<.f-> .gu .i e ..ii partesia .te+rico--.pr(tico .pozzoli .para o ensino do .ditado .musical .exerc/cios de .ditado em .compasso .simples .primeira .s=rie .proposi&[es r/tmicas formadas com a unidade de tempo #a ? e com grupo #b dd #a #b4 ?? ?v #b ?dd ?v #c dd? ?v #d dddd dxv #e dddd ?dx #f ?dd dddx #g dd? ?dx #h dddd dddx #i ?dd ?dx #aj n dddxo formadas preponderando os grupos que se diferenciam dos usados at= aqui para o emprego de uma pausa em substitui&>o a uma nota4 .grupo das s=ries precedentes3 #a #b #e #f #h ? dd dyy yyd yyyyo formados com ritmos conhecidos e com a uni>o de dois grupos1 mediante o aux/lio das ligaduras4 .denominamos .grupos .r/tmicos .reunidos4 .unindo-se $ unidade de tempo #a ? grupo #b dd obtem-se ?`cdd o que em forma mais simples grafa-se3 ?'d/l #i8 ?yydxxddd dxxvxvx #b ?yy?yyddd dxxvxvx #c ?d?d?yy dxxvxvx #d ddd?yyddd dxxvxvx #e ?yy?'?yy dxxvxvx #f yy?yy?ddd dxxvxvx #g ddd?'yy? dxxvxvx #h yy?yy??yy dxxvxvx #i ?dyy??yy dxxvxvx #aj ?yyyy?ddd dxxvxvx #aa ddd?'ddyy dxxvxvx #ab ddyyddyyddd dxxvxvx #ac ddyy?dddyy dxxvxvx #ad ddyydxxddyy dxxvxvx #ae dyydyyddyyd dxxvxvx #af yy?yy?dyyd dxxvxvx #ag dyydddyydyyd dxxvxvx #ah ?yy?yydyyd dxxvxvx #ai dyydvxddyy dxxvxvx #bj yydd?dyydd dxxvxvx #ba yydd?yy?yy dxxvxvx #bb d?d?yydd dxxvxvx #bc yyddyyddyydd dxxvxvx #bd yydddyydyydd dxxvxvx #be ddyydyydyydd dxxvxvx/l #f8 ?'dyyyy dxxvx #b ?ddyyyy dxxvx #c ?yyyyyyyy dxxvx #d dyyyyddd dxxvx #e dyyyydyyyy dxxvx #f ddyydyyyy dxxvx #g yyyydyyyyd dxxvx #h dyydyyyyd dxxvx #i dyyyyyyyyd dxxvx #aj yyddyyyyd dxxvx #aa ?'yydyy dxxvx #ab dddyydyy dxxvx #ac ?yyyydyy dxxvx #ad dyyyyyydyy dxxvx #ae yydyydyyyy dxxvx #af dyydyydyy dxxvx #ag yyyydyydyy dxxvx #ah ?'yyyyyy dxxvx #ai ?yyyyyyyy dxxvx #bj yy?yyyyyy dxxvx #ba yyyyyydyyyy dxxvx #bb yydyyyyyyyy dxxvx #bc yyyyyyyydd dxxvx #bd dyydyyyyyy dxxvxo formadas pela mesma quantidad de partes2 a diferen&a consiste em fazer ocupar por uma pausa1 uma parte do grupo que antes era ocupada por um som4 #a #f8 x?x? xdddxx #b xddxdd xdddxx #c ?'xdd dxxvx #d ?'vx xdddxx #e xdddxx x?dxx #f dxddxd xdddxx #g ddxxdd dxxvx #h vddxd xdddxx #i vxvd dxddxx #aj vdvd vddxx #aa dxdxdd xdddxx #ab dxdxdx dxxvx #a #i8 x?x?xdd dxxvxvx #b xddxddxdd dxxvxvx #c dxxvxvx #c xdddddxdd dxxvxvx #d vxxddddd dxxvxvx #e x?vxxdd dxxvxvx #f vxvxxdd dxxvxvx #g xddvxxdd dxxvxvx #h dxddxddxd dxxvxvx #i xddxdddxd dxxvxvx #aj xdddxdxdd dxxvxvx #aa vdvdvd dxxvxvx #ab vddxdvd dxxvxvx #ac dxdxddxdd dxxvxvx #ad vxvddxd dxxvxvx #ae vxvxvd dxxvxvx #af ddxddxddx dxxvxvx #ag ddxdxdxdd dxxvxvx #ah x?x?vd dxxvxvx #ai dxdvdvd dxxvxvx #bj dxdxdxdxd dxxvxvxo de uma pausa em lugar de uma nota4 vyy xdyy xyyd xyyyy myyyyyo formadas com os seguintes grupos3 ?cyy d'yd dd'y d'yyyo s>o sen>o uma deriva&>o daqueles das s=ries precedentes1 obtida mediante a liga&>o de dois sons4 .ligando-se o #1o com o #2o som do grupo #e ?yy obter-se-(a o grupo ?cyy .ligando-se o #1o com o #2o som do grupo #h dyyd obter-se-( o grupo dcyyd que se grafa tamb=m d'ydo obtidas pela jun&>o de ois grupos mediante o uso da ligadura e que chamamos grupos reunidos4 .as combina&[es mais comuns que deles derivam s>o3 ?'c?d ?'cddd ?'c?yy ?'cdyyyy ?'cyyyyyy ?'cd'yyy ?'c?cyy ?'yycyycyyo4 .assim1 no compasso simples teremos a propor&>o que come&a com estas combina&[es3 #a x'y #b xyy #c myyy todas derivadas do grupo yyyy ao passo que1 no composto1 teremos outras combina&[es3 #a xx'y #b vyy #c x'yyy #d xyyyy #e myyyyy derivadas todas do grupo3 yyyyyyo em ant/tese com a subdivis>o do compasso1 dever>o ser assinalados com o n)mero #b ou #c indicando a sua forma&>o r/tmica4 .assim os compassos simples1 estando os grupos tern(rios em ant/tese com a subdivis>o do compasso1 ser>o assinalados com o n)mero #c no compasso composto1 estando em ant/tese por sua vez os grupos bin(rios1 ser>o estes assinalados com o n)mero #b .compassos .simples #a #b4 ?2ddd dddx #b 2ddddd dxv #c dyy2ddd dxv #d 2dddyyyy dxv #e 2ddd2ddd dddx #f ?c2ddd dxv #g xyydx 2xdddx #h 2dddxd 2xdddx #i 2xdd2xdd xyydx #aj yyyy2ddd 2xdddxo2 que corresponde ao valor de um oitavo4 .dividindo-se em duas ou tro1 obteremos uma quantidade de grupos r/tmicos iguais $quele que obtivemos precedentemente dividindo um tempo1 diferindo somente por serem formados de valores mais breves4 valor de uma subdivis>o d divis>o bin(ria yy ynn nny nnnn divis>o tern(ria 2yyy 2nnyy 2ynny 2yynn 2nnnnnno numerosos4 .achamos desnecess(rio fazer uma demonstra&>o completa de todos estes ritmos2 julgamos )til1 por=m1 apresentar alguns exemplos entre os mais usados1 para que o aluno possa capacitar-se das dificuldades que neles existem1 exercitando-se em achar o meio para super(-las4 para an(lise destas propor&[es r/tmicas1 o aluno dever( tomar por unidades de tempo a subdivis>o1 mas distinguir( sempre as caracter/sticas de cada grupo1 pela quantidade de notas que o comp[em e pela sua dura&>o4 .compassos .simples #a #b4 ?'nnnn dxv #b dnnnndnnnn dxv #c nnnn?nnnn dxv #d ?cynnyy dxv #e ?cynnnnnn dxv #f ynndcdnnnn dxv #g nnynnydnnnn dxv #h ?'2yyy dxv #i dcnnnndcnnnn dxv #aj vy'ny'n dxv #aa ?cy'ny'n dxv #ab vm'ny'n dxv #ac vmnnnnnn dxv #ad vm'nnnnn dxv ?''nn dxv