GERENCIADOR DE ÍCONES E TECLAS DE ATALHO - MANUAL DE OPERAÇÃO Por: Cleverson Casarin Uliana SUMÁRIO 1) INTRODUÇÃO 2) INICIAR 3) CRIAR UM ÍCONE E UM GRUPO 4) REMOVER UM ÍCONE 5) REMOVER UM GRUPO 1) INTRODUÇÃO Em regra quando instalamos um programa a partir de um único arquivo executável, este cria, dentro do grupo de programas do Menu Iniciar do Windows, um grupo e coloca dentro ali um ícone para abrir o programa, bem como por vezes outros ícones que levam à documentação ou ao sítio do software em questão. Todavia, a esmagadora maioria não associa teclas de atalho aos ícones, e há mesmo alguns softwares que, para serem instalados, não exigem mais que a descompactação para uma pasta específica e não criam portanto nenhum grupo de programa e/ou ícone(s). Nestes casos, o usuário é obrigado a criar um ícone de modo manual e posteriormente associá-lo a uma tecla de atalho, caso assim o deseje para facilitar a ativação do mesmo. Foi pensando em tudo isso que a equipe Dosvox desenvolveu o Criaicon, um gerenciador capaz de criar e remover ícones e grupos de ícones, bem assim associar a cada um deles uma tecla de atalho que uma vez acionada ativa o programa. 2) INICIAR A forma mais fácil de iniciar o gerenciador de ícones do Dosvox é pela opção U de utilitários seguida de Q. Ao iniciar, ele fala as opções disponíveis; são elas: C - criar ícone R - remover ícone G - remover grupo ESC - abandona 3) CRIAR UM ÍCONE E UM GRUPO É possível atribuir ícones e atalhos para qualquer arquivo executável e mesmo qualquer comando, usando o gerenciador de ícones. Suponhamos que temos de criar um atalho para o Edivox. Escolhemos a opção C e ele pergunta primeiramente qual programa será ativado. Deve digitar então o caminho completo do principal executável do programa (neste exemplo é \winvox\edivox.exe). É perguntado então o nome do ícone em si, que normalmente é o nome do programa (no caso Edivox). Note que a qualquer momento de todas as operações realizadas no Criaicon, você pode teclar ESC quando e caso deseje encerrar o programa. Aí ele pede o diretório de trabalho, qual seja, aquele onde o programa buscará qualquer arquivo que necessite durante sua execução, caso nenhum outro seja especificado para tal hipotética busca. É de praxe pormos o diretório onde estão os arquivos que mais usamos com o programa para o qual estamos a criar o ícone, por exemplo, se o ícone é de um editor de textos, colocamos a pasta onde estão os documentos mais usados; se for um conversor de áudio, especificamos a pasta onde guardamos as músicas, e assim por diante. Neste nosso exemplo de criação de um ícone para o Edivox, escolhamos a pasta \winvox\treino. Se não escolhermos nenhum, o programa assume a raiz da unidade de disco onde o programa está. O próximo passo é informar o grupo que receberá o ícone; aqui pode-se colocar um grupo já existente nos programas do Menu Iniciar - de modo que o ícone lá será posto sem prejuizo de algum demais que lá já encontrar-se -, bem assim criar um novo grupo que ficará abaixo de todos os demais na lista geral dos programas. Não é possível deixar este campo em branco, sob pena de o gerenciador ser cancelado. Em nosso exemplo, digite Grupo de Testes. Em seguida você pode ou não atribuir uma tecla de atalho para ativar o programa a qualquer momento quando quiser e a partir de onde estiver. Fique atento e não atribua uma tecla que já esteja associada a outro programa, pois do contrário esta continuará ativando o programa antigo. Na situação hipotética que estamos trabalhando, vamos atribuir ao Edivox o atalho CONTROL ALT E; digitamos então a letra E e ele pergunta se a letra deve ser teclada simultaneamente a CONTROL ALT, pergunta esta que não ocorre nos casos quando você não escolhe letra alguma (no nosso exemplo em tela, responda que sim); caso responda que não, é perguntado se deve ser com CONTROL SHIFT. Feita a escolha, você haverá concluído todas as etapas para criar o ícone do programa e tem então e apenas que teclar um ENTER para confirmar a criação ou ESC para cancelá-la. Tecle ENTER; o programa termina e você agora pode efetuar um teste pressionando em simultâneo CONTROL ALT E. Se você seguiu rigorosamente os passos acima descritos, O Edivox deve abrir. 4) REMOVER UM ÍCONE Agora removeremos o ícone do Edivox que acabamos de criar. Após ativar o Criaicon, escolhemos a opção R. O programa pergunta o nome do ícone, ao que devemos responder Edivox; pergunta então o nome do grupo onde está o ícone, ao que respondemos Grupo de Testes; ao pressionar ENTER o ícone é removido e o gerenciador termina. 5) REMOVER UM GRUPO Na operação acima, removemos o ícone do Edivox, porém aquele grupo que criamos (Grupo de Testes) continua lá. A opção G do gerenciador de ícones serve para removermos grupos inteiros de ícones, estejam eles ou não vazios. Inicie agora o gerenciador, escolha a opção G e, quando indagado sobre o nome do grupo a ser removido, digite Grupo de Testes e tecle ENTER. Agora sim, tudo que anteriormente criáramos foi apagado.