SUECAVOX – MANUAL DE INSTRUÇÕES SUMÁRIO 0) INTRODUÇÃO 1) JOGADORES E CARTAS 2) EMBARALHANDO 3) JOGANDO 4) PONTUAÇÃO 5) MOVIMENTAÇÃO DAS CARTAS COM TECLAS 0) INTRODUÇÃO Sueca é um jogo de baralho jogado em Portugal e no Brasil. É popular entre os estudantes no Rio de Janeiro porque é rápido e não precisa de mesa para ser jogado. 1) Jogadores e Cartas É jogado por quatro jogadores, divididos em duplas, onde os parceiros sentam em lados opostos. Das cinqüenta e duas cartas de um baralho convencional são removidas doze (todos os oito, nove e dez) restando quarenta cartas para o jogo. Relacionamos abaixo em ordem decrescente (por número de pontos) as cartas de cada naipe que totalizam com o baralho todo 120 pontos.: Ás vale 11 pontos sete vale 10 pontos rei vale 4 pontos valete vale 3 pontos dama vale 2 pontos seis, cinco , quatro , três, dois todas sem pontuação. Na Sueca a meta é ganhar rodadas que tenham cartas com valor. 2) Embaralhando as cartas O primeiro a embaralhar é escolhido de forma aleatória. O Segundo a embaralhar será o jogador da esquerda, já que o padrão geralmente é seguir o sentido horário, e assim sucessivamente. O jogador que distribui as cartas está a esquerda de quem embaralha. Serão distribuídas dez cartas para cada jogador. Quem distribui as cartas pode escolher entre a carta de cima ou a de baixo para ser o trunfo. Se escolher a de cima, as nove primeiras cartas serão dele, as trinta seguintes serão distribuídas em ordem, de dez em dez para os outros jogadores no sentido anti -horário. Se escolher a última, as cartas serão distribuídas no sentido horário, de dez em dez, na ordem, sendo que quem distribui é o último a receber as cartas. Obs.: A distribuição das cartas e escolha do trunfo são automáticas no SUECAVOX. 3) Jogando O jogador que cortou o baralho (a esquerda de quem distribuiu) começa o jogo Os jogadores seguintes tem que seguir o naipe do primeiro se possível. Caso o jogador não tenha carta do naipe escolhido pode jogar carta de qualquer outro naipe. Se uma carta de trunfo é jogada em uma rodada, quem tiver jogado o maior trunfo ganha a rodada. Caso não tenha sido jogada nenhuma carta de trunfo, a maior carta do naipe vai ganhar. O jogador que ganhou a rodada é quem vai começar a próxima. Não é permitido sinais entre os parceiros. 4) Pontuação O objetivo é obter mais de sessenta pontos, metade da soma da pontuação de todas as cartas. O primeiro time a ganhar quatro vezes ganha o jogo. Se um time fizer mais de noventa e um pontos, ele ganha duas rodadas ao invés de uma só. Se um time fizer os 120 pontos ganha automaticamente o jogo. Isso é conhecido como bandeira. Se os dois times fizerem sessenta pontos, cada um ganha uma rodada. 5) Movimentação das cartas com teclas Para escolher a carta a ser jogada use as setas da esquerda e direita. Para jogar a carta pressione Enter.