logotipo    InterMat - um pequeno editor para textos matemáticos

1 - O que é o InterMat?

O InterMat é um editor de textos voltado para a digitação e exibição rápida de textos matemáticos. Ele utiliza um processo de edição muito simples, com um mecanismo de edição similar a um Bloco de Notas (sem formatação online) em que:

  • as expressões matemáticas são expressas em na forma conhecida como "asciiMath", de aprendizado rápido, por exemplo
    sqrt(a^2 + b^2) = c/2
    representando

    `sqrt(a^2 + b^2) = c/2`

    As expressões matemáticas, na escrita do texto, são precedidas e seguidas pelo caractere de crase (`).

  • Além das expressões matemáticas podem ser agregadas marcas de formatação, que podem ser de dois tipos:
    1 - Marcas específicas
    que tornam mais simples a inserção de links, figuras, marcas de múltipla escolha, etc., que são comuns em textos matemáticos ou escolares. Por exemplo, agregar um asterisco no início da linha, representa um título.
    2 - Marcas utilizando o formato das tags de HTML
    permitem que uma pessoa que já conheça HTML possa usar formatações mais avançadas.
  • A exibição e impressão são feitas num navegador convencional de web (Firefox, Chrome, etc), a partir de um código HTML gerado automaticamente. A utilização de um navegador para saída possibilita que a saída seja utilizada em diversos contextos (na forma impressa, online, pdf, embutida em páginas web, etc).

    Acessibilidade no InterMat

    As pessoas cegas conseguem interagir o programa InterMat sem dificuldade, tanto para escrever como para ler, com a ajuda de um leitor de telas simples (como o NVDA, por exemplo).

    Devemos notar que nem todos os leitores de tela são capazes de ler textos matemáticos diretamente no navegador, mas interagem bem com o editor. Então os usuários cegos irão ler o texto matemático através do próprio editor InterMat, agregado à tradução para português dos textos matemáticos produzida pelo sistema SonoraMat.

    Nota técnica: A tradução das expressões matemáticas é feita usando o tradutor padrão MathJax, que gera a saída matemática em MathMl, compatível com a maioria dos navegadores atuais.

    2 - Instalação do InterMat

    O programa pode ser baixado através da seguinte página web:
    http://intervox.nce.ufrj.br/intermat/download.htm

    Baixe o executável e execute. A aparência do instalador, mostrado na figura 1, é similar à maioria dos instaladores do Windows. No caso padrão, apenas clique Enter várias vezes até instalar. Será criado um ícone na área de trabalho, para permitir acessos posteriores.

    Nota: É possível que o Windows peça autorização para fazer a instalação deste programa. Apenas confirme clicando em SIM.

    Instalador do InterMat
    Figura 1 - Instalador do InterMat

    O instalador iniciará a execução do programa, mostrando uma tela de apresentação:

    Tela de apresentação

    Figura 2 - Tela de apresentação

    Tela inicial do programa

    Figura 3: Tela inicial do programa

    Aperte OK, e aparecerá a tela de edição, com um formulário de configuração. Ajuste nesta tela, o seu nome e email. Eventualmente pode mudar também o arquivo de modelos desejado. Aperte OK.


    À direita estão listados todos os arquivos presentes na pasta atual. Clique em teste.imat.

    Lista de textos de exemplo

    Figura 4 - Lista de textos de exemplo
    Aparência do programa em execução

    Figura 5 - Aparência do programa em execução

    Clique no botão com um desenho vermelho no meio da tela, em cima. Esta é a opção de visualizar.

    Visualização do arquivo de exemplo

    Figura 6 - Visualização do arquivo de exemplo
    Feche a tela de visualização e volte ao arquivo original de testes. Faça algumas modificações, verificando o que acontece com o texto modificado. Introduza outros textos matemáticos, em geração automática. Para isso clique no menu Matemática, depois em Fórmulas e equações, e finalmente em Raízes do 2º grau.

    (grave)x=(-b +- sqrt(b^2 - 4ac))/(2a)(grave)

    Visualize.

    `x=(-b +- sqrt(b^2 - 4ac))/(2a)`

    3. Agregando complementos gráficos

    Finalmente, complete a equação inserida com um pequeno título, e outros embelezamentos, teclando, por exemplo, os seguintes sinais: ¨>> e ¨<< para puxar o texto para a direita/esquerda ¨@2 as linhas a seguir em duas colunas com quadrinhos ¨@ fim da multicolunagem

    ¨Raízes da equação do 2º grau:
    ¨>>
    ¨@2
    ¨`ax^2 + bx + c = 0`
    ¨`x=(-b +- sqrt(b^2 - 4ac))/(2a)`
    ¨@
    ¨<<

    Visualize o texto para ver como ficou.

    saída gráfica mais sofisticada

    Figura 7 - saída gráfica mais sofisticada

    4 - Falando o texto digitado

    Os textos digitados, quando lidos com um leitor de telas como NVDA, Jaws, Virtual Vision, etc. apresentarão uma forma falada inadequada, própria para textos correntes não matemáticos.

    Para ler de forma matemática, aperte o menu de Falar, e selecione a opção "ligar sonoraMat". Vá com o cursor até uma linha que contenha matemática e aperte F9.

    Importante: os leitores de telas terão muita dificuldade de ler a página de visualização criada, pois os navegadores atuais não são ainda capazes de processar MathML, que é a forma usada pelo interMat para apresentar os textos.

    Há promessas dos fabricantes destes produtos que versões mais recentes trarão plugins adequados, mas isso ainda não é realidade hoje.

    5 - sobre a formatação do texto

    5.1 - autoformatação das linhas

    O texto é teclado normalmente, linha após linha. Linhas subsequentes são juntadas para formar uma linha sem quebras, inclusive fórmulas matemáticas.

    Quando for necessário impedir que a próxima linha seja juntada com a anterior, deve-se apenas deixar um espaço em branco ao início da linha. Este espaço solitário não é copiado para a saída.

    Os parágrafos, em consequência são indicados pela existência de uma linha em branco, pelo menos.

    5.2 - títulos simples

    Colocar um * ao início de uma linha indica que o texto que sucede esta letra é um subtítulo

    5.3 - negritos

    Marque o trecho a negritar e aperte o botão NEG. Será criado antes do trecho a marcação <¨b> (bold face) e ao final a marcação <¨/b> (fim de bold face).

    5.4 - itálicos

    Marque o trecho a negritar e aperte o botão ITA. Será criado antes do trecho a marcação <¨i> e ao final a marcação <¨/i>

    5.5 - Inclusão de arquivos gráficos (jpg, png, etc)

    Colocar um $ ao início de uma linha indica que o texto que sucede esta letra é a referência a uma foto ou figura, que pode ser criada em qualquer editor gráfico do mercado. Importante: Idealmente, esta figura deve estar colocada na mesma pasta do texto. Em seguida deve-se fazer uma áudio descrição da figura, para que quando a página for gerada, e o mouse passar sobre a figura, esta descrição seja lida pelos leitores de tela.

    Importante: Após esta informação, deve-se incluir um sinal $.

    Exemplo:

    ¨$barras.png Gráfico de barras$

    Gráfico de barras


    5.6 - link para página web

    Colocar um { ao início de uma linha indica que o texto que sucede esta letra é a referência a um link da web. Feche as linhas com } Exemplo:

    ¨{http://www.ibm.com Clique aqui para acessar o site da IBM}

    Clique aqui para acessar o site da IBM

    5.7 - Linhas separadoras

    ¨----- (cinco ou mais tracinhos) indica a colocação na saída de uma linha horizontal separadora (equivalente ao comando hr de html).


    5.8 - trechos de programas

    Marque o trecho a imprimir com fonte fixa e aperte o botão PROG. Será criado antes do trecho a marcação <¨pre> e ao final a marcação <¨/pre>

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    a b c d e
    

    5.9 - Agregando comandos em HTML

    É possível agregar quaisquer comandos HTML ao texto criado. O resultado será o mesmo produzido numa página web.

    Devemos, entretanto, advertir que este não é um editor para homepages, e que faltam a ele muitas das características que seriam desejáveis neste tipo de finalidade, em particular o tratamento de seções de texto e funções para o desenvolvimento de CSS e Javascript.

    6 - outras possibilidades

    Este não é um manual completo sobre as grandes potencialidades do sistema InterMat. É possível, por exemplo, gerar diversos tipos de textos, agregar diversos tipos de embelezamento, incluir algumas formas em LaTeX, pedaços em fontes distintas (incluindo a fonte braille) e até criar provas para submissão remota, entre muitas outras possibilidades.

    Sugerimos que você acesse a opção de ajuda (? No menu) e se informe sobre o que você pode fazer com o programa, que apesar de muito simples em termos operacionais, oferece uma gigantesca oportunidade de digitação de matemática, que pode ajudar aos professores desde a Pré-escola até a Pós-graduação.


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