Projeto LINVOX

Olá gente,

Trago mais dicas. Para quem está usando a versão mais nova, agora ficou mais seguro dar os comandos e saber se realmente foram executados.

Então vamos lá:

O Fabiano já indicou como dar partida no telnetd, vou assumir que vocês estejam usando ele. Para quem não pegou a dica, para iniciar o telnetd, vai a outro terminal Ctrl+Alt+F2, digita "/etc/init.d/inetd start" enter, digita "passwd knoppix" enter, duas vezes digite uma senha e enter escolhida por vocês, escolham também uma senha para o super usuário, opcional, "passwd" enter, senha enter, senha enter.

Volta para o dosvox: Ctrl+Alt+F7.

Entra no Telnetvox, digita "localhost" quando é pedido nome do computador, e sim para configuração padrão. Uma observação, é que se responderem não para configuração padrão, e em modo de Fala "N" trocarem para "V" depois Escape, ele lerá a tela toda, assim saberemos tudo que estar a ser imprimido na tela. Digitem "knoppix" enter e a senha e enter. Agora vocês estão no Shell do Linux.

As dicas são:

Para quem quer virar superusuário, digita no shell "su" e a senha de root. Ou como foi dito que era opcional definir a senha de root, porque com o comando "sudo su" você vira superusuário sem precisar de digitar senha. O comando "sudo" como prefixo de outros comandos, faz com que o comando ao qual é prefixado seja executado com poderes de root, sem
que precise digitar a senha ou mudar para root.

O root ou superusuário, é quem pode tudo no Linux, sendo que os usuários comuns, pobres mortais, tem um poder muito restrito, impedindo-os de fazerem besteiras, deletar o sistema, até explodirem o PC.

Aaaahahahahaha ahahahaaaaaaa.

Para tocar mp3 ou wav, usem o comando "play" seguido de espaço e o caminho e nome do arquivo, assim "play /opt/winvox/Musicas/Strauss.mp3".

Para encerrar, dê Ctrl+C.

O Mixervox funciona, o Minigravador também. Pelo Mixervox, consegui aumentar o som e abaixar, regular a captura do microfone. O MiniGrav, consegue gravar o som beleza, só não dá para editar, porque não estamos no windows, com o "SndRec32.exe". Como no Linvox não está tocando wav, nem mid, nem mp3 pelo midia vox, para ouvirem o que gravaram, use a dica
acima para tocar o Wav. Se por exemplo, gravaram um arquivo chamado C:\1.wav, façam assim "play /home/knoppix/.wine/fake_windows/1.wav", no shell.

Para abreviar a escrita de comandos, vocês podem usar a tecla Tab.

Por exemplo, estou no diretório /opt/winvox/Musicas e quero tocar o arquivo Strauss.mp3 basta digitar "Play" espaço, "Str" Tab, aparecerá o nome completo do arquivo, enter. O Tab completa os comandos. Se não aparecer o nome completo do arquivo, é porque tem mais arquivos com
aquela inicial, então tecle Tab mais uma vez e aparecera os nomes dos arquivos que tem aquela inicial, tecle a próxima letra e Tab, se novamente não completar, tecle a proxima letra e Tab até que ele complete, porque ainda tem arquivos com aquelas iniciais.

As dicas que foram dadas anteriormente para serem executadas em outro terminal, podem todas serem executadas no Telnet.

Quem quer unzipar, pode usar o comando no shell "unzip nomedoarquivo.zip", onde nome do arquivo.zip é o arquivo que desejem unzipar. Para zipar, use "zip meuarquivo.zip *.*", onde meuarquivo.zip é o nome que o arquivo zipado terá, e *.* é a mascara para zipar todos
os arquivos.

Para quem quer acessar a internet, vai mais essa: feche o Dosvox, Alt+F2 e digite "veloxsetup" para quem usa Velox, ou "conectar-na-internet", enter e sigam as instruções; precisa de vidente.

Tentem e vejam se funciona. Mandem suas esperiências em relação a isso.

Felicidades

Tiago Melo Casal


Qualquer dúvida envie um e-mail para mim: gabriel arroba nce pt ufrj pt br.