NCE/UFRJ Download do DOSVOX

Este site foi atualizado em 04 de março de 2016.

logotipo do Dosvox 5.0


-- Possibilidades de download --

  • Baixe o Dosvox 5.0 completo para Windows (versões 32 e 64 bits)

  • Atualização de programas específicos do Dosvox

  • Conheça os módulos de síntese de fala compatíveis

  • Baixe a versão MS-DOS (obsoleta)



  • -- Baixe o Dosvox 5.0 completo --


    Baixe o Dosvox 5.0 completo para Windows, versão de 32 bits

    Alternativamente, baixe o Dosvox 5.0 versão de 64 bits

    Em particular se recomenda desabilitar no painel de controle a opção de CUA (Controle da conta do usuário), pois este sistema ficará o tempo todo achando que o Dosvox é muito perigoso para seu computador e desfazendo muitas coisas que você fizer com o Dosvox... Santa Microsoft!

    Execute o arquivo dv50-setup.exe (ou dv50-setup-64.exe) e seu Dosvox completo estará instalado. Se está com dúvidas sobre qual versão utilizar, use a primeira (para windows 32 bits que roda também em 64, um pouquinho mais lenta).

    Esta versão contém todos os programas do Dosvox, exceto aqueles que estão em fase de testes operacionais, e só podem ser obtidos através das listas de discussão sobre o Dosvox (escreva para nós para saber mais sobre isso).

    Importante:

    Importante: 1. Antes de reinstalar uma nova versão do Dosvox, salve sempre seus arquivos mais importantes, suas configurações de preferências e seu arquivo de apelidos (apelidos.ini) fora do diretório \winvox.

    2. Se você instalou alguma versão experimental 5.0, é importante remover o arquivo \users\sua_conta\appdata\roaming\dosvox\dosvox.ini para que o dosvox se reconfigure completamente, e dê acesso a todos os aplicativos. Repare que a palavra "sua_conta" deve ser substituída pelo seu nome de usuário no Windows.



    -- Conheça os módulos de síntese de fala compatíveis --

    O Dosvox pode ser acoplado a sintetizadores de voz profissionais do tipo SAPI3, SAPI4 e SAPI5 (Microsoft Speech API). Com isso a qualidade de voz da síntese de textos do Dosvox é tornada muito mais fácil de entender, e eventualmente seu Dosvox pode sintetizar textos em outras línguas.


    SAPI 5.4
    Clique aqui para baixar o instalador SAPI 5.4 para Windows 7 e 8 (em Windows 10 não precisa).

    Em seguida deve instalar um sintetizador de voz. No site da Microsoft você encontrará vários sintetizadores gratuitos, em várias línguas, compatíveis com o modelo SAPI 5.4. Colocamos aqui diretamente o sintetizador Heloísa, para português do Brasil.

  • Sintetizador Heloísa (certifique-se de ter executado antes o instalador do SAPI 5.4)

  • SAPI 4
    Clique aqui para baixar o instalador SAPI 4 (spchapi.exe).

    Em seguida deve instalar um sintetizador de voz. Existem vários no mercado, alguns gratuitos e vários que você pode comprar diretamente pela Internet.

    Nossa sugestão:

  • Sintetizadores gratuitos da Lernout & Houspie
    .......... para várias línguas (download gratuito).

  • SAPI 5 (sintetizadores pagos)
  • Sintetizadores de última geração no site NextUp
    ......... Diversos produtos, em várias línguas, incluindo o mais conhecido sintetizador do mercado em voz Sapi5 - Nuance RealSpeak Raquel Brazilian Portuguese - voz Raquel.

  • Sintetizadores de última geração da Ivona
    .......... Altíssima qualidade de síntese de voz Sapi5 - vozes Ricardo e Vitória. (site em inglês)

  • -- Baixe a versão MS-DOS (obsoleta) --

    Esta versão só serve para quem tem computadores da Intel 386 ou 486 e são saudosistas. É possível executar o Dosvox para MS-DOS através do emulador, geralmente usado em jogos antigos, chamado DOSBOX.

    Aqui você efetua o download da última versão lançada para MS-DOS, a 1.6.

    É necessário que sua placa de som seja compatível com SoundBlaster e configurada em modo compatível com MS-DOS (nas versões mais novas desta placa existe um utilitário emulador para modo DOS).

    Siga os seguintes passos:

    1- Crie uma pasta (diretório) c:\dosvox e descompacte o arquivo dosvox.zip usando winzip ou equivalente, ou usando o comando:

    pkunzip -do dosvox.zip c:\dosvox.zip

    2- Copie o arquivo c:\dosvox\dv.bat para c:\

    A partir daí, estando em modo MS-DOS, para ativar o DOSVOX, digite apenas o comando DV; você deverá ouvir: "DOSVOX, o que você deseja ? ".

    Clique aqui para baixar a versão MS-DOS

    Este módulo tem aproximadamente 22.5 MB.


    Cartinha Envie carta para Antonio Borges

    Logotipo do NCE Gerado automaticamente pelo sistema InterVox
    Copyright (c) 2002 - NCE/UFRJ - Projeto DOSVOX