JOGOS E BRINQUEDOS ADAPTADOS: OBJETIVOS
Alfa Braille
Formado por retângulos com círculos vazados, cada peça representa
uma "cela" Braille em tamanho ampliado, cujas peças circulares deverão
ser encaixadas nas posições desejadas, formando letras e outros
símbolos do Alfabeto Braille.As peças podem acompanhar um suporte para
apoio.
Desenvolve: aprendizado da escrita e da leitura Braille; noção de
espaço e lateralidade; compreensão da posição de cada ponto dentro da "cela" Braille;
concentração e atenção.
Material Dourado
Formado por 611 peças, de 2,00 cm X 2,00 cm, com relevo que
permite a identificação pelo tato. As peças são divididas da seguinte
forma: 500 cubinhos, para representar unidade; 100 barras, para
representar dezena; 10 placas, para representar centena; e 1 cubo, para
representar milhar. Desenvolve: raciocínio lógico; noção de quantidade; compreensão de
unidade, dezena, centena e milhar; aprendizado das operações
fundamentais: adição, subtração, multiplicação, divisão, entre outros.
Bingo de Figuras Geométricas
Formado por cartelas com diferentes figuras geométricas em relevo
e cores em contraste,
bem como peças avulsas para serem sorteadas no "Bingo".
Desenvolve: aprendizado das figuras geométricas; noção de diferença e
semelhança, competição, concentração e atenção.
Lousa magnética
Consiste numa lousa revestida com metal, na qual são colocados
pontos magnetizados para a representação da letra em Braille.
Desenvolve: aprendizado da escrita e da leitura Braille; noção de
espaço; identificação dos pontos; e percepção tátil.
Dominó adaptado
Consiste num dominó com marcas em relevo e em tamanho grande e,
cores em contraste.
Desenvolve: noção de quantidade; semelhanças e diferenças; espaço;
competição; concentração e atenção.
Dados Braille
Consiste em vários dados, cujas laterais são marcadas com as
letras em Braille. Acompanha fichas com palavras para identificá-las a
partir da letra obtida ao jogar os dados, individualmente ou em grupo.
Desenvolve: aprendizado da leitura Braille; noção de diferenças e
semelhanças; atenção e concentração; percepção tátil.
Mapa do Brasil
Consiste num mapa em quebra-cabeça cujos estados são desmembrados um
a um e para cada região admite-se uma textura e uma cor diferente. O
mapa é de madeira e em tamanho grande, podendo trabalhar seus estados
separadamente; contém legenda em Braille.
Desenvolve: aprendizado da geografia política do Brasil e suas regiões;
raciocínio lógico; identificação de diferenças e semelhanças; atenção; e
percepção tátil.
Reconhecimento tátil
O jogo do reconhecimento consiste em figuras (em relevo) contendo
informações sobre o objeto que podem ser identificadas, reconhecidas e
interpretadas pelo tato. Formado por 6 peças, sendo uma completa e, as
demais, contendo algumas falhas e que, a partir delas, a criança precisa
associá-las e estabelecer uma relação de semelhanças e diferenças (O que
falta na figura?)
Desenvolve: percepção tátil; classificação e seriação do objeto; relação
de diferenças e semelhanças; noção de espaço ; atenção; e construção de
conceitos.
Dupla face: jogo do reconhecimento
Formado por 86 peças para representar as diferentes combinações
necessárias para a escrita do alfabeto Braille, numerais, sinais de
pontuação, letras especiais, simbologia matemática, entre outros.
Consiste em fichas retangulares, contendo em uma das faces a grafia das
letras em tinta e, na outra, a sua representação pelo Sistema Braille,
todas elas em relevo, permitindo que o deficiente visual estabeleça uma
relação entre o Braille e seu significado.
Desenvolve: aprendizado da escrita e da leitura Braille, reconhecimento
e identificação de sinais variados na escrita comum; percepção tátil;
noção de espaço; e localização dos pontos, bem como sua distribuição
para cada sinal desejado.
Dado numérico
Consiste num dado, cujas faces contêm, em relevo, os numerais em
tinta, suas respectivas representações em Braille e figuras geométricas
indicando quantidade e possibilitando estabelecer uma relação entre os
três elementos de cada lado do cubo.
Desenvolve: aprendizado dos numerais em tinta e em Braille; raciocínio
lógico; percepção tátil; noção de quantidade; interpretação e
identificação de figuras geométricas; relação entre números e suas
representações.
Dado alfabético
Consiste num cubo, contendo em cada lado um alfa braille para a
representação da letra em Braille e um espaço destinado ao encaixe da
mesma letra, correspondente em tinta. As letras em tinta, todas em
relevo, podem ser facilmente substituídas por novas letras, e assim,
escrevê-la no alfa braille.
Desenvolve: aprendizado da leitura e escrita de letras, associando-as
ao alfabeto Braille; percepção tátil; criatividade e desenvolvimento
das operações mentais; noção de espaço; controle dos movimentos das
mãos; compreensão das representações de letra e reelaboração do seu
significado no sistema Braille.
Braillete adaptada
Consiste numa caixa, cuja tampa possui "celas" Braille recortadas
e na qual deve-se encaixar pinos para a escrita de letras e pequenas
palavras em Braille.
Desenvolve: aprendizado da leitura e da escrita em Braille; noção de
espaço e distribuição dos pinos; percepção tátil; atenção e controle
nos movimentos da mão; composição e decomposição de palavras.
Letra/número Braille
Semelhante ao jogo do reconhecimento, o letra braille é formado
por retângulos, em que uma de suas faces contêm as letras em tinta (em
relevo) e, na outra, um alfa braille fixado, com círculos vazados para a
representação da letra em Braille. Possui 40 peças, sendo elas: alfabeto
simples, incluindo ç; numerais; "cela" braille; sinal de maiúsculo;
sinal de número.
Desenvolve: aprendizado da escrita e da leitura em braille, bem como
sua relação com a grafia em tinta; compreensão dos espaços preenchidos
e sua localização; noção de espaço; percepção tátil; concentração e
atenção.
Jogo da velha
Consiste num tabuleiro dividido em 9 partes e cujas peças deverão
ser encaixadas a fim de construir uma coluna, na vertical, na horizontal
ou na diagonal. Possui 10 peças para serem divididas entre dois
jogadores, sendo que deverão aparecer em formatos diferentes para cada
componente do jogo.
Desenvolve: raciocínio lógico; noção de espaço e de regras; concentração e atenção;
percepção tátil; elaboração de estratégias; trabalho em equipe e
competição.
Tangram
Formado por 7 peças planas, representando figuras geométrica, cuja
união resulta num quadrado.
Desenvolve: concentração e obediência de regras; habilidade e sensibilidade; identificação das
7 formas geométricas; percepção tátil; criatividade e reconstrução de
figuras; relações entre os elementos de uma figura; composição e
decomposição de figuras; exploração do conceito de área.
Blocos Lógicos
Composto por 48 peças contendo 4 diferentes figuras geométricas
(quadrado, retângulo, triângulo e círculo), em
3 cores (vermelho, azul e amarelo), nos tamanhos pequeno e grande e em duas espessuras,fino e grosso.
Desenvolve: aprendizado das figuras geométricas; seriação e
classificação; percepção tátil; noção de diferenças e semelhanças;
raciocínio lógico.
Jogo da memória
Formada por 16 peças, dando origem a 8 duplas, cujas semelhanças
deverão ser descobertas e fixadas no tabuleiro.
Desenvolve: percepção tátil; noção de espaço e regras; composição e
decomposição das semelhanças; concentração e atenção.
Quebra-cabeça
Composto por um tabuleiro de metal, no qual deverá ser encaixadas
as peças magnetizadas para formar uma mão (direita e esquerda).
Desenvolve: aprendizado das partes da mão, localização e nome dos
dedos; noção de espaço; percepção tátil; construção e reconstrução do
objeto; concentração e atenção.
Página em Construção...