NCE/UFRJ Ajuste do microfone




-- Tipos de microfone --

Antes de mais nada é importante que você saiba algumas coisas sobre os microfones adequados para serem conectados a placas de som.

Existem dois tipos principais de microfones que são conectáveis a computadores: os de eletreto e os dinâmicos. Os de eletreto são os mais baratos, e facilmente encontrados em lojas de informática ou supermercados e servem perfeitamente para o uso do programa microFênix v 2.0. Os dinâmicos são melhores (por exemplo, microfones de Karaokê), mas é necessário verificar se a placa de som em questão está configurada (ou é compatível) com eles

É fácil identificar um e outro: o de eletreto têm plugue com três partes na ponta (semelhante a um plug estéreo de walkman) e o dinâmico com apenas 2 (semelhante a um plugue mono).

Nota: As placas de som mais completas possuem um seletor interno (jumper) que permite selecionar o tipo de microfone. As mais simples são conectáveis apenas a Microfone de eletreto (ou a dinâmicos através de um pré-amplificador ou de um plugue de conversão difícil de se achar no Brasil).


-- Ajustes do microfone --

Antes de começar a fazer qualquer tentativa de uso do programa Luciana, faça um bom teste com o seu microfone: só quando ele estiver ok, prossiga com a instalação.

Para isso acione o controle do volume do Windows (alto falante amarelo na barra de comandos do Windows). Como o som do microfone não pode sair simultaneamente nas caixas de som, verifique na opção de propriedades de reprodução que o microfone não está para ser ecoado.


Controle de volume do Windows

Selecione opções, propriedades, gravação (certifique-se que a opção Avançado esteja selecionada no menu de opções).

Seleção das propriedades de gravação

Clique em Ok Aparecerá a seguinte janela.

Atualização das propriedades de gravação

Selecione o microfone, coloque num nível de cerca de 70 por cento, acione as propriedades avançadas, onde aparecerá uma tela como esta:

Ajuste do ganho do microfone

Aqui está um "pulo do gato". Alguns microfones devem ter seu volume reforçado, outros não. Você terá que descobrir como o seu se comporta (em geral os microfones mais simples de computador, usados em conjunto com placas de som de boa qualidade, não precisam reforço, mas isso não é regra geral). Microfones bons, paradoxalmente, algumas vezes precisam de reforço para serem usados em reconhecimento de voz.

Para saber se seu ajuste ficou correto, utilize o gravador de som do windows e grave alguma coisa. O som deve sair alto e claro.



Retorna à página principal


Cartinha Envie carta para Ida Beatriz Mazzillo

Logotipo do NCE Gerado automaticamente pelo sistema InterCAP
Copyright (c) 2002 - NCE/UFRJ - Projeto DOSVOX