Projeto CAP Projeto Habilitar


Projeto Habilitar é Lançado com Sucesso

O Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ lançou, no último dia 17 de março , o Projeto Habilitar. A iniciativa visa à inserção de deficientes motores e visuais no mercado de trabalho, através de um curso sobre Redes de Computadores, oferecido em parceria com a Cisco Systems Brasil. O evento contou com a cobertura do Jornal Bom Dia Rio, da TV Globo, da equipe de reportagem do Jornal do SBT, além dos jornais O Globo, Extra e Jornal do Commércio e dos sites especializados TI Master e IDG Now! .


Entre os presentes ao evento, realizado na Decania do CCMN, estavam o Deputado Estadual Otávio Leite, a assessora do Ministério de Assistência e Promoção Social, Ellen Perez, os coordenadores do Projeto Habilitar, José Antônio dos Santos Borges e Sérgio Guedes, o diretor de marketing da Cisco, Ricardo Santos, a presidente da Funlar, Leda de Azevedo e a diretora de marketing da Rio Ônibus, Denise Navegantes, além de representantes de diversas ONGs e de inúmeros deficientes físicos. A Chefe de Gabinete do Reitor em exercício da UFRJ, Prof. Ângela Gonçalves, o Sub-Reitor de Extensão da UFRJ, Prof. Marco Antônio França Faria e o coordenador do NCE, Sérgio Rocha também participaram da cerimônia.


O Projeto Habilitar é fruto do trabalho que o professor Antônio Borges vem desenvolvendo com deficientes físicos e oferece a pessoas portadoras de deficiência a oportunidade de participar de cursos de qualificação profissional, vencendo suas limitações. "Hoje temos a possibilidade de lutar, constituir nossa família, pagar nossos impostos, trabalhar e viver como uma pessoa fisicamente normal", ressalta Lenira Luna, portadora de tetraplegia.

O projeto desenvolvido pelo NCE é uma iniciativa pioneira no Brasil e possui um papel relevante na inserção de portadores de deficiência no mercado de trabalho. Segundo o Deputado Otávio Leite essa iniciativa pontua na sociedade um segmento que é vítima de preconceitos e barreiras. "Esse é o Brasil primeiro mundo, que tem ser vivido, cultivado, apoiado e patrocinado", afirma.


Ao final da cerimônia de lançamento do Projeto Habilitar, Ricardo Santos, diretor de marketing da Cisco, uma das empresas que patrocinam o projeto, desafiou os participantes do curso. "Pensamos em formas dos alunos utilizarem o aprendizado na prática. Existem oportunidades de trabalho na tradução de documentação técnica, no call center que faz o atendimento aos clientes da empresa e na montagem das redes da Convenção de Usuários da Cisco. Tenho certeza que poderemos contar com alguns de vocês".


Logotipo do NCE Gerado automaticamente pelo sistema InterCAP
Copyright (c) 2002 - Núcleo de Computação Eletrônica - Projeto DOSVOX
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fale com o Webmaster