logotipo da Universidade do Porto
Página de agradecimentos

-- DEDICATÓRIA --

Para João Tomé por ter me alfabetizado no sistema braille e minha mãe por ser a responsável, minha eterna gratidão.

Para minhas filhas Vera Maria e Meila Maria pela força e incentivo. Para Karlo e Ana Tomé Pihler, símbolos de uma geração mais justa e compartilhada nas relações humanas.

-- AGRADECIMENTOS --

A construção de uma tese de doutorado é possível com a colaboração de muitas pessoas, que contribuem, direta ou indiretamente com cada palavra que é escrita. Cada uma dessas pessoas é alvo de homenagem e reconhecimento. Algumas delas, entretanto, são mais do que colaboradores: tiveram um papel decisivo no processo de construção.

A minha irmã Alcione Tomé que tanto me ensinou com a pesquisa “A Educação Especial e o Deficiente Visual: autonomia, inclusão e cidadania”, e nas pertinentes correções.

Ao casal que me acolheu na cidade de Braga, Portugal, Luisa e Leonardo Silva, onde iniciei a caminhada para o doutorado.

A todos que tiveram a gentileza de contribuir imensamente com esta tese, em especial aos nossos entrevistados músicos, professores e alunos cegos Aline Wanderer, Ana Clara Maciel, Camila Daniela Acioli Lins de Macedo, Cristina Maria Guerreiro Afonso, Dalila Gusmão Carletti, Daniela Ribeiro Ferreira, Eduarda Azevedo, Gesse José de Araújo, Juan Jerry Abaunza Sanchez, Jorge Gonçalves, José Ivanaldo da Silva, Josinei Ferreira da Costa, Luiz Carlos Ferreira, Marta Leão Costa, Paulo Matheus Silva Simião, Rui Alberto Silva Vilarinho, Severino Campello, Sonia Maria Carneiro Ferreira, Vitor Reino e Walter Ibituruna.

Aos educadores de música que participam com afinco na inclusão da música com informação e comunicação necessária a profissionalização dos cegos músicos e que contribuíram nas entrevistas para a criação da plataforma inclusiva: Ana Madalena Rocha, Augusto Manuel dos Santos Ferreira, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Catarina Shin, Claudio Corradi, Edibergon Varela, Fabio Bonvenuto, Fátima Carrinho Costas Pestana, Jonatas Souza e Silva, Lino Manuel Pólvora Costa, Kátia Cucchi, Ozani Pereira de Oliveira Malheiros.

Um agradecimento especial aos professores e amigos José Fernandes da Silva e Leonardo Silva não apenas pelo depoimento, mas pela orientação segura em diversos temas relacionados à musicografia braille.

Ao amigo Dr. António Manuel Cruz Silva - Técnico do GAENEE – Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais, que nos informou em entrevista do processo inicial na web da comunidade cega em Portugal. À Alice Ribeiro responsável pelo GAENEE e Maria João Martins – Técnica do GAENEE que sempre estiveram disponíveis com informações junto ao processo de inclusão da Universidade do Porto e Maria Inês Silva pela colaboração no processo de organização da informação.

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ao projeto “Esperança Viva” que participou desde o começo no processo do Musibraille, piloto no uso do programa para o ingresso dos alunos cegos na Instituição sob a batuta da excepcional coordenação e exímia educadora musical, pianista e amiga Catarina Shin, nosso eterno reconhecimento.

Ao Vice- presidente da Associação Valentin Haüy, Paris – França, Marc Aufran e Fernando Pinto da Silva responsável do Centre d´Evaluation et de Recherche sus les Technologies pour Aveugles et Malvoyants (CERTAM), pela permissão de acesso a todo material referente a este processo, o que inclui documentos desde a inauguração da Primeira Escola para os meninos cegos de Paris em 1785, os despachos do Valentin Haüy, pinturas da época, fotos, livros e visita ao Museu Valentin Haüy e nos momentos de muita emoção a visitação ao Instituto dos Jovens Cegos de Paris, incluindo o quarto onde faleceu Louis Braille (1852), e auditório de espetáculos musicais onde certamente esteve como aluno, instrumentista e professor de música da instituição.

A todos os colegas de doutorado, grandes incentivadores e amigos, em especial a Ana Roberta Mota, Jaqueline Souza, Mario Gouvêa e Sara Rodrigues.

Para Hugo Miguel Magalhães Machado pelo acolhimento sempre disponível no Mercado Bom Sucesso e maravilhosos momentos com Dave e Deus. A Carla Amaral do Serviço de Gestão Acadêmica do 3º ciclo da Universidade do Porto, Faculdade de Letras, que sempre acolhe a todos, principalmente os brasileiros, imenso obrigado com muitas saudades.

Aos orientadores Professores Doutores Ana Margarida Almeida e Armando Malheiro da Silva, gurus e amigos, que fizeram sempre muita diferença por tê-los como mestres.

Ao Professor Doutor José Antônio dos Santos Borges pela parceria em desenvolvimento na plataforma inclusiva Musibraille, minha sincera amizade e agradecimento nesse processo de participação ativa na forma que me ajudou nas minha angústias, dificuldades e alegrias.

-- HOMENAGENS PÓSTUMAS --

À memória de todos os meus ancestrais, que são as raízes de tudo que sou hoje.

À memória de Valentin Haüy, que abriu o caminho para que os cegos pudessem ter acesso em grande escala à música.

À memória de Louis Braille, grande exemplo para a pesquisa mundial em seu genial sistema braile, em especial a musicografia.

A memória de Orlando Brito grande amigo, compositor e exímio violonista.

À memória do Professor Doutor Luis Botelho Ribeiro da Universidade do Minho que me incentivou e acreditou desde o começo no projeto de total interação dos músicos cegos e o midichat.

À memória de todos os cegos que fizeram diferença na minha vida e de outras pessoas.

Cartinha Envie carta para Antonio Borges e Dolores Tomé