NCE/UFRJ V Seminário do GTAEDES

-- Inclusão: Boas Práticas no Ensino Superior --

Autoridades na mesa de abertura, incluido o Reitor da Universidade de Aveiro

prof_alice

O GTAEDES - Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino Superior, promoveu no dia 20 de maio na Universidade de Aveiro o seu V Seminário, subordinado à temática da Inclusão: Boas Práticas no Ensino Superior.

O evento foi prestigiado por muitas autoridades, destacando-se

• Manuel António Assunção, Reitor da Universidade de Aveiro
  • António M. Cunha, Presidente do CRUP;
  • Alice Ribeiro, da Coordenação do GTAEDES;
  • Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
  • Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado de Inclusão das Pessoas com Deficiência.

• -- Palestra em destaque --

Neste evento, a Profa. Dolores Tomé apresentou comunicação sobre o tema "O desafio do ensino da Música no ensino superior português: relato de experiência". Centrada na vasta experiência de muitos anos de ensino e divulgação da Musicografia Braille, agregada a uma sólida base teórica que foi adquirida em sua pesquisa de doutoramento na Universidade do Porto , a palestra foi assistida com grande interesse, não apenas por tratar de fatos consistentes e de vivência, mas também por suscitar novas alternativas no sentido da ampliação das perspectivas atuais que envolvem as atividade de ensino de música para pessoas cegas.

Detalhe da palestra

Detalhe do programa mostrando a apresentação da Dolores

Clique na imagem abaixo para ter acesso ao PowerPoint apresentado nesta palestra.

Slide inicial da palestra

-- Inclusão, a tônica do evento --

O evento representou uma oportunidade de partilha e debate sobre questões concernentes à inclusão dos estudantes com necessidades especiais no Ensino Superior, sendo direcionada para técnicos, professores e estudantes do Ensino Superior, incluindo também os potenciais candidatos a este nível de ensino, seus pais, professores e outros profissionais que lidam de perto com o tema em foco.

Dolores Tomé e outros participantes com e sem deficiência

-- Demonstração do software Musibraille --

Logotipo do Musibraille

Subjacente à apresentação, algumas demonstrações puderam ser apreciadas através do software Musibraille, incluindo a execução em polifonia de quarteto de cordas da música de um arranjo original da música "Coimbra", da cantora portuguesa Amália Rodrigues.

Acesse a partitura em tinta do arranjo, criada no software Finale PrintMusic e sua transcrição para braille, ou em partes isoladas, gerada automaticamente a partir do formato Music XML a partir do software Musibraille 1.10 beta.

Está também disponível a cópia sonora em MP3 do resultado produzido teclando-se control-f6 no Musibraille 1.9 ou superior (preferir a versão 1.10 beta para escutar o som de orquestra, e não de piano como nas versões anteriores).

-- Cópia do certificado da apresentação --

Cartinha Envie carta para Antonio Borges e Dolores Tomé