de uma música com três bemóis na clave? 9 Uma música com si, mi, lá, ré bemóis na clave, que tonalidade pertence? 10 Quais os acidentes da clave de uma música em sol menor?